Morro de São Paulo é uma vila com praias e paisagens paradisíacas. Morro de São Paulo está situado em uma ilha, onde o acesso é feito apenas por barcos ou avião. Lá não circulam carros. Por isso e por outras características únicas, Morro de São Paulo é um lugar especial para relaxar e conviver com as maravilhas que a natureza oferece. Foto: Marcio Filho – MTur
Em Morro de São Paulo há programas para todas as idades. Casais com crianças pequenas podem desfrutar da tranquilidade das praias calmas. Solteiros podem curtir as praias e as badaladas festas noturnas.
Há passeios lindíssimos para fazer em Morro de São Paulo, como visitar as ilhas vizinhas, fazer o passeio em volta da ilha, fazer trilhas ecológicas com guias credenciados, conhecer a História de Morro de São Paulo visitando monumentos históricos da época colonial, e muito mais. O transfer para Morro de São Paulo tem como ponto de partida Salvador da Bahia.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Morro de São Paulo!
1 – Fortaleza de Tapirandu
O Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII. O nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais e abaixo do Farol. Hoje as ruínas guardam muitas lendas e é um lugar perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol da ilha.
2 – Farol de Morro de São Paulo
No meio da mata, depois da subida de 120 degraus e de mais uma caminhada, você chegará ao Farol de Morro de São Paulo. Ao lado do Farol existe um mirante e a maior tirolesa dentro d’água do Brasil. Você cai direto nas águas da Primeira Praia. O lugar tem uma vista maravilhosa que abrange a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade – um dos cartões postais de Morro de São Paulo.
3 – O Casarão
Um dos cartões postais de Morro de São Paulo, O Casarão foi a primeira obra de grande porte na ilha. Foi construído em 1608 pela família Saraiva, assim como A Igreja Nossa Senhora da Luz. Ambas as construções remetem a colonização dos portugueses. Uma das histórias que envolvem O Casarão está o fato desta casa já ter abrigado o Imperador Dom Pedro II, a Marquesa de Santos e o alto escalão da corte quando estiveram em Morro de São Paulo em 1859.
4 – A Fonte Grande
Outro cartão postal da Ilha é a Fonte Grande ou Fonte do Imperador como também é chamada. Construída em 1746 pelo vice-rei do Brasil, André de Melo de Castro, é exemplo de tecnologia do Brasil Colonial. A Fonte era o maior abastecimento de água potável do vilarejo e do presídio que ficava localizado próximo a Fortaleza de Tapirandú.
5 – Praça Aureliano de O. Lima
Fica localizada no centro de Morro de São Paulo, onde todas as noites acontece a feirinha de artesanato local. Vários artistas expõe os seus produtos para apreciação e venda. De tempos em tempos também acontecem shows, eventos e feiras.
6 – Igreja Nossa Senhora da Luz
Construída no estilo barroco, a Igreja de Morro de São Paulo teve em sua trajetória uma história rica com ouro, prata e imagens sacras. A igreja foi construída em várias etapas ao longo de muitos anos. O nome da Igreja é uma homenagem a padroeira do local.
7 – Principais Praias de Morro de São Paulo
7.1 – Primeira Praia
Apesar de pequena, é a praia com mais diversões na Ilha. Tem muitos hotéis e pousadas e é a mais próxima da vila. É nela que você chega pela tirolesa, anda de banana boat ou faz esqui. A praia é uma das preferidas para o surfe quando a maré está forte.
7.2 – Segunda Praia
É a praia mais badalada da Ilha, não só durante o dia como à noite. Durante o dia as barracas, no geral, não exigem consumação mínima, mas você precisará consumir alguma coisa. Nas noites de segundas e quintas-feiras acontecem luaus na praia; nos outros dias há até boate. A agitação vai longe e dura até o amanhecer.
7.3 – Terceira Praia
Com cerca de 800 m é a praia menos movimentada e mais distante da vila – por isso, boa para ver corais e peixes. Na frente da praia fica a Ilha de Caitá. Nela você pode alugar um caiaque e conhecer a ilha. Dessa praia também partem passeios para outros locais da região.
7.4 – Quarta Praia
Com cerca de 4 km é uma praia mais isolada, menos explorada e cheia de coqueiros. Na maré baixa, a praia ganha uma das melhores atrações da ilha, as piscinas naturais. Ela tem uma grande barreira de corais, onde é possível ver vários peixes.
7.5 – Quinta Praia ou Praia do Encanto
A Quinta Praia, também chamada de Praia do Encanto, tem aproximadamente 1600 m de extensão e é a praia mais isolada de Morro de São Paulo. Uma praia de tirar o fôlego de pura natureza. Praticamente 2 km de natureza intocada com apenas alguns luxuosos hotéis.
8 – Piscinas Naturais
As praias estão cercadas por grandes barreiras de recifes. Quando a maré está baixa se formam piscinas naturais pelos arredores dos arrecifes. Estas piscinas são os locais ideais para banhistas de qualquer idade.
9 – Praia da Gamboa, Ilha da Coroa do Meio e Praia da Argila
Uma ótima dica é o passeio para a Praia da Gamboa, Coroa do Meio e Praia da Argila. O passeio sai todos os dias da Terceira Praia e tem em média 5h duração.
10 – Passeio a Boipeba
Vizinha de Morro de São Paulo, Boipeba é uma das ilhas que faz parte do Arquipélago de Tinharé. Boipeba oferece paisagens deslumbrantes de tirar o fôlego, praias lindíssimas e primitivas, morros cobertos pela Mata Atlântica e um povo hospitaleiro.
QUER CONHECER MORRO DE SÃO PAULO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net