Localizada no interior do estado de São Paulo, Jundiaí é considerada a 9ª cidade com maior qualidade de vida do Brasil e também um dos municípios mais seguros do país. A cidade é conhecida como a “terra da uva e do morango” e produz atualmente 30% da uva do Estado.
Foto: Jardim Botânico por João Batista Shimoto, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=53287722
A paisagem mais marcante da cidade é a Serra do Japi, uma das grandes áreas de Mata Atlântica nativa contínua no estado de São Paulo, denominada como “Castelo de Águas” por muitos naturalistas devido a sua riqueza hídrica. Foi tombada em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e, posteriormente, regulamentada como “reserva biológica“. Foi declarada em 1992 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como “reserva da biosfera da mata atlântica“.
Jundiaí possui diversos parques e jardins botânicos como o Bosque José Antônio Ferraz – Jardim Copacabana, o Jardim Botânico de Jundiaí, o Parque Botânico Eloy Chaves, o Parque Botânico Tulipas “Professor Aziz Ab`Saber”, o Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva e o Parque da Cidade. Além dos parques, a cidade conta ainda com a Reserva Biológica da Serra do Japi, um dos símbolos da cidade.
A cidade possui, em seu Roteiro Turístico Rural, muitas adegas como Beraldo de Cale, Brunholi, Mazziero e Castanho. Além disso, estão sendo implementadas na cidade novas Rotas Turísticas como a Rota Turística do Castanho, a Rota Turística do Centro Histórico, a Rota Turística da Cultura Italiana, a Rota Turística do Terra Nova, a Rota Turística da Uva e a Rota Turística do Vinho.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Jundiaí!
1 – Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot
A Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot foi inaugurada em 18 de dezembro de 1970. O acervo inicial foi ampliado com a colaboração de várias entidades e cidadãos jundiaienses. O projeto de informatização foi totalmente implantado em 1999. No mesmo ano, foi instalada a Sala de Internet, com computadores para acesso à internet.
2 – Catedral Nossa Senhora do Desterro
Em 1651, foi iniciada a construção da igreja que substituiria a primeira capela construída pelos fundadores de Jundiaí. No ano de 1655, a nova igreja seria dedicada à Sagrada Família, tendo como padroeira Nossa Senhora do Desterro. Em 1886, a então Igreja de Nossa Senhora do Desterro passou por grande reforma e teve totalmente alterado seu estilo para Neogótico.
3 – Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento de Jundiaí foi fundado em 02 de Junho de 1667, por Estácio Ferreira e sua esposa Violante Jorge. O casal edificou a capela moré e nomearam como seu primeiro presidente, Frey João do Espírito Santo.
4 – Teatro Polytheama
O cine-teatro Polytheama foi inaugurado em 1911. Em 1920, era considerado o maior teatro do Estado de São Paulo, com 2920 lugares. Em 1927, o Polytheama passou por uma radical reforma interna, sendo reinaugurado em 1928. O Teatro Polytheama pode ser considerado um dos grandes atrativos culturais e turísticos da cidade. O teatro traz grande número de visitantes de outras cidades que vêm em busca das apresentações teatrais e dos shows culturais e musicais.
5 – Espaço Cultural Museu do Vinho
Um tonel de quase seis metros de altura, com capacidade para 110 mil litros de vinho, hoje abriga o Museu do Vinho, dentro do complexo Villa Brunholi. O Museu abriga a história da imigração italiana em Jundiaí. O local recebe 300 pessoas por final de semana. No local é possível encontrar painéis contando a história dividida em famílias, imigração e uva e vinho; além disso, utensílios de uso doméstico e produção de vinho.
6 – Museu da Companhia Paulista
O museu foi inaugurado em 9 de março de 1979 para ser um centro de referências e preservação sobre os suportes materiais da memória e a história da ferrovia da cidade de Jundiaí. Após passar por um processo de recuperação e restauro, foi reaberto em 14 de maio de 1995; Foi reinaugurado com novas bases museológicas, denominando-se Museu da Companhia Paulista. O local conta com um vasto acervo relacionado à história da ferrovia como mobiliário, ferramentas, réplicas, maquetes e imagens; além disso, uma coleção de livros e documentos concentrados na “Biblioteca do Museu”.
7 – Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
Foi inaugurado em 28 de março de 1965. Nas diversas salas do casarão, que foi residência do Barão de Jundiaí e, por isso, também é conhecido como “Solar do Barão”, o visitante poderá apreciar uma exposição de longa duração que retrata a história da casa e do Barão de Jundiaí. O Museu possui um auditório com capacidade para 80 pessoas e um um belo jardim totalmente arborizado, utilizado para descanso, leitura e lazer.
08 – Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
O Centro Jundiaiense de Cultura abriga a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, que reúne um acervo artístico, composto de 189 obras; são 15 esculturas, de artistas jundiaienses, brasileiros e internacionais. O espaço conta ainda com uma sala para administração e o Museu de Arte Didacta. Na parte superior, está a sala Professora Maria Albertina Bellini Peterson Leite, com capacidade para 100 pessoas; e a biblioteca de artes visuais, que conta com acervo de livros e hemeroteca sobre artes.
9 – Jardim Botânico Jundiaí
Inaugurado em 29 de dezembro de 2004, o Jardim Botânico de Jundiaí conta com uma área de 150.000 m²; vários jardins temáticos, entre eles japonês com uma pequena cascata, africano com plantas típicas da região, e italiano, com vários canteiros e estátuas. Possui ainda um pequeno espaço dedicado às plantas aromáticas e medicinais; viveiros de mudas, estufa de cactáceas e suculentas, orquidário, cachoeiras, trilhas e ciclovias que ligam o Jardim Botânico ao Parque da Cidade.
10 – Parque da Cidade
Inaugurado em 2.004, o moderno Parque da Cidade fica às margens da represa que abastece Jundiaí. Com 500.000 m², oferece áreas para piquenique, caminhadas ecológicas, leitura e diversão. Conta com duas pistas de cooper de 2,1 quilômetros cada, aparelhos de ginástica, bebedouros, sistema de som e duchas. O local conta, também, com jardim japonês, anfiteatro ao ar livre e áreas para apresentações artísticas. Há ainda parque de diversões, mesas de jogos (xadrez, damas e dominó), quadras poliesportivas, futebol de areia, trilhas e um pier para pequenas embarcações.
QUER CONHECER JUNDIAÍ?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net