Situada a apenas alguns quilômetros de Recife, Olinda permanece com o charme de cidade museu do período colonial. As paisagens são dignas de cartões postais e, em uma manhã de sol, qualquer um se torna fotógrafo profissional. O passeio pelas ladeiras repletas de encantadores casarios coloridos começa na Praça do Carmo e você não pode deixar de visitar o Mosteiro de São Bento, bela e rica construção em estilo barroco, e o Alto da Sé, de onde você terá as melhores vistas da cidade. Foto: Igreja da Sé por Cristiane Siqueira
Para percorrer os caminhos da história, basta andar a pé pelas ladeiras de Olinda – Patrimônio Cultural Mundial. Igrejas e conjuntos arquitetônicos remetem ao período em que portugueses e holandeses disputaram o estratégico território. Entre um roteiro e outro, aproveite para apreciar o espetacular pôr do sol e se encantar com a criatividade do povo pernambucano.
Do alto do Elevador Panorâmico, você verá igrejas e casas entremeadas por uma paisagem verdejante, que é abraçada pelo mar esverdeado do Nordeste. Não faltam opções de lembrancinhas: grandes lojas de artesanato e pequenos ateliês oferecem bonitas peças para decoração, incluindo quadros de todos os tamanhos e pequenos mimos, além de delicadas rendas.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Olinda!
1 – Centro Histórico de Olinda
Fundada pelos portugueses no século XVI, a cidade tem uma história ligada à produção de açúcar. O equilíbrio harmonioso entre construções, jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e numerosos pequenos passos (capelas) contribui para o charme particular de Olinda.
2 – Igreja Matriz de São Salvador do Mundo
Localizada no Alto da Sé, a Matriz de São Salvador do Mundo popularmente conhecida como Igreja da Sé, foi construída pelos colonizadores portugueses, em 1537.
3 – Convento de São Francisco
O Convento de São Francisco teve sua construção iniciada em 1585 e é o mais antigo convento franciscano do Brasil. Suas paredes, são decoradas com lindos azulejos portugueses do século XVIII.
4 – Mosteiro de São Bento
O Mosteiro data do ano de 1586. A igreja de origem barroca é considerada a mais rica de Olinda e possui um altar com 14 metros de altura folheado a ouro. Aos domingos, acontecem os tradicionais cantos gregorianos dos monges.
5 – Igreja do Carmo
Foi construída em 1580 como Capela de Santo Antonio e São Gonçalo. Fica localizada na Praça do Carmo.
6 – Vista Panorâmica do Alto da Sé
Do Alto da Sé, o visitante pode apreciar o casario com traços da arquitetura colonial portuguesa, encravados em meio à mata nativa, o lindo oceano com tons de azul turquesa e verde esmeralda e mais ao fundo, as construções modernas da Praia de Boa Viagem. Do mesmo local, também se pode contemplar o belíssimo pôr-do-sol.
7 – Casa Maurício de Nassau
Residência onde se afirma morou o Conde Maurício de Nassau. O Conde passou apenas sete anos no Brasil, mas hoje seu nome está associado à época de ouro da presença holandesa no Recife. Nassau decretou a liberdade de culto religioso, fez a primeira documentação da paisagem local, criou jardim botânico, zoológico e obsertavório astronômico, construiu a primeira ponte da América Latina e remodelou urbanisticamente o Recife.
8 – Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo.
9 – Museu Regional de Olinda
O prédio do Museu Regional de Olinda abriga uma casa museu, um solar em estilo colonial construído entre 1745 e 1749. Foi criado em virtude da comemoração do 4° centenário da chegada de Duarte Coelho à Capitania de Pernambuco, sendo inaugurado em 1935. O Museu propicia ao observador uma visão de uma casa pernambucana do século passado. Seu acervo é composto por mobiliários, pinturas, louças, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade. Ainda, possui um conjunto raro de peças de arte sacra do século XVII e XVIII em terra-cota e madeira.
10 – Praia do Farol
A praia do farol é um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Olinda, fica situada em Bairro Novo, tem mar calmo e água morna, ideal para quem quer curtir o dia com crianças.
QUER CONHECER OLINDA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net