Moscovo ou Moscou é a capital e maior cidade da Rússia. Moscou está entre as maiores cidades do mundo, além de ser a maior área urbana e metropolitana da Europa. Foto: Moscow por yurchin – Pixabay

A cidade abriga vários Patrimônios Mundiais da UNESCO e é conhecida por sua exibição de arquitetura russa, como sua histórica Praça Vermelha e edifícios como a Catedral de São Basílio e o Kremlin de Moscou, dos quais, o último serve como sede do poder do governo russo.

Moscou está situada às margens do rio Moskva. No total, 49 pontes atravessam o rio e seus canais dentro dos limites da cidade. A cidade tem mais de 40 por cento do seu território coberto por vegetação, o que também a torna uma das cidades mais verdes do mundo.

Existem 96 parques e 18 jardins em Moscou, incluindo quatro jardins botânicos. Existem 450 km² de zonas verdes além de 100 km² de florestas. Dentre os principais parques destacam-se: o Parque Gorky, o Parque Izmaylovsky; o Jardim Botânico Principal da Academia de Ciências de Tsytsin; e o Jardim Neskuchny – o parque mais antigo de Moscou e uma antiga residência imperial.

Um dos museus de arte mais conhecidos de Moscou é a Galeria Tretyakov, fundada por Pavel Tretyakov. Também há o renomado Museu Pushkin de Belas Artes, com exposições sobre as civilizações, com diversas réplicas de esculturas antigas. O Museu Histórico da Rússia, em Moscou, é um dos mais visitados do país.

A arquitetura de Moscou é mundialmente conhecida. Moscou é o local da Catedral de São Basílio, com suas elegantes cúpulas de cebola, bem como a Catedral de Cristo Salvador e as Sete Irmãs. O primeiro Kremlin foi construído em meados do século XII. 

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Moscou

Kremlin de Moscou – Foto: zoosnow/Pixabay

1 – As Sete Irmãs de Stalin

Os sete famosos arranha-céus da cidade são conhecidos como As sete irmãs de Stalin. Os imponentes prédios foram erguidos a mando do líder russo para celebrar a vitória da União Soviética na Segunda Guerra. O maior deles e talvez o mais bonito, está situado no campus da MGU, a maior universidade da Rússia. Ele tem 235 metros de altura, é perfeitamente simétrico e carrega uma estrela de mais de 10 toneladas no topo.

2 – Praça Vermelha

Parada obrigatória em Moscou, a Praça Vermelha é também um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. A ampla área abriga construções importantes, como a Catedral de São Basílio. A bela praça também passou por algumas transformações ao longo dos anos. O atual Portão da Ressurreição, por exemplo, é uma réplica do original, datado do século XVII, derrubado a mando de Stalin para facilitar o acesso das tropas.

3 – Catedral de Cristo Salvador

Belas igrejas ortodoxas estão espalhadas por toda a capital da Rússia, mas a Catedral de Cristo Salvador é simplesmente imperdível. O imponente templo, que fica a uma agradável caminhada do Kremlin, foi erguido a mando do czar Alexandre I, para celebrar a derrota de Napoleão e a vitória do exército Russo, em 1812. A catedral está situada no distrito de Arbatskaya, às margens do rio Moscou, e suas cúpulas douradas podem ser vistas de vários pontos da cidade.

4 – Catedral de São Basílio

As cúpulas coloridas e as torres de tijolos vermelhos chamam a atenção de longe na Praça Vermelha. A bela catedral de São Basílio é, com certeza, uma das construções mais simbólicas e famosas da capital russa. A igreja ortodoxa, construída a mando de Ivan, o Terrível, em 1552, tem ao todo nove capelas, sendo oito delas pertencentes ao projeto original. Não deixe de conhecer o interior, igualmente rico e cheio de detalhes. A arte está por todos os lados!

5 – Jardins de Alexandre

Neste parque com áreas verdes ideais para um passeio, o visitante encontra belas fontes e estátuas; além disso, lá está situado o Memorial do Soldado Desconhecido, uma homenagem aos que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

6 – Mosteiro Novodevichy

A beleza interna e externa deste convento de Moscou é de deixar qualquer um impressionado. Situado em uma área privilegiada, bem próximo das margens do Rio Moscou, o Mosteiro Novodevichy foi fundado pelo grande duque Vasily III, em 1524. No local o visitante vai encontrar uma belíssima catedral ortodoxa dedicada a Nossa Senhora de Smolensk, cujo design é bem parecido com a Catedral da Assunção.

7 – Museu Histórico do Estado

O imponente prédio vizinho ao Portão da Ressurreição, na Praça Vermelha, deixa o visitante impressionado pela bela fachada. No Museu Histórico do Estado, o visitante vai ver de perto coleções que contam a história do território russo desde o período paleolítico. O acervo total é composto por 4,5 milhões de artigos diversos e mais de 15 milhões de folhas/documentos importantes.

8 – O Kremlin de Moscou

Cercada por muros altíssimos, a famosa fortaleza é a sede do governo e, desde 1991, também passou a ser a residência oficial dos chefes de Estado da Rússia. No passado o Kremlin serviu de moradia para muitos czares russos. No Kremlin o visitante poderá conhecer de perto o Palácio do Arsenal, o conjunto de catedrais, composto pelas catedrais da Assunção, do Arcanjo Miguel, da Anunciação, a igreja da Deposição das Vestes e o Palácio do Patriarca.

9 – Parque Gorky

Situado às margens do Rio Moscou, o parque Gorky foi inaugurado em 1928 e desde então tem recebido a visita de muitos turistas. O Parque tem uma área verde fantástica para passeios e também para a prática de esportes. Ao passar pela imponente entrada, você vai ver de perto belas fontes, esculturas, além de quadras de vôlei de areia, mesas de pingue-pongue, lago com pedalinhos e muito mais.

10 – Teatro Bolshoi

Considerado um dos símbolos de Moscou, o Bolshoi teve as suas portas abertas ao público em 1780. Comece admirando a arquitetura do belo edifício, que fica bem no centro da capital. Assim como a fachada, o interior do teatro também é fantástico e repleto de detalhes, como o grandioso lustre francês que pesa mais de uma tonelada.

CONHEÇA MOSCOU COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.