A cidade é o ponto de partida para os passeios de barco que levam ao Delta do Parnaíba, um dos mais belos cenários do país formado por rio, mar, lagoas, igarapés, áreas de mangue e 75 ilhas. Os tours duram cerca de seis horas com direito a paradas em praias, dunas e ilhas. Concorrido também é o roteiro que leva à baía do Caju, incluindo observação de caranguejos, caminhadas e banhos. O auge do passeio é a revoada dos guarás, as típicas aves vermelhas que seguem para os igarapés ao entardecer. Foto: Monumento de Carnaúba por Almanaque Lusofonista – Obra do próprio, CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51294894

Para quem prefere circular por terra, vale a pena curtir a Lagoa do Portinho, uma pequena praia cercada por dunas, bares e restaurantes. Point na hora do pôr do sol, o espelho d’água é cenário para passeios de lancha e de banana boat. Na praia da Pedra do Sal as atrações ficam por conta das boas ondas e dos quiosques no lado direito do morro. Já na praia do Coqueiro, as casas de veraneio dividem a atenção com a areia branquinha.

O Centro da cidade também guarda suas belezas. O Porto das Barcas, um conjunto arquitetônico às margens do rio Igaraçu, é formado por prédios dos séculos 18 e 19 que abrigam hoje bares, restaurantes e lojas de artesanato. Na Catedral de Nossa Senhora das Graças o destaque fica por conta do altar principal original, com detalhes em ouro.

Não deixe de experimentar as delícias típicas da região à base de caranguejo. Nos restaurantes da avenida Beira-Mar, os cardápios oferecem a iguaria em várias versões: torta, casquinha, patinha à milanesa e tradicional.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Parnaíba!

1 – Delta do Parnaíba

Tido como o maior delta do mundo, localizado no extremo norte do Estado do Piauí, fazendo divisa com o Maranhão, o Delta do Rio Parnaíba é o único das Américas que deságua em mar aberto, apresentando uma composição de ilhas e igarapés que chamam a atenção pela diversidade de espécies de sua fauna e flora.

2 – Lagoa do Portinho

Margeada por dunas de areias brancas, a Lagoa do Portinho, é um dos mais conhecidos pontos turísticos da região Norte do Piauí. A lagoa é visitada por famílias de parnaibanos e turistas de todo o Brasil que encontram descanso e lazer com banho e passeios pela lagoa e dunas, rodeadas por vegetação com forte presença de palmeiras entre coqueiros e carnaúbas.

3 – Porto das Barcas

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Porto das Barcas é o ponto de origem de Parnaíba, tornando-se o local de maior identidade e referência histórica da cidade. Ele está situado às margens do Rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba, e à direita da ponte Simplício Dias, que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel.

O centro histórico é composto por armazéns antigos construídos pelos escravos, que serviam para o estoque de produtos do comércio de importação e exportação. Atualmente nesses armazéns funcionam lojas de artesanato, pontos de alimentação, agências de ecoturismo, etc.

4 – Praia Pedra do Sal

A única praia localizada no município de Parnaíba fica a 16 km do centro da cidade. O Farol localizado em um belo conjunto de pedras, divide o mar agitado no lado leste das águas mansas do lado oeste. No lado bravo o ambiente é próprio para prática de surf, kitesurf e outros esportes náuticos. Na parte mansa é propício ao banho mais tranquilo.

5 – Praia do Coqueiro

Considerada a praia mais bonita de Piauí, Coqueiro possui águas calmas e mornas, ondas fracas e areia clara. A maré baixa proporciona o visual de piscinas naturais formadas nos recifes e uma ampla faixa para a caminhada. A Praia leva esse nome devido à vila de pescadores cheia de coqueiros margeando a praia.

6 – Catedral Nossa Senhora das Graças

Construída no tempo do Império, a Igreja leva o nome da padroeira da cidade e está localizada no centro da cidade.

7 – Praça da Graça

Localizada no centro da cidade, abriga o Monumento da Independência do Brasil no Piauí e reúne em seu entorno as igrejas Nossa Senhora do Rosário, e a Catedral de Nossa Senhora das Graças. Desenvolveu-se a partir da construção das igrejas no período colonial.

8 – Praia de Atalaia

Também conhecida como Armação, Atalaia é a praia mais urbanizada de Piauí e famosa pela noite badalada. A orla abriga diversos restaurantes e convida a caminhadas e até a uma corridinha no final da tarde.

9 – Beira Rio

Conhecida popularmente como Beira Rio, a Avenida Nações Unidas passa pelo Rio Igaraçu no bairro do Carmo, um dos mais antigos de Parnaíba. O local concentra um grande número de tradicionais bares, pizzarias e restaurantes com pratos da culinária regional.

10 – Praça Santo Antônio

A Praça Santo Antônio integra o sítio histórico arquitetônico de Parnaíba, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma das mais antigas praças da cidade abriga ainda, importantes marcos como o Monumento do Centenário da Cidade e o Centro Cívico, onde acontecem desfiles e outras solenidades cívicas.

QUER CONHECER PARNAÍBA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.