Localizada no centro-sul da Bélgica, Namur encontra-se na junção dos rios Sambre e Meuse (Maas). Namur é dominada por sua cidadela medieval, que fica no topo de um promontório rochoso entre os dois rios. Foto: Namur Cidadel por u_709e27dq – Pixabay
Apesar das guerras e cercos, muitos marcos arquitetônicos permanecem em Namur. Dentre eles destacam-se a Catedral Barroca de St. Aubain, com pinturas e trabalhos em metal notáveis; a Igreja Jesuíta de St. Loup, com as suas colunas de mármore vermelho; o Convento das Irmãs de Nossa Senhora, com tesouros de artesanato em prata e ouro do século XIII; e o Meat Hall (1588), que abriga o museu arqueológico.
Outros pontos importantes de Namur, incluem o Museu Diocesano que exibe o santuário carolíngio de Andenne e, a coroa de ouro e altar dos condes de Namur; e uma ponte restaurada do século XI que cruza o Meuse a 7 km de Namur.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Namur!
1 – Citadel de Namur
A imponência arquitetônica da Citadel de Namur é de tirar o fôlego! A fortificação é uma das mais bem conservadas do tipo em toda a Europa; construída nos anos 900, era a casa da nobreza e também abrigo para o povo durante as guerras. Muitos túneis subterrâneos, torres, quartos, salões, pontes e muralhas podem ser visitadas.
2 – Museu de Arqueologia
Localizado na Halle al’Chair, este museu de estilo renascentista construído em 1588 reúne uma rica coleção de antiguidades pré-históricas e galo-romanas.
3 – Campanário de Namur
A construção de 20 metros de altura, de 1388, era originalmente parte da fortificação de uma igreja que foi destruída. No século XVI foi instalado um relógio no topo e os sinos soavam ao abrir e fechar dos portões da cidade. O Campanário é um monumento tradicional da cidade e existem visitas guiadas para visitá-lo.
4 – Le Delta
Uma ideia inovadora de agregação cultural oferece o Le Delta, um centro cultural na beira do rio, com arquitetura moderna, inaugurado em 2019. O local dispõe de salas de show, espaços para exposições, estúdios de gravação, salas de aula, leitura e ensaios; além de fornecer auxílio para artistas com documentação e algumas burocracias.
5 – Igreja de Saint-Loup
Localizada bem no centro de Namur, a Igreja de Saint-Loup é um exemplo incrível de arquitetura barroca do século XVII. Construída em 1621, a edificação está aberta para visitas guiadas todos os sábados às 15h.
6 – Teatro Royal
Gosta de grandes eventos musicais? Este prédio do século XIX funciona ativamente como palco no circuito de espetáculos ao vivo da cidade. Mantendo o visual tradicional, mas incorporando a tecnologia dos teatros modernos da Europa.
7 – Parque Louise-Marie
É um espaço temático que trata de contar a história das relações entre o homem e as plantas. Árvores tidas como sagradas, flores de simetria perfeita que inspiraram matemáticos, algumas plantas de alquimistas e coisas do tipo fazem das cerca de 300 espécies de plantas uma visita praticamente obrigatória quando o assunto for o que fazer em Namur.
8 – Forte Emines
Namur é conhecida pelas fortificações que circundam a área da cidade. O Forte Emines é um dos mais conhecidos e visitados por se tratar de uma construção que serviu seu propósito na Primeira Guerra Mundial e permanece praticamente inalterado desde 1914. Ele fica a apenas 5 km do centro da cidade; apesar da boa conservação ainda se pode ver alguns sinais dos bombardeios do conflito.
9 – Teleférico de Namur
Suba a bordo do teleférico para chegar facilmente à Cidadela de Namur a partir do centro da cidade. Aprecie as vistas aéreas de tirar o fôlego durante a sua jornada antes de descobrir tudo o que este local único tem a oferecer. Tempo de subida: 3 minutos.
10 – Cruzeiro Guiado
Visite Namur de uma maneira diferente! Suba a bordo do Olympia para explorar o centro histórico de Namur, a confluência e a Cidadela vista do rio. Duração do passeio: 50 min.
CONHEÇA NAMUR COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários