Considerada a cidade mais segura do estado do Rio e a sexta cidade mais segura do Brasil, segundo classificação do IPEA, Petrópolis possui clima ameno e um movimentado comércio e serviços. As construções históricas e a vegetação abundante são seus grandes atrativos turísticos.
É frequentemente chamada de “Cidade Imperial“, por ter sido a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso.
A cultura de Petrópolis está diretamente ligada ao período imperial do Brasil. A cidade possui um grande acervo de teatros, museus, e palácios que remetem ao período. Além disso, grande parte da cultura da cidade foi influenciada pelas imigrações que participaram da formação da identidade de Petrópolis.
A cidade possui o segundo maior festival de cultura alemã do Brasil, a Bauernfest, perdendo somente para a Oktoberfest no sul do país. Além disso, ainda ocorrem anualmente festivais que remetem a cultura de outros povos, como o Serra Serata, em homenagem a imigração italiana, e o Bunka-Sai, uma celebração da cultura japonesa.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Petrópolis!
1 – Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, cercada por prédios históricos que compõem o cenário da cidade. Conhecida como Praça Rui Barbosa, fica em uma das mais famosas avenidas da cidade e costuma receber eventos culturais, como exposições, shows e outros programas ao ar livre.
2 – Museu Imperial de Petrópolis
O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, o período governado por D. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos.
Algumas das famosas atrações do Museu Imperial são os espetáculos “Som e Luz” e “Um Sarau Imperial”, além das recém-abertas Casa de Cláudio de Souza e Biblioteca infantil Rocambole. Seus jardins são ricos e diversificados, com espécies florais de cinco continentes, criados sob a orientação do Imperador.
3 – Palácio Quitandinha
Construído em 1944 por Joaquim Rolla, para ser o maior cassino hotel da América latina, o Palácio Quitandinha já recebeu figuras ilustres do cenário mundial. Tem em seu estilo, uma mistura do estilo concha, hollywoodiano por dentro, e normando-francês por fora, influência da colonização alemã. Com 50.000 m², divididos em 6 andares e 440 apartamentos, o palácio possui 13 grandes salões, chegando a 10 m de altura.
4 – Palácio Rio Negro
O Palácio Rio Negro é um museu histórico construído em 1889, que serviu como residência oficial de verão dos presidentes do Brasil. O palácio passou a ser um museu em 1957, dedicado à memória da República. O museu abriga coleções que incluem objetos de época, móveis, fotos e documentos relacionados à história do Brasil.
5 – Catedral São Pedro de Alcântara
Começou a ser construída no ano de 1884, sendo concluída a primeira etapa, em novembro de 1925, onde ainda não havia a torre principal, a fachada e grande parte da sua decoração interior. A sua fachada principal começou a ser construída no ano de 1929 e foi concluída por completo por volta do ano de 1969, quando foi terminada a torre.
6 – Relógio de Flores
O Relógio de Flores de Petrópolis é um dos principais símbolos da cidade e um grande atrativo turístico. O relógio possui uma torre neoclássica de quatro níveis, que se destaca pela altura e pela beleza visual. O grande destaque do Relógio de Flores de Petrópolis são as flores que decoram o seu mostrador. Para criar esse efeito, são plantadas cerca de 6 mil flores e folhas, que são trocadas periodicamente para manter a beleza do relógio.
7 – Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal é um importante monumento histórico e cultural de Petrópolis. Construído em 1884, a pedido do Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, para abrigar exposições agrícolas, palácio tem uma estrutura de 30 metros de altura e 50 metros de largura. Tombado em 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o edifício abriga hoje exposições e eventos culturais, como a Bauernfest, festa anual em homenagem aos colonos alemães de Petrópolis.
8 – Museu Casa de Santos Dumont
A casa de Santos Dumont em Petrópolis é uma pitoresca residência incrustada em uma localidade íngreme na cidade construída em 1918. A casa, projetada pelo próprio Santos Dumont, com ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras, é um exemplo de arquitetura moderna e funcional. Com apenas 100 metros quadrados, a casa é repleta de detalhes interessantes, como a escada em forma de raquete e o chuveiro aquecido a álcool, que era uma das primeiras invenções de Santos Dumont.
A casa foi o refúgio de Santos Dumont em seus últimos anos de vida. Ele morreu na casa em 1932, e sua família doou o imóvel à prefeitura de Petrópolis em 1956. O museu, inaugurado em 1958, é um dos principais pontos turísticos da cidade.
9 – Casa Ipiranga
Construída entre 1879 e 1884, a Casa Ipiranga é um exemplo da arquitetura eclética brasileira. A casa possui dois andares, com fachada assimétrica e o interior, decorado com pinturas murais, vitrais e elementos decorativos de diferentes estilos, como o neoclássico, o renascentista e o árabe.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1976, a Casa Ipiranga abriga hoje, um centro cultural que oferece uma variedade de atividades educativas e culturais, como exposições, oficinas, palestras e apresentações artísticas.
10 – Casa Princesa Isabel
Construída entre 1864 e 1865 para ser a residência da Princesa Isabel e do seu marido, Conde d’Eu, casa Princesa Isabel fica ao lado do Palácio Imperial de Petrópolis e tem estilo neoclássico. O espaço, utilizado para a realização de exposições e eventos culturais, também conta com uma programação de visitas guiadas. A Casa Princesa Isabel é um importante patrimônio histórico de Petrópolis e uma atração turística imperdível para quem visita a cidade.
CONHEÇA PETRÓPOLIS COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net