Conhecida como a “Paris dos Trópicos“, devido a sua intensa modernização durante o Ciclo da Borracha – período de grande crescimento econômico e social no Brasil, Manaus fica bem no meio da Floresta Amazônica. Foto: Praia de Ponta Negra por Ana Claudia Jatahy – MTur

Capital do estado do Amazonas, Manaus destaca-se como a principal metrópole da região e é a entrada natural para quem quer conhecer a Floresta. Um dos destaques da cidade é o Teatro Amazonas, com sua cúpula colorida composta por 36 mil peças de cerâmica esmaltada.

Os barcos são o principal meio de transporte para os hotéis de selva, para ver o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, para mergulhar com botos cor-de-rosa em Anavilhanas e para visitar balneários como a Praia da Lua.

Os passeios em grandes rios ou estreitos igarapés também proporcionam o contato com comunidades ribeirinhas, e dão oportunidade para conhecer a influência indígena em sua maior expressão.

Não deixe de experimentar a gastronomia local, com seus pratos exóticos. Entre os que mais despertam curiosidade está o “tacacá”, espécie de sopa preparada com tucupi, camarão seco, goma de mandioca e folhas de jambu.

Para a sobremesa, recomendam-se as frutas locais, como açaí, araçá, cupuaçu, graviola, buriti e taperebá. Os quitutes podem ser experimentados em diversos restaurantes da cidade, na orla da Praia de Ponta Negra e até em quiosques de rua.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Manaus!

Encontro das Aguas – Foto: Ana Claudia Jatahy/MTur

1 – Teatro Amazonas

É o mais importante edifício da cidade, não somente por seu incalculável valor arquitetônico, como também por sua importância histórica, pois é uma prova viva da prosperidade e riqueza do ciclo áureo da borracha.

Hoje, o Teatro Amazonas promove apresentações com a Companhia de Dança, com o Coral e com a Orquestra Filarmônica do Amazonas. O teatro é palco de espetáculos regionais, nacionais e internacionais e tem capacidade para 700 pessoas.

2 – Palácio Rio Negro

Foi construído para ser a moradia de um abastado comerciante da borracha, o alemão Waldemar Scholtz. O Palácio Rio Negro foi inaugurado no final do século XIX e ficou conhecido na época de sua construção como Palacete Scholtz. Foi tombado como patrimônio estadual em 1980. Hoje em dia promove exposições de arte, shows, peças teatrais e outras atividades culturais.

3 – Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça é um imponente prédio que foi construído há mais de 100 anos para ser a sede do poder Judiciário do Amazonas. Com a mudança deste para outro endereço, o prédio foi revitalizado e funciona desde 2006 como centro cultural, com exposições e atividades artístico-culturais. Seu interior é rico em ornamentações. A mobília é centenária.

4 – Centro Cultural Povos da Amazônia

Inaugurado em 21 de maio de 2007, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) é um espaço que visa valorizar, fomentar e disseminar as informações sobre os países da Amazônia Continental, formada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e a Guiana Francesa. Também é um local para acolher as expressões artísticas e científicas, além de possuir áreas para eventos e convenções.

5 – MUSA – Jardim Botânico

Esta é uma ótima oportunidade para adentrar-se no abundante universo de espécies botânicas da Amazônia, pois oferece um programa que agrada tanto aos visitantes nacionais como estrangeiros: passeios por trilhas com guias, educação ambiental, biblioteca com informações sobre botânica e meio ambiente, exposições, eventos e cursos com temas ambientais.

6 – Igreja de São Sebastião

Construída em 1888, tem estilo eclético, com alguns elementos de diferentes estilos, como o gótico e o neoclássico, e seu interior é marcado por painéis e vitrais europeus, bem ao estilo da época. Intactas, as pinturas que cobrem o teto até o altar, incluindo a cúpula e as paredes, trazidas da Itália e afixadas no local, são de autoria de Silvio Centofanti, Francisco Campanella e Ballerini. Desde sua fundação, a igreja pertence aos padres capuchinhos.

7 – Ponte Rio Negro

A Ponte Rio Negro é uma ponte estaiada que atravessa o Rio Negro, no estado do Amazonas. Ela conecta os municípios de Manaus e Iranduba, fazendo parte da rodovia Manoel Urbano (AM-070). Inaugurada em 24 de outubro de 2011, é a única ponte que atravessa o trecho brasileiro do Rio Negro, sendo considerada uma das maiores pontes dessa espécie no Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão.

8 – Praia de Ponta Negra

A Praia da Ponta Negra fica a 13 km do centro de Manaus e é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde muitas opções de lazer são oferecidas aos visitantes: nadar, correr, praticar vôlei, futebol, futevôlei, skate, caminhar ou simplesmente apreciar a beleza e a magia da natureza. É um dos complexos turísticos mais modernos da atualidade.

9 – Praia da Lua

Com areia branca e água limpa, a praia em formato de meia lua fica na margem esquerda do rio Negro, a 23 km de Manaus. A vegetação do entorno é naturalmente bela e a faixa de areia varia conforme a época (é larga de agosto a novembro, período de vazante dos rios, e estreita a partir de dezembro).

10 – Encontro das Águas

É o resultado da fantástica junção das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Amazonas, que no trecho compreendido entre os Municípios de Tabatinga e Manaus é popularmente conhecido como Rio Solimões. Os rios correm lado a lado, sem se misturar, por uma distância que varia entre 6 a 18 km, conforme a época do ano, proporcionando um espetáculo inesquecível. O fenômeno ocorre devido à diferença das temperaturas, densidades e correntezas das águas dos rios.

CONHEÇA MANAUS COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.