Também conhecida como Saigon, a Cidade de Ho Chi Minh é a maior cidade do Vietnã. O principal centro econômico do Vietnã, é também um destino internacional emergente, com monumentos populares relacionados a resquícios de sua história exibidos por meio de sua arquitetura. O nome atual, Cidade de Ho Chi Minh, foi dado após a reunificação em 1976 para homenagear “Ho Chi Minh” – Ex-Presidente do Vietnã. Foto: Saigon por Minh Man Lê – Pixabay
As atrações turísticas da cidade de Ho Chi Minh estão relacionadas principalmente aos períodos de colonização francesa e à Guerra do Vietnã. O centro da cidade tem algumas avenidas largas em estilo americano e alguns prédios coloniais franceses. A maioria dos pontos turísticos estão presentes no Distrito 1 e ficam a uma curta distância um do outro.
Dentre os pontos turísticos da cidade podemos destacar o Palácio da Reunificação, a Câmara Municipal, o Teatro Municipal – também conhecido como Ópera, o Correio da Cidade, o Escritório do Banco do Estado, o Tribunal Popular da cidade e a Catedral de Notre-Dame – construída entre 1863 e 1880.
A cidade tem vários museus, incluindo o Museu da Cidade de Ho Chi Minh, o Museu de História Vietnamita, o Museu Revolucionário, o Museu das Forças Armadas do Sudeste, o Museu dos Remanescentes da Guerra, o Museu das Mulheres do Sul, o Museu de Belas Artes, o Nha Rong Memorial House e a Relíquia Ben Duoc dos Túneis Subterrâneos.
A cidade de Ho Chi Minh abriga também abriga centenas de cinemas e teatros, além do Zoológico e Jardim Botânico de Saigon que datam de 1865.
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Ho Chi Minh
1 – Saigon Notre-Dame Basilica (Nhà Thờ Đức Bà Sài Gòn)
Construída por franceses entre 1877 e 1883, a catedral de Notre-Dame tem estilo gótico/romano onde se destacam, na bela fachada, duas torres altas. Aos domingos, missas em vietnamita e em inglês são rezadas no local.
2 – Central dos Correios de Saigon (Bưu Điện Sài Gòn)
Na praça Cong Xa Paris, bem ao lado da Catedral de Notre-Dame, está o prédio da central dos Correios de Saigon. O local foi construído entre 1886 e 1891 pelo famoso arquiteto Gustave Eiffel (o mesmo que idealizou a Torre Eiffel na capital francesa). Na fachada do prédio, Gustave Eiffel imprimiu os rostos e os nomes de grande inventores da história, como André-Marie Ampère, Gay Lussac, Foucault, entre outros. Impressione-se com o rico interior da central, inspirado em uma antiga estação de trens da Europa.
3 – Museu da Guerra (Bảo tàng Chứng tích Chiến tranh)
Para conhecer o Museu de Guerra é preciso preparar o lado psicológico, pois o acervo do local conta em detalhes o passado marcado por conflitos vividos pelo país, em especial a Guerra do Vietnã, que resultou na morte de três milhões de vietnamitas. A exibição começa assim que o visitante cruza os portões de entrada, em um pátio externo onde se há alguns tanques americanos e aviões de guerra impressionantes.
4 – Bitexco Financial Tower
Do alto deste belo arranha-céus tem-se uma bela visão da antiga Saigon. Situado em uma área de negócios e entretenimento de HCMC, o prédio, cuja arquitetura foi inspirada em uma flor de lótus, tem 262 metros de altura e 68 andares. Lá dentro o visitante vai encontrar várias lojas – algumas de marcas famosas -, além de restaurantes e bares nos últimos andares, com vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
5 – Ben Thanh Market (Chợ Bến Thành)
Considerado um dos centros de compras mais famosos de Ho Chi Minh City com mais de três mil barracas. No local se vende de tudo um pouco: roupas, sapatos, acessórios, suvenires e, claro, uma seção inteira dedicada à gastronomia local.
6 – Reunification Palace (Dinh Thống Nhất)
O Palácio da Reunificação foi erguido em 1966 como a residência do Presidente do Vietnã do Sul. Foi contra os portões desse local que tanques comunistas chocaram-se em abril de 1975, momento no qual a antiga Saigon rendeu-se ao norte e a guerra do Vietnã foi encerrada. O tour pelo suntuoso prédio vale a pena, não só pelo passado cheio de história, mas também pela arquitetura suntuosa e pelos luxuosos e bem conservados quartos, como os aposentos do presidente.
7 – Le Loi Street
Uma das mais famosas ruas de Ho Chi Minh City com lojas de grifes internacionais badaladas, shopping centers, spas, restaurantes e hotéis cinco estrelas.
8 – Jade Emperor Pagoda
A Pagoda do Imperador de Jade é um verdadeiro tesouro entre os templos chineses. Erguido no início do século XX pelos cantoneses, o local tem uma atmosfera incrível, com incensos queimando por todo o ambiente, exóticos painéis de madeira trabalhada, estátuas de divindades – taoístas e budistas -, entre vários outros detalhes.
9 – Huong Lai
Pratos da tradicional cozinha vietnamita são servidos com maestria neste restaurante. Instalado no último andar de um prédio antigo, o Huong Lai impressiona com um menu delicioso, criativo e nada caro. Lá o cliente pode optar pelo cardápio à la carte, composto por 60 pratos, ou por menus fechados (mais indicados para casais e grupos maiores).
10 – i.d Café
Bem próximo ao famoso Mercado Ben Thanh está este cafe super aconchegante, cujo cardápio é repleto de delícias. Um lugar simplesmente perfeito para um bom café da manhã, lanches rápidos ao longo do dia ou apenas um drinque/café entre uma atração e outra.
QUER CONHECER HO CHI MINH?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net