A apenas 14 km do Centro de Natal, a cidade de Parnamirim abriga alguns dos cartões-postais da região, como o maior cajueiro do mundo, com 8.500 metros quadrados de copa. A cidade conta com diversos pontos turísticos, que vão desde construções até atrativos naturais.
Foto: Praia do Cotovelo por Fábio Pinheiro – Postado originalmente pelo Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4055822
As praias de Cotovelo e de Piranji são alguns dos principais atrativos naturais. A praia do Cotovelo é tranquila, exibe areias finas e brancas, mar azul esverdeado e falésias. As praias de Pirangi do Norte e do Sul, são muito movimentadas no verão por conta do mar calmo protegido pelos corais. Os bons ventos também atraem os adeptos do kite e do windsurf.
O Mercado Público Municipal é uma das principais áreas de comércio popular da cidade. O Parque Aluízio Alves faz parte de um complexo que conta com uma fonte luminosa, pista de skate, playgroud, teatro de arena e etc.
Festas e eventos atraem pessoas de outras cidades. Dentre elas destaca-se o a Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Norte, mais conhecida como “Festa do Boi”. Este é o maior evento de agronegócio do estado, onde também são realizados exposição de animais, concursos, leilões e muitos negócios, além de uma movimentada programação cultural incluindo principalmente shows de vários artistas.
As iguarias típicas da região também são encontradas na cidade. Não deixe de degustar a paçoca de pilão, uma deliciosa mistura de carne-de-sol e farinha de mandioca socada no pilão. Entre os acompanhamentos estão feijão-verde, macaxeira frita ou cozida, banana e arroz-de-leite.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Parnamirim-RN!
1 – Praia do Cotovelo
Considerada um dos refúgios de Parnamirim, essa bela praia é uma ótima opção para um dia tranquilo. Sua beleza atrai diversos turistas durante o verão, que chegam ao lugar e aproveitam para descansar e tomar um delicioso banho de mar. Seus atrativos naturais são diversos, com suas dunas, o coqueiral e as falésias. Com uma boa faixa de areia clara e fina, possui mar calmo, com pequenas ondas e tom esverdeado.
2 – Praia de Pirangi do Norte
A Praia de Pirangi costuma receber inúmeros turistas durante a alta temporada. Sua espaçosa faixa de areia e mar calmo de água transparente, tornou-a muito propícia para o banho. A prática de wind surf, é favorecida para os adeptos. É uma boa opção para desfrutar de um dia tranquilo, seja descansando ou tomando um refrescante banho de mar.
3 – Cajueiro de Pirangui – O maior Cajueiro do Mundo
Consagrado como ponto obrigatório de visitação turística do estado, O Maior Cajueiro do Mundo se localiza na praia de Pirangi do Norte. A maior árvore frutífera do planeta, assim registrada no Livro dos Recordes (Guinees Book) no ano de 1994, está situada em um área que já foi um sítio de propriedade do senhor Sylvio Pedrosa (ex-prefeito de Natal) e que posteriormente foi doado ao Governo do Estado.
Segundo os habitantes mais velhos da região, a árvore tem aproximadamente 110 a 120 anos de existência. Do seu tronco original saíram dezenas de galhos que, por sua vez transformaram-se em outros verdadeiros troncos. A explicação para isso é uma anomalia que os agrônomos caracterizaram de fito teratológica – fito (planta) terato (monstruosidade) lógica (estudo) que afirma que por sofrer desta anomalia seus galhos tocam no solo e criam raízes secundárias que ajudam na alimentação da árvore, mas todos eles são dependentes do tronco principal.
4 – Rio Pium
O rio Pium começa nos arredores dos balneários em Pium, recebendo água da Lagoa de Pium, também conhecida como Lagoa Azul, e de outras fontes vindas de Parnamirim. Mais à frente, todos os rios se juntam ao rio Pirangi, que ‘vai bater no meio do mar”, na Praia de Pirangi.
5 – Barreira do Inferno
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) ou simplesmente Barreira do Inferno é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte. A instalação trouxe à Natal, a alcunha de “Capital Espacial do Brasil”.
6 – Parque Aluízio Alves
O Parque Temático Governador Aluízio Alves, inaugurado no dia 18 de março de 2007, é um dos cartões postais de Parnamirim. O parque faz parte de um complexo que conta com uma fonte luminosa, banheiros, pista de skate, playgroud e teatro de arena. Um rio artificial com 530 metros de extensão e uma réplica do Pico do Cabugi com uma estátua em tamanho natural do ex-governador Aluízio Alves são outros atrativos do local.
7 – Planetário de Parnamirim
Uma viagem pelos confins do universo sem sair da cadeira, usando tecnologia de ultima geração e recursos multimídia como transporte e a imaginação como combustível para proporcionar conhecimento e cultura, são ingredientes para esta aventura.
Além das inúmeras novas possibilidades de atuação, é um importante instrumento didático para o ensino dos conceitos abstratos de astronomia e das ciências afins, despertando nos estudantes o prazer e o interesse pelo conhecimento científico como também é um centro de atração turística para o município de Parnamirim, sendo o primeiro Planetário fixo do Rio Grande do Norte e o terceiro do Nordeste, foi inaugurado no dia 30 de dezembro de 2008.
8 – Cine Teatro Vereador Paulo Barbosa
Localizado no Parque Aluízio Alves, ao lado do Planetário e do Centro Administrativo do município, entrou para a restrita galeria dos maiores e mais bem equipados teatros públicos do estado. Com capacidade para 600 lugares, quatro auditórios, espaço para galeria e salas para oficinas, o Cine Teatro apresenta uma caixa cênica com 22 metros de altura.
9 – Mercado Público Municipal
O Mercado Velho de Parnamirim, tombado pelo poder público como bem de relevante importância na história do município, é uma das principais áreas de comércio popular da cidade com aproximadamente 38 boxes, numa área de 400 m², vendendo produtos como roupas, sapatos, frutas, verduras e alimentos em geral.
10 – Beco do Picado
O Beco do Picado é um espaço localizado na lateral do Antigo Mercado, criado em Agosto de 2013, com o intuito de promover atividades e intervenções artísticas, capitaneada pela Prefeitura Municipal e Fundação Parnamirim de Cultura. Desde então, foram realizados 43 eventos, com a participação de 147 grupos. O Beco tem se consolidado como principal referência cultural da cidade.
QUER CONHECER PARNAMIRIM?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net