Piranhas, conhecida como a Lapinha do Sertão, fica localizada no sertão do estado de Alagoas. A cidade é muito visitada por seus belos mirantes, por sua orla, por seu rio, pelas comidas e danças típicas, além de suas excelentes opções de passeios. Foto: Catamarã_Cânion_do_Xingó por Ajuliafotos, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=80058154

Uma das peculiaridades da Lapinha do Sertão é sua singular bela vista por qualquer dos ângulos que se chegue à cidade. Os pontos turísticos de destaque na cidade são o Monumento Natural do Rio São Francisco, a Rota do Cangaço, a Estátua de Altemar Dutra, o Museu do Sertão, o Mirante Secular, o Mirante da Igreja do Senhor do Bonfim, a Torre do Relógio e os Cânions do Rio São Francisco.

Piranhas foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN. Além do tombamento histórico, a cidade destaca-se por encerrar o último trecho navegável do Baixo São Francisco; por ser cravada entre serras, o que lhe deu o carinhoso nome de Lapinha do Sertão; por ter feito parte da chamada Rota do Imperador, com a passagem de D. Pedro II; e por ter sido palco de inúmeras visitas de artistas notáveis como Altemar Dutra.

Dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o Carnaval – que se realiza no centro histórico, o Forrogaço (Forró do Cangaço) – que se realiza em junho no bairro de Xingó e antecipação das Festas Juninas.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Piranhas!

1 – Torre do Relógio

A antiga torre do relógio (1879) da estação, fica localizada em frente ao Museu do Sertão e abriga um relógio inglês do tipo carrilhão. No local também se encontra o Café da Torre.

2 – Rota do Cangaço

O passeio, de quatro horas e meia, sai do atracadouro de Piranhas. Você navega pelo leito natural do Rio São Francisco até o distrito de Entremontes, onde vai conhecer de perto o rendedê, bordado típico da região. Dali, o catamarã segue para o ponto de onde começa a trilha que leva à Grota de Angico, já no município de Poço Redondo, em Sergipe — lugar onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos durante uma emboscada.

3 – Centro Histórico

Não foi à toa que Piranhas recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional. Seu casario colorido e preservado transformam qualquer passeio à cidade em uma viagem no tempo. Logo na entrada do pequeno município você já pode apreciar um dos lugares mais fotogênicos do Brasil. A estátua de Padim Ciço também está lá.

4 – Mirante Secular

O mirante foi construído no século 19. Funcionava como um pequeno farol para orientar as embarcações que navegavam pelo Rio São Francisco. No local há uma pirâmide quadrangular de 8 metros de altura que marca a passagem do século 19 para o século 20. Você pode chegar lá de duas formas, mas a mais rápida e cômoda, é de carro.

5 – Museu do Sertão

Esse pequeno museu na cidade de Piranhas, abriga um acervo que reconta a história da própria cidade e a história do cangaço. O museu conta com objetos, armas e vestimentas da época do cangaço, inclusive a famosa foto com as cabeças de Lampião e seu bando expostas como troféus. São dois pequenos ambientes com peças, objetos, armas, roupas e vestimentas da época do cangaço. Murais contam a história do movimento que abalou o sertão nordestino na década de 30. A entrada do museu é gratuita.

6 – Mirante da Igreja do Senhor do Bonfim

O mirante da Igreja do Senhor do Bonfim fica no lado oposto do mirante Secular. A igreja, pequena e bem simples, tem uma vista privilegiada da cidade. Para chegar lá, só de escada. 7 – Centro de Arte e Cultura No Centro de Arte e Cultura, com stands de artesãos, é possível comprar esculturas, alimentos, rendas, entre outros produtos.

8 – Estátua de Altemar Dutra

Na cidade há uma estátua em homenagem ao cantor Altemar Dutra que quando queria descansar fazia desta cidade o seu refúgio.

9 – Atracadouro

Local de onde saem os passeios pelo Rio São Francisco.

10 – Cânions do Rio São Francisco

Os cânions do rio São Francisco estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo. Eles impressionam pela perfeição das rochas areníticas, que parecem ter sido talhadas à mão. Durante o trajeto de 17 km pelo rio, podemos observar diversas formações rochosas que ganharam nomes interessantes, como a Ponta do Papagaio, que lembra um bico de papagaio; a Pedra do Japonês, que lembra uma construção oriental; e o Morro dos Macacos. Após percorrer todas essas belezas, chegamos ao ponto alto do passeio: o Paraíso do Talhado, que tem as formações mais belas. Elas medem cerca de 30 metros e têm uma cor alaranjada.

QUER CONHECER A CIDADE DE PIRANHAS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.