Mendoza é a quarta maior área metropolitana da Argentina. A cidade se concentra ao redor da Plaza Independência. A Ruta Nacional 7, a principal estrada entre Buenos Aires e Santiago, atravessa a cidade. Foto: Mendoza por Gabrielaparino – Pixabay
Na cidade existem muitos cibercafés e armazéns ao ar livre. Alguns lugares contam com redes wi-fi. Em 2005, Mendoza foi eleita a cidade mais digital da América Latina no “VI Encontro Ibero-americano de Cidades Digitais“. Em Mendoza, muitos serviços são oferecidos pela internet a seus cidadãos.
A cidade é uma parada frequente para os viajantes de aventura interessados em montanhismo, caminhadas, cavalgadas, rafting e outros esportes. No inverno, os esquiadores chegam à cidade para facilitar o acesso aos Andes.
Mendoza é uma das nove Grandes Capitais do Vinho e a cidade é um destino emergente de enoturismo. É possível explorar as centenas de vinícolas da região ao longo da “Rota do Vinho da Argentina“.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Mendoza
1 – Puente del Inca
À primeira vista, parece tudo feito pelas mãos do homem. Ao olhar mais atentamente, percebemos que a paisagem em tons de ocre é mesmo obra da natureza. A Puente del Inca surpreende pela grandiosidade da ponte natural sobre o Rio Caves. São 48 metros de comprimento e 28 de largura, encantando os turistas. A pouco mais de 180km de Mendoza, seguindo pela Ruta 7, a curiosa formação geomorfológica impulsiona a vida do pequeno povoado (com menos de 200 habitantes). A paisagem é completada pela Cordilheira dos Andes.
2 – Cerro de La Gloria
No alto do Cerro de La Gloria (ou Monte da Glória), o conjunto de imagens de nome “Ejército de los Andes” tem como ponto alto o General San Martín sobre o cavalo. É uma homenagem aos 100 anos da travessia da Cordilheira dos Andes, pelo exército a comando do general, em busca da independência argentina. Outros momentos desse capítulo argentino também estão representados. É quase como em um livro de história. O Cerro de La Gloria está localizado dentro do Parque General San Martín. A vista é digna da importância do monumento; do alto é possível ver toda a cidade de Mendoza e ainda apreciar um lindo pôr do sol.
3 – Mercado Central
No Mercado Central de Mendoza, pequenas lojas vendem as mais deliciosas iguarias argentinas, tudo regado a um bom papo com os vendedores. É, sem dúvida, um dos melhores lugares para experimentar a culinária local. Tudo simples, sem requinte e de encher os olhos e o estômago!
4 – Museo del Area Fundacional
Fundada em 1561, Mendoza sofreu, exatamente 300 anos depois, um forte terremoto que destruiu toda a cidade. Hoje reconstruída, Mendoza busca preservar parte dessa história no Museo del Area Fundacional. Mais do que um museu, o prédio é o berço da cidade. Na área você poderá ver escavações de antigos prédios soterrados e destruídos pelo terremoto.
5 – Museo del Pasado Cuyano
Na casa que pertenceu ao ex-governador Don Francisco Civit, declarada Monumento Histórico Nacional, funciona hoje o Museo del Pasado Cuyano. Em quatro pátios que compõem a casa você conhecerá mais sobre a história dos povos das províncias de Mendoza, San Juan e La Rioja. Ambientes que reproduzem a vida desses povos no século XIX – período da colônia – são o principal foco do museu.
6 – Museu Histórico General San Martín
Em homenagem a General San Martín – o grande libertador da Argentina, Chile e Peru, foi construído o Museo Histórico General San Martín. Lá podem ser vistos seus objetos pessoais, além de armas e uniformes do Exército Libertador, e cenários de época. O museu é pequeno e fica em uma das avenidas mais arborizadas de Mendoza, chamada de Alameda e construída a pedido do general.
7 – Parque General San Martín
Basta abrir uma pontinha de sol e os moradores de Mendoza correm para aproveitar o Parque General San Martín. Passando pelo imponente portão de ferro, acesse uma das mais belas regiões da cidade. A área, de 400 hectares, abriga várias praças, lagos, chafariz, parques infantis e espaços para piqueniques e churrascos. Além do zoológico, há o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas; o anfiteatro onde acontece a Festa da Vendímia; o Estádio Provincial Malvinas Argentina; a Universidade Nacional de Cuyo e até um clube de golfe.
8 – Parque Provincial Aconcágua
Na Cordilheira dos Andes, a 6.962 metros de altitude, está uma das maiores atrações de Mendoza. A “sentinela de pedra” – como é conhecido o monte Aconcágua – é tão imponente que parece mesmo tomar conta de toda a província. O ponto mais alto das Américas atrai montanhistas de todo o mundo. Em busca de superar limites, eles encaram as paredes de gelo e realizam uma das mais perigosas escaladas do mundo. OBS.: O Parque Provincial Aconcágua permanece fechado na maior parte do ano, devido à periculosidade das trilhas. Ele costuma estar aberto entre novembro e fevereiro, mas a data exata varia todos os anos.
9 – Plaza Independencia
A Plaza Independencia é a maior praça da cidade. Cada ponto da praça guarda uma boa surpresa: feira de artesanato; palcos de apresentações artísticas; fontes luminosas; o Museu Municipal de Arte Moderna; o Teatro Municipal e quiosques de comidas típicas são algumas delas. Espetáculos de música e teatro também surgem quando menos se espera.
10 – Puente Picheuta
A 21km da vila de Uspallata, a pequena ponte de pedras e argamassa já foi passagem oficial entre Argentina e Chile. Parte do cenário de um dos mais importantes eventos da história daqueles países, atualmente é cartão-postal e parada obrigatória para quem faz o “tour de alta montanha“.
QUER CONHECER MENDOZA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net