Localizada no litoral do Paraná, Paranaguá foi fundada em 1648 e é a cidade mais antiga do Paraná. Por ser a primeira cidade do Paraná, Paranaguá conta com um centro histórico bem diversificado.
Foto: Paranaguá por Derickwilli, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19184068

No Centro Histórico encontramos o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá e o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá; além dos casarios antigos, também encontramos a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário e o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Destacam-se também as ilhas da Cotinga e do Mel, entre outras atrações.

Paranaguá também possui a linha turismo que foi lançada no aniversário dos 365 anos do Município. Um ônibus com visual diferenciado que passa por 26 pontos turísticos da cidade.

Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá, criada em 1880, é hoje uma das mais famosas do Brasil. Seu primeiro trecho foi inaugurado em 1883 e em 1885 já estava concluída. Seu trajeto é considerado um dos mais belos do Brasil, por onde corta-se uma grande área de Mata Atlântica, finalizando-se no litoral paranaense.

Na culinária destaca-se o “Barreado”, um prato típico do litoral paranaense, servido em Morretes  e Antonina. Seu preparo consiste em carne de porco e farinha (entre outros ingredientes). É feito tradicionalmente em uma panela de barro, onde é cozido por 13 horas.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Paranaguá!

1. Santuário de Nossa Senhora do Rocio

O templo de N. Sra. do Rocio é o Santuário da padroeira do Paraná. A devoção remonta à segunda metade do Séc. XVII. Reza a tradição que a imagem miraculosa da Virgem do Rocio foi encontrada nas malhas da rede de pescar de pai Berê, humilde pescador que vivia à margem costeira da Baía de Paranaguá, no local chamado Rocio.

Em 1813 foi construída a Capela de Nossa Senhora do Rocio e em 1977 Nossa Senhora do Rocio foi declarada padroeira do Paraná. A igreja foi ampliada e reformada até adquirir suas características atuais. Hoje faz parte do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Pólo de Turismo Religioso do Paraná.

2. Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), foi inaugurado em 1963 e é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná. Sua sede principal está localizada no município de Paranaguá. O prédio sede do MAE foi transferido para a guarda da UFPR em 1958.

3. Biblioteca Pública Mário Lobo

A Biblioteca Pública Mário Lobo (BPML) iniciou suas atividades em agosto de 2013. Primeira sucursal da Biblioteca Pública do Paraná, a BPML foi instalada em um edifício histórico, que até 2007 abrigava a Santa Casa da cidade. O novo espaço recebeu um acervo de 10 mil volumes, que inclui livros de Literatura, Artes Visuais, História e Geografia, entre outras aéreas do conhecimento. O prédio foi completamente reformado, ganhou mobiliário, equipamentos para informática, auditório e espaço para exposições.

4. Teatro Rachel Costa

O antigo casarão da família Veiga foi construído em 1938. Após ficar abandonado, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura de Paranaguá e restaurado para dar lugar ao Cine Teatro “Rachel Costa Pereira”. Com 530 lugares, sedia cursos, apresentações, concertos e apresentações teatrais e ainda propõe-se à exibição de filmes populares e culturais.

5. Catedral de Nossa Senhora do Rosário

É o mais antigo templo construído ao sul da capitania de São Vicente, em homenagem à N. Sra. do Rosário de Paranaguá e data de 1578, ano em que ficou pronta a construção. Foi o marco central do povoado e da vila de Paranaguá que começou a crescer ao redor da igreja. É a Catedral Diocesana, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1967.

6. Mercado do Artesanato

A construção, que foi erguida em 1914, já abrigou o Mercado do peixe que servia à comunidade dos pescadores e funcionava sempre de madrugada e ao anoitecer. Em 1983 depois de uma reforma, se tornou o então Mercado de Artesanato, servindo como ponto de venda do artesanato típico da região.

7. Trapiche de Brasília

Local de embarque e desembarque localizado no centro da Ilha do Mel, litoral do Paraná.

8. Gruta das Encantadas

Situa-se na parte meridional da Ilha, em grande paredão rochoso, sendo um local envolto em lendas e histórias fantásticas.

9. Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, também referida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, localiza-se na praia da Fortaleza, no sopé do morro da Baleia (hoje da Fortaleza), na ilha do Mel, litoral do estado do Paraná. Esta fortificação destinava-se à defesa estratégica da antiga vila de Paranaguá, garantindo a segurança do seu ancoradouro.

10. Praia da Boia

Localizada na Ilha do Mel, esta praia tranquila de mediana extensão, é considerada um dos refúgios da cidade. Ainda pouco explorada pelo turismo, não é muito conhecida por turistas que visitam o município. Seu belo visual é um de seus principais atrativos, além de seu clima agradável. Conta com uma grande faixa de areia clara, o mar é levemente agitado, com boas ondas e águas cristalinas. É propício para o banho e para a prática de esportes náuticos, como windsurf.

QUER CONHECER PARANAGUÁ?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.