Jaboatão dos Guararapes é uma das mais antigas e belas cidades brasileiras e possui um grande valor histórico, cultural e turístico para o país.
Foto: Praia de Piedade por Rafa Tecchio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40643686
A cidade está localizada no litoral pernambucano e possui uma orla marítima que chega a 8 km de terra cercada pela deslumbrante vista de suas lindas praias que encantam turistas e frequentadores.
Praias paradisíacas, Igrejas centenárias que ostentam uma bela arquitetura barroca, gastronomia rica e variada são algumas das muitas atrações que fazem parte do roteiro turístico de quem visita a cidade.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Jaboatão dos Guararapes!
1 – Praias de Piedade e de Candeias
O litoral jaboatonense é rodeado de praias calmas, de areia branca e cores cristalinas. São alguns dos mais apreciados pontos turísticos de Jaboatão.
Praia de Piedade – Com extensão de aproximadamente 4,5 km em praia quebrada e ondulada, sua vegetação é composta por coqueiros existentes nas residências da orla. Suas areias são finas e de tonalidade clara. Boa para o banho, apresenta média profundidade e intensidade de maré forte devido a praia ser desprotegida pelos arrecifes.
Praia de Candeias – Com extensão de aproximadamente 3 km em praia de trechos quebrados e trechos ondulados, suas areias são finas e claras. A vegetação corrente é de coqueiros, que dominam os quintais e jardins das casas a beira mar.
2 – Igreja Nossa Senhora da Piedade
A Igreja Nossa Senhora da Piedade data de 1683. Sofreu várias reformas e melhoramentos ao longo da sua história. Seu estilo é maneirista. É uma construção em alvenaria de pedra, com anexo de um convento erguido no século XVIII. A Igreja é tombada pelo IPHAN.
3 – Lagoa Azul
Localizada na zona rural de Jaboatão dos Guararapes, a Lagoa Azul esbanja beleza natural. O cenário é composto de paredões rochosos, água e árvores. Quem curte apreciar a natureza pode curtir a vista, entrar na água ou andar pela Lagoa. Já quem prefere uma aventura, o local possui um ponto fixo de rapel que funciona todos os sábados e domingos à partir das 9h.
4 – Ilha do Amor
Um local pitoresco e aconchegante, a Ilha do Amor é um lugar perfeito para quem quer relaxar e curtir momentos de tranquilidade e lazer. Aqui as crianças podem se divertir enquanto os adultos descansam. Quem gosta de mergulhar ou ficar tomando sol na areia vai gostar da Ilha do Amor, uma das mais belas e tranquilas praias de Jaboatão dos Guararapes.
5 – Parque Nacional dos Guararapes
Criado em 1973, o Parque Nacional dos Guararapes reúne mais de 3 km² de área e abriga três dos destinos turísticos mais visitados de Jaboatão: O histórico Monte dos Guararapes, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e a Festa da Pitomba.
Além disso, no Mirante André Vidal de Negreiros, se tem uma vista panorâmica de tirar o fôlego das três cidades vizinhas: Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. No parque pode-se desfrutar de atrações culturais e de lazer.
6 – Praia de Barra de Jangada
Com extensão de aproximadamente 400 m em praia quebrada, suas areias são finas e de tonalidade dourada, apresentando pequenos trechos de vegetação rasteira. Por ser uma praia localizada na foz do Rio Jaboatão, apresenta duas faces: uma voltada para o Oceano e outra voltada para a foz do rio.
7 – Igreja Nossa Senhora dos Prazeres
A atual igreja é oriunda de três fases de construções distintas e cada uma delas foi sucessivamente aproveitada nas ampliações da primitiva capela que constitui hoje a capela-mor da atual.
A primeira ampliação foi feita entre os anos de 1676 e 1680 com a construção da nave e dois altares laterias. Em 1755 foram iniciadas novas reformas.
No altar-mor da Igreja estão os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, os heróis da Restauração Pernambucana. A Igreja foi tombada em 1937.
8 – Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora
O Santuário foi construído em 1915, por um padre italiano. É de estilo romântico com forma externa bizantina. No frontispício, encontra-se a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com 4 m de altura, feita em gesso. Em 1918 foi inaugurada a escadaria com 52 degraus, que leva a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em baixo da pedra, na qual foi erguida a Basílica.
9 – Ruínas da Igreja do Rosário dos Homens Pretos
As ruínas da Igreja do Rosário dos Homens Pretos ficam localizadas no Povoado de Muribeca dos Guararapes, município de Jaboatão dos Guararapes. Situada na parte mais baixa do povoado, a igreja fica no lado oposto à Igreja Matriz do povoado, também sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. Sua condição de ruínas é um dos aspectos mais característicos e peculiares da localidade.
10 – Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Do lado externo do Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, embaixo da pedra na qual foi erguida a Basílica, encontra-se a gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O espaço é dotado de estrutura para hospedar romeiros.
QUER CONHECER JABOATÃO DOS GUARARAPES?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net