Roteiro obrigatório de turistas nacionais e estrangeiros, Olinda recebe diariamente centenas de visitantes, que sobem e descem suas ladeiras íngremes e percorrem suas ruas estreitas em busca da natureza exuberante e da arquitetura quatrocentista, que lhe assegurara o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982.

A novidade é que hoje, além de seu passado de lutas libertárias, do casario colonial e da bela paisagem, Olinda oferece ao visitante uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis e já começa a se firmar, inclusive, como novo pólo gastronômico da Região Metropolitana do Recife, atraindo tanto turistas quanto moradores das cidades circunvizinhas.

Outro aspecto importante no perfil turístico de Olinda é a vitalidade cultural que a cidade costuma mostrar. São inúmeros eventos promovidos pela administração pública municipal ou por produtores culturais independentes, criando na cidade um clima de festa que dura o ano inteiro.

Além disso, Olinda oferece ao visitante a oportunidade de conhecer obras de artistas plásticos de renome internacional, como João Câmara, Tereza Costa Rego, Guita Charifker e outros artesãos anônimos, espalhados nos 71 ateliês existentes na cidade.

Centro Histórico de Olinda é compacto e é fácil conhecer todos os principais pontos turísticos a pé. Começando pela Praça do Carmo, suba a rua São Francisco e visite o Convento de São Francisco e suas quatro capelas com azulejos portugueses.

Siga então rumo à Sé e de lá perca-se pela ruas Saldanha Marinho, do Amparo e a Ladeira da Misericórdia, sem esquecer-se da esquina dos Quatro Cantos, o epicentro das manifestações carnavalescas, antes de terminar o roteiro na Basílica de São Bento.

Confira os 10 melhores pontos turísticos de Olinda!

1 – Centro Histórico de Olinda

Fundada pelos portugueses no século XVI, a cidade tem uma história ligada à produção de açúcar. O equilíbrio harmonioso entre construções, jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e numerosos pequenos passos (capelas) contribui para o charme particular de Olinda.

2 – Igreja Matriz de São Salvador do Mundo

Localizada no Alto da Sé, a Matriz de São Salvador do Mundo popularmente conhecida como Igreja da Sé, foi construída pelos colonizadores portugueses, em 1537.

3 – Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco teve sua construção iniciada em 1585 e é o mais antigo convento franciscano do Brasil. Suas paredes, são decoradas com lindos azulejos portugueses do século XVIII.

4 – Mosteiro de São Bento

O Mosteiro data do ano de 1586. A igreja de origem barroca é considerada a mais rica de Olinda e possui um altar com 14 metros de altura folheado a ouro. Aos domingos, acontecem os tradicionais cantos gregorianos dos monges.

5 – Igreja do Carmo

Foi construída em 1580 como Capela de Santo Antonio e São Gonçalo. Fica localizada na Praça do Carmo.

6 – Vista Panorâmica do Alto da Sé

Do Alto da Sé, o visitante pode apreciar o casario com traços da arquitetura colonial portuguesa, encravados em meio à mata nativa, o lindo oceano com tons de azul turquesa e verde esmeralda e mais ao fundo, as construções modernas da Praia de Boa Viagem. Do mesmo local, também se pode contemplar o belíssimo pôr-do-sol.

7 – Casa Maurício de Nassau

Residência onde se afirma morou o Conde Maurício de Nassau. O Conde passou apenas sete anos no Brasil, mas hoje seu nome está associado à época de ouro da presença holandesa no Recife. Nassau decretou a liberdade de culto religioso, fez a primeira documentação da paisagem local, criou jardim botânico, zoológico e observatório astronômico, construiu a primeira ponte da América Latina e remodelou urbanisticamente o Recife.

8 – Museu de Arte Sacra de Pernambuco

Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo.

9 – Museu Regional de Olinda

O prédio do Museu Regional de Olinda abriga uma casa museu, um solar em estilo colonial construído entre 1745 e 1749. Foi criado em virtude da comemoração do 4° centenário da chegada de Duarte Coelho à Capitania de Pernambuco, sendo inaugurado em 1935.

O Museu propicia ao observador uma visão de uma casa pernambucana do século passado. Seu acervo é composto por mobiliários, pinturas, louças, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade. Ainda, possui um conjunto raro de peças de arte sacra do século XVII e XVIII em terra-cota e madeira.

10 – Praia do Farol

A praia do farol é um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Olinda, fica situada em Bairro Novo, tem mar calmo e água morna, ideal para quem quer curtir o dia com crianças.

QUER CONHECER OLINDA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.