Conhecida como a capital do café, Londrina fica localizada no norte do Paraná, a aproximadamente 380 km de distância da capital Curitiba. Foto: Londrina por Carlos Alves – Pixabay
O nome é uma homenagem aos colonizadores ingleses, da cidade de Londres. O nome Londrina foi escolhido por significar pequena Londres.
A cidade conta com muitas movimentações culturais, como o Festival Internacional de Teatro que é a sua maior atração. Além disso, museus, cinemas e orquestra de câmara fazem parte da veia artística local.
A área verde é outro ponto de destaque em Londrina, que possui como cartão postal a gigante cachoeira Salto do Apucaraninha. A cidade tem 7.711.227,31 m² de área verde, com parques, praças e até uma floresta urbana.
Conheça os melhores pontos turísticos de Londrina!
1 – Santuário de Graças Schoenstatt
Fundado em 25 de abril de 1948 e com sua inauguração em 18 de maio de 1950, o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Londrina, tem a missão de ser Tabor da Esmagadora da Serpente. Dia 18 de cada mês tem missa da Aliança de Amor e Romaria às 20h.
2 – Lago Igapó
O Igapó foi inaugurado em 10 de dezembro de 1959, no dia do Jubileu de Prata de Londrina. É um local de lazer, que além da represa, propicia a prática de esportes náuticos.
Possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pistas de aeromodelismo e foto clube. Em 1996, o lago foi esvaziado, limpo e teve suas margens revitalizadas, ganhando a ciclovia, o Teatro do Lago, Jardins e chafariz.
3 – Catedral Metropolitana de Londrina
A Catedral de Londrina passou por três construções, o que causou uma enorme mudança desde sua forma original. A primeira Catedral foi construída em madeira no ano de 1934.
Em 1943 foi inaugurada a Catedral de alvenaria, que mais tarde foi demolida em parte, para dar lugar à nova Catedral, construída em 1970. No ano de 1967, a paróquia de Londrina foi elevada a categoria de Diocese. Em novembro de 1970 foi elevada a arquidiocese.
4 – Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”
O prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, construído entre os anos de 1946 e 1949, teve suas atividades de origem encerradas em 1982. Após esse período, passou por um processo de adequação de seus espaços para abrigar o Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss.
Na antiga plataforma de embarque estão expostos dois carros ferroviários como parte do acervo do Museu, que inclui uma locomotiva Baldwin e seu tender de abastecimento.
5 – Jardim Botânico de Londrina
O Jardim Botânico de Londrina foi aberto ao público em 17/12/2013 e é uma das mais importantes unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas no Paraná.
O Jardim Botânico é um espaço voltado à proteção e cultivo de espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção, ou econômica e ecologicamente importantes para a restauração e reabilitação de ecossistemas.
6 – Calçadão de Londrina
O Calçadão foi implantado em 1977 e originou-se da reurbanização das Praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins, como projeto do arquiteto Jaime Lerner.
No Calçadão os artesãos expõem seus trabalhos, grupos de teatro apresentam peças, músicos cantam, dançam e tocam. Além disso, o Calçadão possui bancas de revistas, lanchonetes, choperias, floriculturas, lojas, bancos, restaurantes, teatro e até um coreto.
7 – Salto do Apucaraninha
O Salto do Apucaraninha é uma cachoeira de 116 metros de altura localizada a cerca de 80 Km do centro de Londrina, dentro da reserva indígena Apucaraninha, pertencente aos índios Kaingang. O visitante interessado em conhecê-la, precisa obter autorização da FUNAI.
8 – Biblioteca Pública Municipal
A Biblioteca Pública Municipal de Londrina (BPML) foi inaugurada em 04 de setembro de 1951. Recebeu o nome de Biblioteca Pública “Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza”. A Biblioteca Pública possui atualmente um acervo variado destinado à consulta do público em geral.
9 – Monumento “O Passageiro”
Um dos monumentos mais conhecidos de Londrina, “O Passageiro”, foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 1987 em comemoração ao 55º aniversário da Viação Garcia. A escultura tem 15 metros de altura e possui colunas de concreto que apoiam uma esfera de cinco metros de diâmetro.
10 – Estádio do Café
O Estádio Municipal Jacy Scaff, mais conhecido como Estádio do Café, está localizado a 4 km do centro de Londrina.
Construído no formato de ferradura, com abertura para o centro da cidade, o Estádio do Café proporciona uma vista privilegiada de Londrina. Possui capacidade para 45 mil pessoas e seu sistema de iluminação é um dos mais modernos.
QUER CONHECER LONDRINA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net