Oslo é a capital da Noruega e a maior cidade do país. Também é o centro cultural, científico, econômico e governamental da Noruega. O porto da cidade é o maior porto de carga do país e seu volume de passageiros é o maior da Noruega. Perto de 6 mil navios passam pelo porto de Oslo anualmente.  Foto: Akershus por nlang06 – Pixabay

Oslo tem um grande e variado número de atrações culturais, que incluem vários edifícios com obras de Edvard Munch e vários outros artistas internacionais. Bygdøy, fora da zona urbana é o centro de cultura e história viquingue-norueguesa. A área contém uma grande quantidade de parques, sítios marítimos e uma grande quantidade de museus.

Na região central estão situados os principais monumentos e prédios históricos da cidade como: o Palácio Real de Oslo; o Museu Histórico; a Galeria Nacional de Arte; a Universidade de Oslo; o Teatro Nacional; o Museu Ibsen, dedicado à vida e à obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906); e o Radhuset, edifício onde funciona a sede da prefeitura da cidade.

Oslo abriga importantes museus e galerias. O Folkemuseet é dedicado à arte popular. O museu ao ar livre contém 155 autênticos prédios antigos de todas as partes da Noruega, incluindo uma “igreja de madeira” da idade média. O Museu Vigeland localizado no grande Parque Vigeland, é de livre acesso e contém mais de 212 esculturas de “Gustav Vigeland” incluindo um obelisco e a Roda da Vida. O Vikingskipshuset  contém três viquingues mumificados pelo gelo encontrados em Oseberg, Gokstad e Tune.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Oslo!

Foto: Oslo Opera House por AlexvonGutthenbach Lindau - Pixabay

1. Oslo Royal Palace

O Palácio Real de Oslo é o local onde reside a família real norueguesa e um dos principais monumentos de Oslo. Desenhado pelo arquiteto Hans Linstow, abriga uma capela, uma sala de baile, as famosas sala do trono e “sala dos pássaros”. Além disso, todo o interior está decorado com pinturas de renomados artistas noruegueses. Na entrada do palácio pode-se ver a estátua equestre de Carlos XIV, rei da Suécia e Noruega. Após visitar o Palácio Real de Oslo, você também pode dar um passeio pelos jardins que o cercam e que estão abertos ao público a partir do meio de maio até outubro.

2. Akershus

Construído em 1299 e usado de 1940 a 1945 pelos alemães quando ocuparam o país, parte do castelo é aberta à visitação pública e lá, nos conectamos com a história da cidade, visitando o Mausoléu Real, a Capela Real e os salões de festa. A visita tem que ser marcada com antecedência, pois se trata de uma programação bastante concorrida!

3. Norsk Folkemuseum

Este é um museu a céu aberto, onde estão dezenas de construções típicas do país, dos anos de 1500, 1600 e 1700. São casas, igrejas, estábulos, escolas, galpões, padarias, tudo muito bem conservado. Até parece que a vida não parou no belo parque onde está situado. Durante o verão, grupos folclóricos se exibem para os turistas que visitam o museu, tocando e dançando. Moças vestidas como camponesas assumem a “padaria” e fabricam, artesanalmente, o pão que se comia antigamente.

4. The Viking skip House

O museu de Vikingskipshuset é outro museu da maior importância, no país. Ele exibe três embarcações vikings que, por séculos e séculos, permaneceram enterradas. É que os nobres noruegueses costumavam ser enterrados, quando morriam, junto aos seus barcos. O barco mais importante, pela sua conservação, é o Oseberg.

5. Holmenkollen

Esta rampa para salto de ski na neve, tem mais de 100 anos de idade. Sob a rampa, um museu conta a história desse esporte que é paixão nacional, uma loja de souvenir e restaurante. Esta é a opção de lazer e palco de competição, no inverno. No verão, quando não existe mais a neve, shows variados fazem a programação dos visitantes. Trata-se de uma das maiores atrações do país, com mais de um milhão de visitas por ano.

6. Vigeland Park

Mais de 300 mil metros quadrados de espaço verde e bem cuidado, localizado no Parque Frogner, ornamentado por esculturas em tamanho natural, fazem desse parque de esculturas uma referência em Oslo. Essas esculturas contam a história da humanidade. O seu idealizador, Gustav Vigeland dedicou toda a sua vida à obra, que hoje é o maior motivo de orgulho da cidade. São 192 peças esculpidas, com mais de 600 figuras que narram a trajetória do ser humano, do nascimento à velhice.

7. Munch Museum

Não saia de Oslo sem dar uma passadinha no Museu Munch. Lá estão as obras de Edvard Munch, deixadas em testamento à comuna de Oslo, em 1940. São 1100 pinturas, 15500 impressões com 700 motivos, 4700 esboços e 6 esculturas. O museu ainda guarda 2240 livros, blocos de notas, documentos, fotografias, instrumentos de trabalho e móveis. O Munch foi aberto ao público em 1963 – cem anos após o nascimento do artista norueguês.

8. Nobel Peace Center

O Centro Nobel da Paz é o lugar onde, todos os anos, é entregue o Prêmio Nobel da Paz a pessoas que contribuíram de forma relevante para a paz no mundo. O Centro é referência para conhecer a história de Alfred Nobel e dos ganhadores do Prêmio até os dias de hoje. É também local para exposições, debates e discussões sobre guerra, fome e outros temas similares. Você pode visitar o Centro de terça a domingo, das 12h às 18h.

9. Oslo Opera House

Com um design super arrojado, que combina mármore e vidro, este centro de artes cênicas é o mais importante da Noruega. Portanto, este é um ponto turístico que não pode faltar no seu roteiro.

10. Midnight Sun / Sol da meia-noite

Quando é verão na Noruega, o norte do país vive um fenômeno da natureza que todos querem vivenciar: o sol da meia-noite. Por isso, vale a pena dar uma esticadinha na viagem e ir além do Círculo Polar Ártico, para lugares como Nordkapp, o Cabo Norte, onde o sol nunca se põe nessa época. Por lá, você vai poder andar de trenó puxados por cães e fazer os programas que os nativos fazem: pescar, apreciar o céu dourado numa praia ou parque, fazer piqueniques e trilhas, pedalar e etc.

CONHEÇA OSLO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.