Istambul é a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo. Devido à sua dimensão e importância, Istambul é considerada uma megacidade e uma cidade global. Algumas zonas históricas da parte europeia de Istambul foram declaradas Património Mundial pela UNESCO em 1985. Foto: Basílica de Santa Sofia por niekverlaan – Pixabay
Um ponto obrigatório de qualquer visita turística em Istambul é a área de “Sultanahmet”, onde se situava o centro da Bizâncio romana e da Constantinopla bizantina e otomana. A praça tem o nome do sultão Amade I (1590-1617), que ali construiu a grande mesquita que também tem o seu nome (mais conhecida como Mesquita Azul).
Na mesma área situava-se uma das alas do Grande Palácio dos imperadores bizantinos, do qual apenas restam algumas ruínas. Alguns mosaicos de grandes dimensões estão em exposição no Museu dos Mosaicos do Grande Palácio, situado numa das ruas em volta da praça.
A praça é dominada pela Mesquita Azul no lado sudoeste e pela Basílica de Santa Sofia a nordeste. Ao lado da mesquita se encontra o Museu de Arte Turca e Islâmica e se erguem dois obeliscos, um deles, o chamado Obelisco de Teodósio, trazido do Templo de Carnaque, no Egito. Numa das extremidades encontra-se a mais impressionante das muitas cisternas bizantinas da cidade, a “Cisterna da Basílica”, cujo nome em turco denuncia a sua grandeza: Yerebatan Sarayı (Palácio Subterrâneo).
Dentre os monumentos bizantinos, destacam-se a Igreja de São Salvador em Chora (Mesquita Kariye) e a Igreja de Pammakaristos (Mesquita de Fethiye), notáveis pelos seus frescos e mosaicos.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Istambul
1 – Basílica de Santa Sofia
A Basílica de Santa Sofia – ou Haghia Sophia, em grego – teve a sua primeira versão erguida pelo imperador Constantinius, em 360 a.C.; o prédio existente atualmente foi erguido a mando do imperador Justiniano (527-565 a.C.). A basílica é hoje um importante museu que impressiona por sua arquitetura imponente e pela grande quantidade de riquezas guardadas em seu interior. O local, declarado patrimônio mundial pela Unesco é uma das paradas obrigatórias em Istambul.
2 – Çemberlitas Hamami (banho turco)
O Hamam, o famoso e relaxante banho a vapor turco, é oferecido em diversos estabelecimentos de Istambul, a exemplo do tradicional Çemberlitas, em Sultanahmet. Ao chegar ao recinto, você deve escolher o tratamento e realizar o pagamento; depois disso um funcionário do local o encaminhará até a área dos banhos.
3 – Cisterna da Basílica
Datada do século VI, a Cisterna da Basílica ou Yerebatan Sarniçi, em turco, é, com certeza, um dos lugares mais impressionantes de Istambul. Construída durante o comando do imperador Justiniano com o objetivo de fornecer água para a cidade, a estrutura subterrânea possui um telhado com 65m de largura e 143m de comprimento, sustentado por mais de 300 belas colunas. Um dos pontos altos do tour em seu interior é, sem dúvida, a visita às duas colunas suportadas por cabeças de medusas, cuja origem é desconhecida.
4 – Grande Bazar (Kapalıçarşı)
O maior e mais antigo mercado coberto do mundo é também um dos símbolos de Istambul. São, ao todo, 30 mil metros quadrados de área, 18 portões, duas mesquitas, 60 ruas, quatro fontes e cerca de 5 mil lojas e ateliês que vendem tapetes, couro, joias, antiguidades, especiarias e uma série de outros artefatos para um público que varia de 250 a 400 mil visitantes por dia. Dentro do movimentado mercado você encontra restaurantes e cafés que servem os famosos chás turcos.
5 – Praça Sultanahmet
A área situada em frente à Mesquita Azul, onde atualmente fica a praça Sultanahmet (Sultanahmet Meydanı), um dia foi nada menos que o centro da vida Bizantina e Otomana, mais conhecido como o Hipódromo de Constantinopla. O local foi encomendado por Septimus Severus para sediar corridas de charretes e passou por algumas transformações ao longo do tempo, porém alguns monumentos permanecem até os dias atuais. No local é possível ver de perto o Obelisco de Theodosius (390 a.C.) e o obelisco de Walled, além da coluna de serpentes, dedicada a Apolo. Na parte norte da praça está a fonte alemã que é a lembrança de uma das visitas do imperador alemão Wilhelm II.
6 – Mesquita Azul
A Sultan Ahmet Camii, ou Mesquita Azul (nome não oficial), foi erguida durante o comando do sultão Ahmet I, entre 1606 e 1616. O imponente templo possui uma arquitetura impressionante, pela beleza de seus famosos azulejos azuis, pela imponente cúpula, pelo chão coberto de tapetes, entre vários outros elementos.
7 – Mesquita Süleymaniye (Süleymaniye Camii)
Em uma das sete colinas de Istambul você encontra uma das obras arquitetônicas mais belas da cidade, a Mesquita Süleymaniye. No local é possível ver de perto belíssimos vitrais, azulejos de Iznik ornamentando o Mihrab e quatro grandiosas colunas, além da cúpula.
8 – Museu Chora
Mosaicos e afrescos bizantinos podem ser vistos de perto no local que é considerado uma verdadeira joia de Istambul. Datado de 527-65 a.C., o museu – construído fora das muralhas de Constantinopla – funcionou primeiramente como igreja (São Salvador em Chora), porém tempos mais tarde a então igreja veio a se tornar uma mesquita e depois um museu, onde é possível admirar obras de arte de 1312 que retratam as vidas de Jesus e Maria.
9 – Museu de Arqueologia
No Museu de Arqueologia, cujo prédio também impressiona pela belíssima arquitetura, é possível ver de perto sarcófagos famosos, além da seção do tesouro e da biblioteca.
10 – Parque Gülhane
O Parque Gülhane é uma área repleta de verde e uma excelente sugestão para aqueles que desejam uma pausa entre um ponto turístico e outro. O belo parque, que um dia foi considerado o “jardim externo” do Palácio Topkapi, é um lugar bastante frequentado por habitantes locais.
QUER CONHECER ISTAMBUL?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net