Município do estado do Ceará, Juazeiro do Norte fica localizado na Região Metropolitana do Cariri, a 491 km da capital, Fortaleza. Foto: Letreiro de Juazeiro do Norte por Prefeitura de Juazeiro do Norte, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=65836055
Milhares de fiéis visitam Juazeiro do Norte ao longo do ano, seja para pagar promessas ou apenas rezar pela memória de Padre Cícero, o maior mito da religiosidade nordestina. O movimento é grande nos dias 24 de março e 20 de julho, datas de nascimento e morte do religioso. No mês de setembro, acontece a Festa de Nossa Senhora das Dores. Mas nenhum evento supera o Dia do Romeiro, comemorado em 1º de novembro com missas, procissões e “aceno de chapéus de palha”, uma recriação coletiva do gesto com que o padre saudava o povo.
O cartão-postal da cidade é a estátua de Padre Cícero, com 25 m de altura. Instalada na Colina do Horto, oferece vista panorâmica e abriga uma capela e um museu onde estão expostos objetos pessoais, pinturas e fotos do religioso. O roteiro também inclui o santuário do Coração de Jesus, a matriz de Nossa Senhora das Dores e a capela do Perpétuo Socorro, onde o padre está enterrado.
Não deixe de conhecer também, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza e o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. O sítio arqueológico está entre os mais importantes do país, reunindo mais de sete mil fósseis de peixes, insetos, répteis, anfíbios e vegetais.
A culinária também faz a fama de Juazeiro, que tem o baião-de-dois com pequi como carro-chefe. Também enchem os olhos o queijo da terra, a carne de sol com macaxeira e o mugunzá salgado, feito com milho, feijão, charque e mocotó de boi.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Juazeiro do Norte!
1 – Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores
Foi construída em 1875 pelo Padre Cícero Romão Batista e é a paróquia da Padroeira de Juazeiro do Norte. É conhecida pelos romeiros como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Trata-se de um dos pontos de grande visitação no município. Foi nesse templo onde ocorreu o primeiro milagre da transformação da hóstia em sangue na boca da Beata Maria de Araújo, no dia 1º de março de 1889. No seu entorno está a Praça dos Romeiros, onde ocorrem grandes concentrações de fiéis.
2 – Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Construída entre os anos de 1908 e 1909 e Conhecida como Capela do Socorro, a mesma está à frente do principal cemitério do município, e no seu altar-mor, foram sepultados os restos mortais do Padre Cícero no dia 21 de julho de 1934. Por isso, tornou-se um dos lugares considerados sagrados e de grande visitação em Juazeiro, principalmente durante a Romaria de Finados. Trata-se do único templo da cidade a ostentar imagens em vitrais do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo.
3 – Santuário de São Francisco das Chagas
A chamada Igreja dos Franciscanos foi construída em 1950, se constituindo num dos maiores e mais belos tempos dessa ordem no Brasil. A imagem de São Francisco no altar-mor foi esculpida em Gênova, na Itália. Sua torre de 53 metros de altura conta com oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco.
4 – Santuário do Sagrado Coração de Jesus
A Igreja dos Salesianos, como é mais conhecida pelos fiéis, foi construída em 1949. Para fazer valer sua vontade, Padre Cícero tornou como uma de suas herdeiras a ordem salesiana. A imagem do Coração de Jesus no altar-mor foi fabricada por alunos salesianos de Gênova, na Itália, e a arquitetura do templo é um dos cartões postais de Juazeiro.
5 – Museu Vivo de Padre Cícero
Inaugurado no dia 1º de novembro de 1999, no velho Casarão do Horto, o Museu Vivo de Padre Cícero possui cinco ambientações com personagens em tamanho real, a partir de resina de poliéster. Percorrendo os cômodos do imóvel, o visitante encontra o Padre Cícero em um café da manhã com amigos; em uma capela ao lado da beata Maria de Araújo – protagonista dos milagres; despachando com José Marrocos em seu gabinete; orando e descansando em uma rede. Na primeira sala do museu, fotos e dados sobre a vida do sacerdote, na casa que serviu para retiros espirituais do Padre Cícero.
6 – Teatro Marquise Branca
O Teatro Marquise Branca funciona em um dos prédios mais antigos de Juazeiro do Norte. Há quase duas décadas, o imóvel passou por obras de recuperação. A estrutura arquitetônica foi mantida. O prédio remonta à época do Padre Cícero e, agora, tornou-se espaço para fomentar a arte teatral em Juazeiro do Norte.
7 – Memorial Padre Cícero
Foi inaugurado no dia 22 de julho de 1988 com a presença do então Presidente da República, José Sarney, para ser um ambiente de estudos, pesquisas e palestras sobre o sacerdote. Existe um museu com vários objetos que foram do seu uso pessoal, como vestimentas e louças, além de fotografias e algumas obras de arte da época. O auditório tem capacidade para 400 pessoas e o Memorial foi construído no largo da Capela do Socorro, onde o sacerdote foi sepultado.
8 – Estátua de Padre Cícero
O monumento em homenagem ao Padre Cícero foi inaugurado no dia 1º de novembro de 1969, no alto da Serra do Catolé ou Colina do Horto, pelo então prefeito Mauro Sampaio. A estátua conta com 27 m de altura, e se constitui na terceira maior do mundo em concreto, esculpida por Armando Lacerda. Existe uma estimativa que aponta a visitação ao monumento na ordem de 2,5 milhões de pessoas por ano.
9 – Luzeiro do Nordeste
Trata-se de uma torre de 113 metros de altura, distribuída em 256 toneladas de aço, inaugurada no dia 1º de novembro de 2005, em frente à Praça dos Romeiros, se constituindo na maior do Nordeste. Foram quase oito anos de montagem. Ela foi concebida pelo arquiteto Luiz Deusdará e foi batizada de Luzeiro da Fé, como uma homenagem ao romeiro que visita Juazeiro do Norte. A torre está no caminho dos que seguem na direção da estátua de Padre Cícero na Colina do Horto.
10 – Santo Sepulcro
Um lugar místico e apontado como a antiga morada dos beatos que ali se refugiavam para as penitências e autoflagelações, principalmente nas épocas da Semana Santa. São várias capelas entre enormes pedras de formação em granito, após um caminho de vereda bastante sinuoso e cheio de ladeiras e areia, mas muita vegetação. No imaginário popular, simboliza o local em que Jesus Cristo foi crucificado. Existem as pedras do pecado, da escada e da coluna, junto às quais os fiéis acreditam na remissão dos seus pecados caso consigam ultrapassá-las. Uma delas é a pedra do joelho, onde Maria teria se ajoelhado.
QUER CONHECER JUAZEIRO DO NORTE?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net