A Normandia. uma região histórica do noroeste da França foi colonizada pelos Normandos. Entre invasões vikings, grandes guerras e cenários dignos de obras de arte, desenvolveu-se uma região rica em história. Há mais de 1000 anos nasceu a atual Normandia. Foto: Falésias Etretat por viewsonic99 – Pixabay
São 600 km de litoral que oferecem belas praias, cidades pesqueiras e paisagens impressionantes. Ao seguir para o interior, os cenários são dignos de sonhos, com campos floridos, vaquinhas malhadas, belas fazendas, elegantes châteaux, vilas medievais e cidadezinhas acolhedoras.
Em Rouen, quem atrai é a heroína Joana D’Arc e as ruas repletas de casas medievais. Pouco adiante, incríveis paisagens emocionam quem percorre as trilhas das falésias de Etretat e um encantamento toma conta de quem caminha pelo porto de Honfleur.
Também à beira-mar, milhares de visitantes emocionados sobem as escadarias da vila medieval dentro dos muros do Monte Saint-Michel. No alto da Abadia, todos aguardam o movimento da maré, um espetáculo imperdível que fecha o roteiro de um dos mais belos destinos da França, a Normandia!
Conheça os 10 melhores pontos turísticos da Normandia
1. Monte Saint-Michel
Apesar da aparência, o Monte Saint-Michel não é um castelo. Lá nunca viveram reis e rainhas, mas sim monges beneditinos e peregrinos. A região murada abriga um vilarejo medieval, um mosteiro e uma magnífica abadia que dá nome ao monte. Tudo rodeado por um maravilhoso fenômeno natural que atrai milhares de visitantes: as maiores marés da Europa.
2. Jardins de Monet
A antiga casa onde Claude Monet, pintor impressionista, viveu por 43 anos foi doada por seu filho, em 1966, à Académie des Beaux-Arts. Os jardins, casa, móveis e obras de arte do artista passaram por um longo processo de restauração. O local abriga a Fundação Claude Monet e presenteia os fãs do artista com cenários surreais, ou, para não sair do contexto artístico, cenários impressionantes!
3. Falesias de Etretat
Impossível não se emocionar ao ver as falésias que cercam a região de Côte d’Albâtre, na Normandia. Os paredões rochosos, esculpidos pelo mar e pelo vento, presenteiam os visitantes com incríveis desenhos em formato da arcos. Étretat é um lugar para quem gosta de belos cenários naturais. E esta é a principal atração do local!
4. Cathédrale Notre-Dame de Rouen
Construída no coração do centro histórico de Rouen, a Catedral de Notre Dame reina soberana na paisagem da cidade. Do alto da torre do Gros Horloge, é possível ter noção da dimensão da sua grande torre, com 151 metros de altura. A construção em estilo gótico teve início no século XII, porém seguiu em obra até o século XVI
5. Gold Beach – Arromanches
Os grandes destroços que restam do porto artificial construído pelos ingleses para receber navios e equipamentos durante a Batalha da Normandia atraem milhares de turistas para Arromanches. O local, bem no centro das praias do desembarque, recebeu o codinome de Gold Beach e hoje preserva grandes peças que lembram a Segunda Guerra Mundial.
6. Abbatiale Saint-Ouen
De tão linda e grandiosa, a Abadia de Saint-Ouen é constantemente confundida com a Catedral de Notre-Dame. A igreja foi um poderoso mosteiro beneditino entre os séculos XIV e XVI. Com 137 metros de altura e 33 metros até o teto em formato de abóbada, essa construção está entre as visitas imperdíveis de Rouen. O interior é marcado por 80 vitrais e um grande órgão.
7. Gros Horloge
O Gros Horloge é marca registrada da cidade e um dos mais belos cenários locais. No meio de uma das mais importantes avenidas do centro, ele segue impassível entre milhares de pedestres e comércios movimentados. As engrenagens e ponteiros transportam os visitantes direto para o século XIV, quando o grande maquinário foi construído para ser um relógio astronômico. Um dos mais antigos relógios da França, o Gros Horloge – restaurado em 2006-encanta os visitantes.
8. Historial de Joana d’Arc
O Historial de Joana d’Arc homenageia a importante heroína francesa. O local escolhido para o memorial é o Palácio Episcopal, onde teria acontecido, em 1431, o julgamento que condenou Joana d’Arc à morte e onde depois, em 1456, ela foi inocentada já depois de morta. O trajeto da visita recria o julgamento de Joana d’Arc. Projeções de vídeo nas paredes do belo prédio medieval simulam o que teria sido o julgamento e o momento da condenação.
9. Église Saint-Jeanne d’Arc
Em meio à Place di Vieux Marché, após ser condenada por heresia, Joana d’Arc foi queimada em uma fogueira. O local onde aconteceu a morte da heroína francesa, hoje santa da igreja católica, é marcado por uma igreja construída em sua homenagem. Do lado fora, o local onde a morte de Joana d’Arc teria acontecido é marcado com uma cruz e uma estátua da heroína em tamanho real.
10. Musée des Beaux-Arts
O museu de Belas Artes da cidade é especialmente interessante por apresentar grandes obras inspiradas pelos cenários de Rouen. Além do acervo impressionista, o Museu de Belas Artes apresenta esculturas, pinturas, desenhos e objetos de mobiliário que datam desde o século XV até os dias de hoje. As obras estão dispostas em 80 salas e o museu pode ser percorrido em três horas.
CONHECA A NORMANDIA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net