Localizado no interior do Rio Grande do Sul, Passo Fundo é a maior cidade do norte gaúcho. A cidade é conhecida como “Capital do Planalto Médio”, “Capital Nacional da Literatura”, “Lugar de ser Feliz” e “Capital do Norte”. Foto: Praça Marechal Floriano por Fernando Lopez Anido, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=69921126

Desde o ano de 1981 Passo Fundo sedia, bienalmente, a Jornada Nacional de Literatura. O evento foi ganhando proporções até que, no dia 2 de janeiro de 2006 o presidente da República sancionou a Lei 11.264, que confere à cidade gaúcha o título de “Capital Nacional da Literatura“.

Dentre os pontos turísticos da cidade podemos destacar o Complexo Turístico de Roselândia, o Parque da Gare, a Praça Marechal Floriano, o Museu Histórico Regional e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, fundada em 2 de abril de 1940, que possui um acervo de mais de 40 mil livros.

Não deixe de conhecer também, o rico patrimônio histórico da cidade como a Igreja Matriz, a Capela de São Miguel Arcanjo, a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, o Teatro Municipal Múcio de Castro e o Cassino da Maroca.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Passo Fundo!

1 – Catedral de Nossa Senhora Aparecida

Em 23 de agosto de 1834, foi inaugurada uma capela com a denominação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no topo de uma coxilha. Em 1885, com a capela em ruínas, uma nova igreja foi construída no local e inaugurada em 10 de setembro de 1949. A catedral foi ampliada em 1955, possuindo, atualmente, uma área de 2.787,07 m².

2 – Teatro Municipal Múcio de Castro

Antigo prédio da Câmara de Vereadores, com capacidade para 208 pessoas, o teatro é palco de peças teatrais e exposições, entre outra atividades culturais.

3 – Museu Histórico Regional e Museu de artes Visuais Ruth Schneider

O espaço do Museu Histórico Regional contém um acervo nas áreas antropológica, indígena, tecnológica, documental e fotográfica, além de outros setores que registram o cotidiano da comunidade. O Museu de Artes Visuais Ruth Scneider leva o nome da artista plástica passo-fundense que fez doações de obras para o acervo do mesmo.

4 – Instituto Histórico de Passo Fundo

O IHPF é uma entidade que tem como principais objetivos estimular e auxiliar os estudos históricos, além de coletar documentos e acervos.

5 – Arena do Instituto Histórico

Construída para ser referência em eventos e apresentações artísticas e culturais, além de um incentivo para que a população ocupe cada vez mais o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, a Arena Instituto Histórico foi inaugurada em maio de 2017. O projeto da arena respeita o aspecto histórico e tem por objetivo tanto a preservação do patrimônio arquitetônico quanto o acesso à cultura.

6 – Academia Passo-Fundense de Letras

A Academia Passo-Fundense de Letras foi fundada no dia 7 de abril de 1938, com o nome de Grêmio Passo-Fundense de Letras e assumiu oficialmente a atual denominação a 7 de abril de 1961. A Academia promoveu concursos literários, publicou anuários e participou ativamente da vida cultural do município. Atualmente, edita a revista Água da Fonte e dispõe do programa Literatura Local, na TV Câmara.

7 – Parque da Gare

O parque conta com espaços alternativos de lazer, prática esportiva, exposições de natureza cultural e artística, área de lazer infantil e também serve de palco para diversos eventos e feiras.

8 – Praça Marechal Floriano

Principal praça de Passo Fundo e cartão postal da cidade, possui muitas árvores, flores e um lago artificial com chafariz. Nela encontra-se a ‘Cuia de Passo Fundo’, símbolo oficial da cidade que simboliza o tradicionalismo e a hospitalidade do povo passo-fundense.

9 – Complexo Turístico Roselândia

O local possui uma área com mais de 200 hectares, abrangendo cerca de 22 entidades, entre a sede campestre de clubes, CTG’s, kartródromo, escola de equitação e Parque de rodeios, sendo que somente este possui uma área de 75 mil metros de mata nativa, com dois poços artesianos, energia elétrica, banheiros e estacionamento.

10 – Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda

Passo Fundo é marcada pela tradição gaúcha. Os turistas que passam pelo local, sobretudo os que não são da região Sul, devem visitar o Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda. Além de conhecer mais sobre a cultura local, os visitantes podem conferir as apresentações de danças e saborear as comidas típicas.

QUER CONHECER PASSO FUNDO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.