Itacoatiara é uma cidade repleta de história! O nome da cidade significa em dialeto indígena “Pedra pintada ou listada”, uma menção a um artefato arqueológico encontrado no solo da região.
Foto: Vista do Rio Amazonas da Orla de Itacoatiara Por Gabriel_David_R_Botelho, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66071014
De acordo com o historiador Francisco Gomes da Silva, a pedra, bem como outras encontradas na orla da cidade, é um objeto com inscrições rupestres e representações de figuras antropomorfas gravadas no período pré-histórico.
A história da cidade também está presente na arquitetura. Quem passeia pela orla, consegue ver construções antigas e prédios históricos, que lembram a batalha naval de 1932.
A Avenida Parque é o cartão postal da cidade. Ela teve seu início em 1928 através do primeiro prefeito da cidade Isaac José Peres, que tomou como referência a charmosa avenida parisiense Champs Elysées.
Localizado a 269 km de Manaus, o município também é muito conhecido pelo Festival da Canção de Itacoatiara – Fecani. O maior festival de música da região Norte do Brasil é realizado anualmente, no mês de setembro.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Itacoatiara!
1 – Orla de Itacoatiara – Rio Amazonas
A 1ª Etapa do Muro de Contenção da Orla da cidade foi construída em 2008 pelo Governo do Amazonas em convênio com a Prefeitura de Itacoatiara.
2 – Praça do Mirante
Foi inaugurada em 10/05/2003 e é um dos pontos turísticos mais visitados de Itacoatiara. Nesse lugar ao cair da tarde, você pode admirar um dos maiores espetáculos da natureza que é o pôr-do-sol sobre o Rio Amazonas.
3 – Catedral de Itacoatiara
Do fim do século XVIII para meados do seguinte, a velha matriz colonial sofreu várias reformas e ampliações. No inverno de 1927, parte dela desabou, e nova igreja foi levantada nos fundos da praça principal. A construção durou quase duas décadas, sendo concluída entre 1939 e 1940.
O sucedâneo da “Matriz” que nominava a principal igreja da antiga Paróquia e que, a partir da criação da Prelazia em 1963 passou a intitular-se “Catedral”, é um dos mais destacados da cidade.
4 – Praça Luiza Valério ou Praça do Relógio
Construída em 1968 pelo prefeito Aurélio Vieira dos Santos, é um dos pontos mais aprazíveis da cidade de Itacoatiara. Do local você pode admirar o melhor pôr-do-sol no Rio Amazonas.
5 – Capela de São Francisco
A capela de São Francisco, foi construída no século XIX pela família Lima Verde, que possuía residência em frente ao terreno da referida capela. Há no interior da capela, um altar feito em madeira de lei, que apresenta uma pequena estátua rústica de São Francisco. O pequeno templo religioso, apresenta estilo arquitetônico neoclássico, e fica situado no centro da cidade.
6 – Centro Cultural Velha Serpa
Inaugurado em 2009 o Centro Cultural Velha Serpa é um espaço administrado pela FALM e dedicado à atividades sociais, capacitação e disseminação da cultura local.
7 – Galeria de Artes Terezinha Peixoto
A Galeria funcionou durante longos anos na antiga Casa histórica da família Auzier. Em 2018, a Galeria de Artes Terezinha Peixoto passou a funcionar no 2º pavimento do palacete histórico da Academia Itacoatiarense de Letras; localizado em frente a Capela de São Francisco, com exposições de antiquários, obras de arte e o retorno do projeto Cinema na Praça entre outros.
8 – Avenida Parque da Cidade
A Avenida Parque, designada de “Jardim histórico”, principal via da cidade, tem mais de 1.800 m de extensão e duas pistas de rolamento cercando um passeio central rodeado de oitizeiros.
9 – Monumento a Pedra Histórica
Foi retirada da beira do Rio Amazonas e está depositada atualmente em frente à Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Contém grafadas as datas de 1744 e 1754, além da figura de uma cruz e a palavra TROPA.
As datas simbolizam a passagem do sertanista Francisco Xavier de Morais pelo Sítio Itaquatiara, em 1744, e a primeira viagem do governador Mendonça Furtado a caminho do Rio Negro, em 1754.
A cruz simboliza a presença da Igreja na Amazônia naqueles idos coloniais. A palavra tropa se reporta aos militares portugueses que acompanhavam o governador Mendonça Furtado.
10 – Campos Universitário ICET/UFAM
O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel foi criado em novembro de 2005 para atender a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara.
QUER CONHECER ITACOATIARA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net