Pirenópolis é uma pequena cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional, que conserva seu aspecto antigo e bucólico, cercada de morros e cachoeiras. Um retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural. Foto: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário por Augusto Miranda – MTur

Os casarios coloniais que permeiam as ruas de calçamento de pedras são a cara da cidade. Comece o passeio no Centro Histórico pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde se tem uma linda vista da cidade.  

Conheça os prédios históricos do Cine Pireneus, do antigo Theatro de Pirenópolis e da antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona o Museu do Divino. Não deixe de conhecer também, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo.

Pirenópolis tem mais de oitenta cachoeiras, sendo que várias delas oferecem infraestrutura para os turistas. Não há grandes trilhas a serem percorridas e, em muitos casos, o caminho até a cachoeira é pavimentado. Entre as cachoeiras favoritas dos turistas estão a Cachoeira do Abade, a Cachoeira do Lázaro, a Cachoeira Santa Maria, a Cachoeira do Rosário e as Cachoeiras Bonsucesso, todas com entrada paga e fácil acesso aos turistas.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Pirenópolis

Centro Histórico de Pirenópolis – Foto: Augusto Miranda/MTur

1 – Parque Estadual da Serra dos Pireneus

O pôr do sol no Pico dos Pireneus está entre os mais lindos eventos de Pirenópolis. No topo do morro mais alto da região, com mais de 1300 metros de altitude, é possível ver os arredores de Pirenópolis e do Parque Estadual da Serra dos Pireneus. O passeio para o Parque Estadual dos Pireneus é gratuito e pode ser feito juntamente com outras atrações na mesma estrada, como a Cachoeira do Abade, Cachoeira do Lázaro e Cachoeira Santa Maria.

2 – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é um dos principais pontos turísticos de Pirenópolis. Aproveite o lindo visual que se tem do alto para ver as ruas de pedra que cortam a cidade.

3 – Fazenda Babilônia

Se tem um lugar em Pirenópolis que nos remete diretamente ao passado é a Fazenda Babilônia. Com mais de duzentos anos de história, a fazenda preserva os traços da arquitetura colonial e de quando era um grande engenho de açúcar com trabalho escravo. Ela ajuda a contar como nasceu a região de Pirenópolis.

4 – Centro Histórico de Pirenópolis

O calçamento de pedra, as luminárias antigas, a pracinha com direito a coreto e a imponente Igreja Matriz formam o pacote completo de uma linda cidade do interior. Casinhas coloniais delicadamente pintadas são capazes de causar paixões à primeira vista.

5 – Museu Rodas do Tempo

Com acervo apaixonante e digno de arrancar suspiros dos fãs de duas rodas, o Museu Rodas do Tempo apresenta material que data desde os primórdios das bicicletas até modernas máquinas. Durante o passeio, será possível ver bicicletas, scooters, motocicletas produzidas por grandes marcas, como Harley-Davidson, Lambretta, Indian, BMW, BSA, Ariel, Guzzi e Jawa, além das orientais Suzuki, Yamaha e Honda.

6 – Santuário Vagafogo

O Santuário Vagafogo é uma grande reserva particular que promove a educação ambiental de gerações futuras. O passeio pelo Santuário Vagafogo inclui uma linda trilha de 1500 m com observação da fauna e flora, banho em piscina natural e pequena queda d’água. O percurso é autoguiado e há informações sobre a vegetação por todo o caminho.

7 – Cachoeira Meia Lua

O bucólico cenário que cerca a Cachoeira Meia Lua com uma sequência de quedas d’água passando pelas pedras em zigue-zague forma um visual espetacular. Escolha a sua piscina natural favorita ou uma deliciosa ducha para relaxar. A Meia Lua é lugar para desacelerar o ritmo e curtir sem pressa.

8 – Cachoeira do Abade

A Cachoeira do Abade é uma das mais belas de Pirenópolis. Com 22 m de queda e um lindo poço cercado de areia e com diferentes tons de verde, essa cachoeira se tornou uma das opções prediletas dos turistas que visitam Pirenópolis.

9 – Cachoeiras Bonsucesso

A trilha que leva à Cachoeira Bonsucesso também leva os turistas direto para o universo das fazendas do interior de Goiás. Difícil não se encantar em meio ao cenário histórico e rural. São seis opções para banhos em meio à mata, que vão de piscinas naturais transparentes até a queda principal, que conta com poço de sete metros de profundidade.

10 – Cachoeira do Lázaro

Com poço raso e linda queda d’água, a Cachoeira do Lázaro é boa pedida para quem tem medo de lugares com grande profundidade de água. Na Lázaro, o poço não ultrapassa 1,50 m, o que permite que grande parte dos turistas circulem e andem até a cachoeira sem precisar nadar. Localizada a apenas 12 km do centro de Pirenópolis, a trilha para a cachoeira não é difícil; basta um pouquinho de disposição para chegar até lá.

QUER CONHECER PIRENÓPOLIS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.