Localizada no estado de Pernambuco, Paulista fica a 18 km da capital, Recife. A cidade possui uma das maiores reservas florestais do estado. As praias e o turismo ecológico são os principais movimentadores do turismo na cidade. Foto: Maria Farinha Paulista por Jobosco, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=79972177
Paulista possui uma faixa litorânea com 14 km de extensão, onde se encontra um mar de águas mornas e azuis, uma vasta área de coqueirais e casarios rústicos, colônias de pescadores, hotéis, bares e restaurantes, ao longo das praias de Enseadinha, Janga, Pau Amarelo, Praia do Ó, Conceição e Maria Farinha.
Na praia de Maria Farinha existe de um lado o mar e de outro o rio Timbó, que possui uma faixa que oferece aos visitantes diversos tipos de lazer náutico, além de agregar o maior parque náutico do país e belezas geográficas naturais. Além disso, a praia também favorece passeios de barco ou de catamarã de onde podem ser apreciadas as belezas dos mangues, o Porto Artur, os Pocinhos Naturais e a Coroa do Avião.
Paulista, já foi conhecida como “Cidade das Chaminés” e “Capital dos Eucaliptos“. Hoje, devido ao potencial turístico das suas praias, águas sempre mornas e de seu sol típico dos trópicos, é conhecida como “namorada do sol“.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Paulista!
1 – Praia da Enseadinha
Primeira praia do município de Paulista, a Enseadinha sofre influência do Rio Paratibe, sua extensão aproximada é de 700m de praia ondulada a quebrada, com areias finas e douradas, apresentando pequenos trechos de vegetação rasteira com coqueiros espaçados. Suas águas são pouco profundas, com fraca intensidade das ondas e pequena intensidade da maré. No local existe uma área de desova de Tartarugas Marinhas, monitorada pelo IBAMA.
2 – Praia do Janga
Praia tranquila de mediana extensão, é conhecida como um dos refúgios da cidade. De clima agradável, costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada. Com uma larga faixa de areia dourada, essa praia conta com mar calmo, de águas transparentes, que mais parece uma piscina natural. É propício para o banho, inclusive de crianças e idosos, e para a prática de esportes como caiaque e jet ski.
3 – Praia de Maria Farinha
Praia de grande beleza e litoral, é considerada um dos recantos da cidade. Seu clima agradável costuma atrair diversos turistas não só durante a alta temporada, mas também nos feriados e finais de semana. Conta com uma boa faixa de areia dourada, o mar é calmo e de águas transparentes. É propício para o banho e para a prática de esportes como vela e windsurf.
4 – Praia de Pau Amarelo
Considerada um dos pequenos recantos da cidade, essa praia possui um clima aconchegante, que encanta os diversos turistas que chegam durante a alta temporada. Conta com uma boa faixa de areia dourada e grossa, o mar é tranquilo, de águas transparentes, propício para o banho e principalmente para a prática de esportes náuticos, como vela e caiaque.
5 – Igreja de Santa Isabel
Rainha de Portugal Entre os anos de 1946 e 1950, os Lundgren, em homenagem à matriarca da família, D. Elizabeth Lundgren, construíram uma igreja que deveria ter o nome de Santa Elisabeth Regina. Entretanto, como não existe santa católica com este nome, o templo foi dedicado a Santa Isabel – Rainha de Portugal. A inauguração aconteceu em 29 de junho de 1950 com procissão e missa celebrada pelo bispo arquidiocesano. Hoje a Igreja de Santa Isabel é considerada Imóvel Especial de Preservação e patrimônio dos paulistenses.
6 – Igreja Nossa Senhora da Conceição
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída no ano de 1842, com pedra de pedreira em um grande terreno à beira mar. Seu estilo é colonial.
7 – Forte do Pau Amarelo ou Fortaleza de N. Sra dos Prazeres
O Forte do Pau Amarelo, localiza-se na praia de Pau Amarelo e o imóvel, de propriedade da Prefeitura do Município de Paulista, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 24 de Maio de 1938.
8 – Rio Timbó
O passeio de barco ou de catamarã no Rio Timbó, é uma das atrações de lazer ecológico em Paulista. É possível contemplar a beleza dos mangues e conhecer um pouco da história da cidade. As ruínas de um antigo terminal portuário e o encontro do rio com o mar ficam marcados na memória das pessoas que visitam o local.
9 – Centro Histórico Consolidado
Data do início do Século. O Centro Histórico Consolidado é formado pelas fábricas da Companhia de Tecidos Paulista, as Vilas Operárias, o Casarão e Jardim dos Coronéis e a Igreja de Santa Isabel, estes dois últimos construídos em Estilo Europeu, de tijolo aparente.
10 – Parque Aquático Temático Veneza Water Park
Com toboáguas de vários formatos, além de piscinas, corredeiras, saunas, quadras sportivas, lanchonetes e restaurantes, o parque atrai centenas de visitantes para a cidade, sobretudo nos finais de semana.
QUER CONHECER PAULISTA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net