Com ruas projetadas e ares de primeiro mundo, a cidade paranaense tem na sua vida cotidiana um dos principais atrativos para os viajantes. Caminhar pelas ruas e usufruir das inúmeras áreas verdes da cidade, são atividades que todos os turistas devem fazer assim que chegarem ao município. Foto: Maringá_City Por O Silmarillion – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, Wikipédia
Os parques maringaenses também são atrativos que não podem ficar de fora do seu roteiro. O mais famoso deles é o Parque do Ingá, inaugurado em 1970. No local você também encontra o Museu Biológico do Parque do Ingá, que abriga um vasto acervo de fungos, vegetais, insetos, rochas, além de exemplares da fauna e flora locais.
Como forma de saudar a cultura japonesa, o município disponibiliza também o Parque do Japão, localizado em uma área de preservação ambiental. Já o Parque Alfredo Werner Nyffeler é uma das maiores áreas de lazer abertas à população maringaense.
Para quem gosta de museus, a cidade tem duas atrações imperdíveis! O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), abriga exposições relacionadas a zoologia, paleontologia, etc. Já o Museu Unicesumar é composto pela Casa do Pioneiro, pelo Museu Interativo e pelo Espaço do Automóvel. O objetivo do local é conservar a história do município, assim como abordar a vida dos pioneiros que se estabeleceram na região.
Agora para quem quer cair de boca na gastronomia local, a boa pedida é ir até o Mercadão de Maringá. Com mais de 100 boxes o estabelecimento surge como boa opção para quem deseja almoçar em um dos lugares disponíveis por lá.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Maringá!
1 – Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória
Construída entre julho de 1959 e maio de 1972, de forma cônica, possui um diâmetro externo de 50 m e uma nave circular, com diâmetro interno de 38 m. Apresenta 114 m de altura, mais dez metros de cruz no topo, somando 124 m.
É o 10º monumento mais alto do mundo e o primeiro da América do sul. Contornando a catedral, abaixo das rampas de acesso ao seu interior, estão os espelhos d’água que formam as fontes luminosas com chafariz, que jorram suas águas a mais de 5 m de altura.
2 – Parque do Japão
Um acordo de irmandade entre as cidades de Maringá e Kakogawa, assinado em 2 de julho de 1973, fez surgir um grandioso projeto no município de Maringá, o Parque do Japão. O lançamento da pedra fundamental aconteceu em 10 de maio de 2006, quando iniciou-se a construção do parque.
Inaugurado em 2013, o Parque do Japão conta com uma área de preservação ambiental com 100.000 m² e possui marcos da imigração japonesa no Brasil, como o monumento da imigração japonesa, os bonsais e as carpas.
3 – Mercadão Municipal de Maringá
Inaugurado em outubro de 2009, o Mercadão Municipal de Maringá conta com 4,5 mil metros quadrados. São 117 boxes de hortifrutigranjeiros, queijos, peixaria, condimentos, açougues e restaurantes.
4 – Parque do Ingá
Inaugurado em 10 de outubro de 1971, o parque localiza-se numa área de 47,3 hectares e dispõe de lago artificial, zoológico com exposição de animais da fauna regional, parque infantil, cancha de bocha, pista de “cooper” e quiosque. Além disso, o Parque também conta com uma gruta “Gruta Nossa Senhora Aparecida“, lanchonete e um jardim imperial japonês.
5 – Teatro Calil Haddad
Inaugurado em 30 de dezembro de 1996, a obra leva o nome do primeiro teatrólogo de Maringá, o qual, fez surgir os primeiros grupos de teatro em Maringá. O teatro tem Capacidade para 800 pessoas, sendo 600 na platéia e 200 no balcão. Dotado de Centro de Convenções e Museu Histórico e Botânico é um dos mais importantes centros culturais da cidade.
6 – Parque Alfredo Werner Nyffeler
Implantado em 1988 com o objetivo de revitalizar uma antiga área degradada e também de proteção à nascente do Ribeirão Morangueiro, o parque é, atualmente, um agradável local de lazer da cidade.
O parque possui uma área de lazer de 104.867,82 m² que abriga um lago artificial onde permite-se a pesca nos finais de semana. Possui espaço com churrasqueiras e arborização, dois campos de futebol suíço, parque infantil, mirante e pista de corrida com 1.005 m.
7 – Capela Santa Cruz
Sua construção contou com a colaboração de todos os moradores. Inaugurada em 1946. Tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e restaurada recentemente, a capela possui no seu interior quadros e imagens sacras – algumas vindas da Espanha. Em 29 de maio de 1991, ocorreu a sua reinauguração, com missa dos pioneiros.
8 – Bosque das Grevíleas
Com área de 44.600 m², possui em seu interior somente uma espécie de árvore, a grevílea. É um local bonito e singular. Possui um pista interna para cooper, ciclovia e local para ginástica, além de uma bela vista de buganvíleas que circundam o bosque.
9 – Museu Unicesumar
O Museu Unicesumar, inaugurado em outubro de 2011, foi criado para contar e conservar a história de Maringá e de seus pioneiros. É um museu multidinâmico que reúne a história, aliada à tecnologia, para relatar o desenvolvimento da cidade desde o seu surgimento até os dias atuais, a partir de quatro unidades que se complementam.
10 – Estádio Regional Willie Davids
Fundado em 30 de março de 1953, pela primeira diretora do Melhoramentos Futebol Clube, o estádio tem capacidade para 21.600 espectadores. No dia 12 de maio de 1957 o estádio foi inaugurado com o jogo de futebol entre o Melhoramentos e o Londrina.
CONHEÇA MARINGÁ COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net