Havana é a capital e a maior cidade de Cuba. Também é conhecida como a chave do Novo Mundo por sua localização estratégica. Foto: Havana por Rafael Rabassa Pérez – Pixabay
Cidade de uma rica tradição histórica e cultural, caracteriza-se por ser eclética e monumental ao mesmo tempo. O seu centro histórico contém interessante mistura de monumentos barrocos e neoclássicos.
Havana é repleta de fortificações e estruturas antigas, em sua maioria neoclássicas, que atraem turistas de todo o mundo. Entre várias outras se destaca o Capitólio de Havana. A Cidade antiga de Havana e suas fortificações foram incluídos pela UNESCO na Lista do Património Mundial em 1982.
Havana também é local de importantes eventos culturais de caráter internacional tais como o Festival de Ballet de Havana, o Festival do Novo Cinema Latino-Americano, o Festival de jazz Jazz Plaza e o Festival Internacional de Guitarra Leo Brouwer.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Havana!
1 – Malecón
A antiga Av. de Maceo, hoje conhecida como Malecón, é um dos símbolos da cidade. O Malecón é a avenida que corta a beira-mar e onde está também um extenso calçadão que os havanos usam para se exercitar e se divertir. Nesse calçadão muitas pessoas correm para se exercitar e apreciam o lindo pôr do sol.
2 – Capitólio Nacional
O Capitólio é a construção mais imponente de Havana e, com certeza, a que mais chama a atenção dos turistas. A construção se iniciou em 1926 e foi inaugurada 3 anos depois. Ele foi a sede do governo de Cuba e hoje funciona como Biblioteca Nacional e Academia Cubana de Ciências.
3 – Fortaleza de San Carlos de la Cabaña
A fortaleza foi construída no século XVIII com o objetivo de proteger a cidade a partir de um ponto estratégico, o que garante uma linda vista. A fortaleza é enorme, com diversos ambientes, salas e fossos, muito bonitos de admirar. Hoje em dia é feita uma encenação de como ocorria o momento em que os militares soltavam a bomba diária do canhão. Vale a pena ir ao lugar no final da tarde e aproveitar tanto o visual da cidade quanto a cerimônia.
4 – Catedral de San Cristóbal de la Habana
A Catedral de Havana demorou quase 30 anos para ser construída por completo e guarda uma curiosidade muito interessante: ao olhar sua fachada, não será difícil perceber que as duas torres possuem formas completamente diferentes uma da outra. Há missas aos domingos de manhã.
5 – Memorial a José Martí
Em frente à Praça da Revolução fica um Memorial dedicado a José Martí, com uma grande estátua do homenageado em mármore, um museu e um observatório com quase 130m de altura. Para ter uma vista panorâmica da cidade, esse lugar é simplesmente incrível – o ponto mais alto de Havana. Vale a pena subir e tirar várias fotos.
6 – Plaza de San Francisco de Asís
A praça tem diversos edifícios antigos, mas guarda um em especial, a Basílica de San Francisco. Essa praça é bastante antiga e foi construída no século XVI; tem algumas esculturas e uma fonte bem legal para refrescar o passeio.
7 – Museo de la Ciudad
O Museu da Cidade fica na antiga casa de capitães generais cubanos, mas que foi também palácio presidencial em tempos passados. O lugar tem um pátio arborizado muito bonito e uma arquitetura barroca muito rica. No interior do palácio estão diversos objetos de uso diário na casa.
8 – Monastério de São Francisco de Assis
Muito bonito e antigo, o monastério de San Francisco foi originalmente construído a partir de 1719. Num passeio por dentro pode-se conhecer os objetos que pertencem ao lugar e que foram usados ao longo dos anos nas cerimônias ali realizadas.
9 – Museo de la Revolucion
É um dos museus mais importantes para os cubanos porque retrata a história e os acontecimentos que deram a Cuba a forma que tem hoje. O edifício também é importante por ter sido o palácio presidencial utilizado por diversos presidentes. Em recortes de jornais, muitas fotografias e falas dos revolucionários, as salas explicam a história da revolução cubana e a tomada de Fidel frente aos americanos.
10 – Plaza Vieja
A Plaza Vieja (antigamente Plaza Nueva) possui edifícios antigos interessantes, além de bares e restaurantes bastante charmosos. Nas construções ao redor da praça é possível observar diferentes estilos arquitetônicos e, bem no centro, uma fonte construída em mármore, que frequentemente é enquadrada nas fotos. É na Plaza Vieja que fica uma agradável cervejaria, a Cámara Oscura.
QUER CONHECER HAVANA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net