Localizada na região Oeste do Paraná, Guaíra conta com toda a estrutura para receber turistas que desejam além de relaxar, conhecer um pouco mais da história da colonização e curtir a natureza. Foto: Igreja Nosso Sr. do Perdão por Kiko Sierich – MTur

Na região destacam-se os passeios fluviais com direito a pesca amadora e profissional, além de uma parada na Lagoa Saraiva para mergulhar em suas águas quentes e transparentes. Também é possível fazer um passeio ecológico pelas trilhas da Ilha São Francisco e um safári fotográfico com registro da flora e da fauna.

Outro local de destaque na cidade é o Parque Nacional de Ilha Grande, uma das maiores áreas de preservação ambiental do Paraná, que une em seu vasto ecossistema o que há de melhor do cerrado e do pantanal.

No turismo cultural e histórico podemos destacar o Museu Sete Quedas e sua arte indígena; a Igreja de Pedra Nuestro Señor Del Perdón, construída com pedras das Sete Quedas; o Atelier do Frei Pacífico que retrata as belezas da natureza e da cultura indígena em peças de madeira; o Cine Teatro Sete Quedas um espaço cultural e moderno; a Locomotiva nº 4, um marco da primeira ferrovia do Oeste paranaense; e a Casa do Artesão onde o visitante pode adquirir peças de artesanato típico da região.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Guaíra!

1 – Parque Nacional de Ilha Grande

Criado em 1997, o Parque Nacional de Ilha Grande é uma das maiores áreas de preservação ambiental do Paraná, unindo em seu vasto ecossistema o que há de melhor do cerrado e do pantanal. Sua área abrange oito municípios, além de Guaíra. Além das inúmeras belezas da fauna e flora, destacam-se também os sítios históricos e arqueológicos, nas áreas de ocupação das cidades jesuítas e índios Xetá.

2 – Trilhas da Ilha de São Francisco

Para quem gosta de trilhas pela natureza, um ótimo passeio é conhecer as trilhas da Ilha de São Francisco. Por lá e possível observar um belíssimo pôr-do-sol e conhecer a natureza típica da região.

3 – Rio Paraná – Passeio de Barco

Além de contemplar a grandiosidade do Rio Paraná, o turista pode relaxar passeando de barco pelas suas águas, o segundo maior rio sul-americano, com extensão total de 4880 km. Durante o verão, é possível ainda desfrutar de momentos de lazer nas bancadas de areia que se formam em alguns pontos de suas margens.

4 – Ponte Ayrton Senna

Homenageando o inesquecível campeão brasileiro e mundial de Fórmula 1, a ponte liga a cidade de Guaíra, no Paraná, com o município de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Construída sobre o Rio Paraná, em seu único trecho não represado, a obra tem 3.600 metros de extensão, sendo também caminho para o turismo de compras em Salto Del Guaíra, no Paraguai.

5 – Lagoa Saraiva

Com água escura e espelhada, a lagoa natural está localizada na Ilha Grande, com cerca de 20 km de comprimento e 10 a 12 metros de profundidade. O local é considerado um santuário ecológico, propício à reprodução de espécies.

6 – Igreja Nosso Senhor Do Perdão

Templo de história e fé, a construção se destaca pelas pedras brutas encaixadas, arquitetura normanda e vitrais de origem hispano-argentino. Já as imagens de santos com feições indígenas, como Ignácio de Loyola e Roque Gonçalves, evocam a catequese dos jesuítas. Foi inaugurada em novembro de 1934 pela Companhia Mate Larangeira e fica aberta para visitação todos os dias.

7 – Museu Sete Quedas

Os artefatos indígenas, animais taxidermizados e fotos de época presentes no museu eternizam a história e cultura local. O prédio com mais de um século já foi sede da Companhia Mate Larangeira, e alguns utensílios da indústria também estão presentes no acervo do museu.

8 – Capela de Nossa Senhora de Caacupê

Uma residência tipicamente paraguaia onde no local foi construída a Capela de Nossa Senhora de Caacupê, conhecida como Casa da Dona Lucilla. Todos os anos devotos e simpatizantes se reúnem nos dias 07 e 08 de dezembro para uma grande festa popular realizada em louvor à padroeira do Paraguai.

9 – Cine Teatro Sete Quedas

Sua principal característica, são suas paredes de tijolos à vista. O espaço suporta até duas plateias distintas, uma interna e outra externa, ao ar livre, de acordo com o evento. O local tem capacidade para 164 pessoas, sendo constantemente usado para exibição de filmes, peças teatrais, shows e apresentações artísticas.

10 – Locomotiva nº 4

Localizada na Praça Eurico Gaspar Dutra, a locomotiva relembra a primeira ferrovia do oeste e noroeste paranaense, que ligava o município de Guaíra ao distrito de Porto Mendes. Foi construída em 1917 pela Companhia Mate Larangeira, com o propósito inicial de transportar erva-mate e madeiras de lei. Anos depois, serviu como transporte dos turistas que desejavam conhecer as Sete Quedas.

QUER CONHECER GUAÍRA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.