Guaraqueçaba está situada numa região de rara beleza do litoral paranaense. A região possui vários atrativos turísticos e infra estrutura de pousadas e restaurantes. Foto: Porto de Guaraqueçaba por Renato Soares – MTur
A própria cidade de Guaraqueçaba é um atrativo! Na Ponta do Morretes é possível desfrutar o fim da tarde na companhia de botos. Há também várias construções históricas e bem preservadas. Ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, é possível fazer a trilha para o Morro do Quitumbê, local de beleza singular, principalmente ao pôr do sol.
Mais afastada da cidade, está a Reserva Natural Salto Morato, que possui centro de visitantes com exposições sobre Floresta Tropical e Mata Atlântica, espaço para cursos, aquário natural, trilhas, centro de pesquisas, laboratório básico, portal e loja de souvenir.
Outra opção é o passeio para a Ilha de Superagüi, feito com barcos (voadeiras), no qual é possível aproveitar a paisagem de mangue e o visual da ilha, área muito preservada.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Guaraqueçaba
1 – Reserva Natural Salto Morato
A Reserva Natural Salto Morato é uma belíssima opção de passeio para amantes de trilhas e natureza. Seu maior destaque fica por conta do Salto Morato, uma cachoeira com cerca de 100 metros. Além da cachoeira, a reserva possui outras opções de lazer, como uma figueira centenária, várias trilhas, uma piscina e um aquário naturais. A Reserva também possui centro de visitantes com exposições sobre Floresta Tropical e Mata Atlântica, espaço para cursos, centro de pesquisas, laboratório básico, portal e loja de souvenir. A Reserva é reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
2 – Porto de Guaraqueçaba
Por onde os barcos pequenos chegam trazendo carga e passageiros.
3 – Mirante da Serra Negra
O mirante marcou a inauguração da estrada PR-405 em 1970, que ligou definitivamente Antonina a Guaraqueçaba. Fica no alto de uma montanha de onde é possível avistar claramente a baía de Guaraqueçaba, a sede da cidade e as fazendas da região, além de toda a beleza das matas e montanhas. Após vencer a escadaria de 127 degraus até o seu topo, o turista é recompensado pela vista de toda a baia de Guaraqueçaba, com todos os seus contornos.
4 – Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões
Construída totalmente em pedras, a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões é a primeira construção da cidade e data de 1838. O altar é em forma de um barco com a base em formato de peixe.
5 – Centro Histórico de Guaraqueçaba
As ruas da cidade são cercadas por exemplares arquitetônicos do século XIX. Destacamos o sobrado que abriga a sede da Estação Ecológica administrada pelo IBAMA.
6 – Trilha do Quitumbê
A trilha para o Morro do Quitumbê possui cerca de 700 metros, bem demarcados em meio à vegetação nativa. A trilha começa ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões. O local possui uma beleza singular, principalmente ao pôr do sol.
7 – Ilha Rasa
Localizada na baía das Laranjeiras, a Ilha Rasa possui cerca de 600 habitantes. O roteiro é cheio de aventuras e lindas paisagens.
8 – Reserva Ecológica do Sebuí
Com 400,78 hectares, a reserva oferece visitas dirigidas em trilhas, observação de flora e fauna, passeio de canoa, além de banhos de rio e cachoeira. As atrações da reserva incluem dezenas de cachoeiras, trilhas ecológicas, manguezais e o contato intenso com uma área de Mata Atlântica em seu mais puro estado de conservação.
9 – Ilha de Superagui
No passeio para a Ilha de Superagüi, feito com barcos (voadeiras), é possível aproveitar a paisagem de mangue e o visual da ilha, área muito preservada.
10 – Ponta do Morretes
Na Ponta do Morretes, existem várias construções históricas e muitas delas são restaurantes e lanchonetes. Ainda é possível ir até um deque, que fica junto ao antigo mercado municipal da cidade. A maioria das construções está posicionada, em forma de meia-lua, de frente para a baía e para a Ponta do Morretes. Caminhando para o lado esquerdo, é possível percorrer uma pequena trilha, que proporcionará outros ângulos da cidade. No local é possível desfrutar o fim da tarde na companhia de botos.
CONHEÇA GUARAQUEÇABA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net