Macapá é conhecida como a “Capital do Meio do Mundo” por ser a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador. Lá pode-se observar os equinócios da primavera (março) e do outono (setembro), quando os dias e as noites têm a mesma duração. Foto: Marco Zero do Equador por Marcia do Carmo – MTur
Com sua costa banhada pelo rio Amazonas, a capital amapaense guarda uma relíquia da arquitetura militar do século XVIII: a Fortaleza de São José de Macapá; uma fortificação construída para a defesa do território brasileiro na época da colonização portuguesa na Amazônia.
O passeio de barco no rio Amazonas é o mais clássico e tradicional do ecoturismo em Macapá. De barco é possível conhecer a Ilha de Marajó, Belém e Santarém. Na época da cheia, o rio Amazonas também é ótimo para a prática de esportes aquáticos.
Entre os pontos turísticos da zona urbana estão o Parque Meio do Mundo, o Trapiche Eliézer Levy, o Complexo do Marco Zero, o estádio de futebol Zerão e o sambódromo, onde acontece um desfile de escolas de samba animado e colorido durante o Carnaval.
Macapá é uma mistura de culturas! O bater dos tambores e a dança do marabaixo, tipo de coreografia improvisada com duração de vários dias e noites, relembra o sofrimento dos escravos que ajudaram a construir a cidade. A comunidade Quilombola do Curiaú, a 12 km de Macapá, preserva sua cultura quase intacta em meio ao verde da selva.
A gastronomia amapaense está diretamente ligada aos primeiros habitantes da região, os índios. Os pratos preparados com produtos e temperos amazônicos fazem a alegria dos habitantes e dos turistas, tal como a pescada de gurijuba, um peixe muito encontrado na região, o camarão no bafo e o vatapá.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Macapá!
1 – Praça Floriano Peixoto
Criada em 23 janeiro de 1922, a Praça Floriano Peixoto é considerada um dos cartões postais mais belos de Macapá, graças à sua abundante arborização e fácil acesso ao público. Uma vez por ano é colocado cerca de duas toneladas de peixe no lago da praça Floriano Peixoto para a tradicional pescaria coletiva que acontece sempre no dia 1º de Maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador.
2 – Marco Zero do Equador
Formado por um monumento construído sobre a linha imaginária do Equador que divide a Terra em dois hemisférios, o Marco Zero do Equador é um dos mais interessantes pontos turísticos de Macapá. Conta com um obelisco de aproximadamente 30 m de altura com uma abertura circular no centro, onde o sol incide na época do equinócio – fenômeno que acontece somente nos meses de março e setembro. O complexo contempla ainda terraço, espaço para shows, além de salão para exposição, restaurante e loja de produtos artesanais.
3 – Fortaleza de São José do Macapá
Quem visita esta fortificação militar, tombada em 1950 como Patrimônio Histórico Nacional, faz uma viagem no tempo do Brasil colônia. Localizada no centro da cidade e as margens do rio amazonas, a entrada para visitação é franca e acontece diariamente.
4 – Casa do Artesão
É o maior centro de artesanato amapaense. Possibilita a exposição e a comercialização de trabalhos dos artesões locais e também indígenas, fomentando a atividade artesanal e promovendo a geração de emprego e renda aos artesões do Estado. Na confecção das peças são utilizados o vime, madeira, argila, fibra vegetal, sementes, penas, entre outros elementos retirados da natureza, sem impactar o meio ambiente.
5 – Igreja Matriz de São José do Macapá
Inaugurada em 6 de março de 1761, a Igreja Matriz de São José de Macapá é o monumento mais antigo da cidade. É possível encontrar em seu interior a imagem original de São José, esculpida em madeira. Tombada em 17 de março de 2015, a Igreja tornou-se patrimônio histórico e cultural do Amapá, através da Lei nº 1.870.
6 – Museu Sacaca
O Museu Sacaca (Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca) é uma instituição cultural e científica localizada em Macapá. Inaugurado em 1997, o museu tem o objetivo de promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, abrangendo o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos, além de divulgar as pesquisas realizadas pelo IEPA, por meio de exposições e atividades didáticas.
7 – Mercado Central de Macapá
O Mercado Central é um dos pontos turísticos mais visitados da capital amapaense. Inaugurado em 1953, foi considerado o reduto de compras das famílias amapaenses nos anos 1950. O Mercado foi reinaugurado em 16 de janeiro de 2020 com uma nova estrutura: 63 boxes, três vezes mais que antigamente, elevador para acessibilidade, novos banheiros, calçamento e jardim com chafariz.
8 – Orla de Macapá
A orla da cidade é urbanizada e é um convite para uma caminhada ou para um piquenique, algo que os macapaenses fazem muito. A parte mais interessante fica perto da fortaleza, onde existem vários quiosques com bares e restaurantes. Esse é um ótimo lugar pra curtir a noite também, com música ao vivo e ruas fechadas com atrações para as crianças.
9 – Trapiche Eliezer Levy
Esse píer construído na década de 40 ganhou novos ares nos últimos anos. O trapiche tem 472 metros de comprimento e é servido por um bondinho elétrico para transporte de turistas, sorveteria, área coberta, estação de embarque e desembarque de passageiros, restaurante e uma pequena praça. O local também oferece uma visão diferente de Macapá, do rio para a cidade.
10 – Quilombo do Curiaú
A Vila do Curiaú é uma comunidade tradicional localizada a oito quilômetros da cidade de Macapá, a capital do Amapá, onde as famílias remanescentes de quilombolas ainda guardam na memória a história dos seus antepassados. O Curiaú é também uma área de preservação ambiental (APA), que tem como objetivo a proteção e conservação dos recursos naturais e ambientais da região.
CONHEÇA MACAPÁ COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net