Capital de Goiás, Goiânia é porta de entrada para pontos turísticos como Caldas Novas, Rio Araguaia, Pirenópolis e Cidade de Goiás. O destino tem um dos maiores acervos arquitetônicos do país de arte déco. Foto: Parque Vaca Brava por Leandro Moura – MTur
Faça um passeio a pé pelo centro da cidade e uma parada na Praça Cívica, onde você poderá visitar vários atrativos como o Museu Zoroastro Artiaga e o Museu da Imagem e Som de Goiás, além do Monumento às 3 Raças, símbolo do município.
Outros dois espaços culturais merecem destaque. O primeiro é o Memorial do Cerrado, um complexo científico com vilas antigas, aldeias indígenas e quilombos cenográficos, Museu de História Natural e trilhas ecológicas. O segundo é o Centro Cultural Oscar Niemeyer que abriga o Museu de Arte Contemporânea de Goiás além de ser um espaço para eventos e convivência do público jovem, especialmente nas tardes dos fins de semana.
Os parques urbanos, como o Flamboyant, o Vaca Brava e o Areião, são como oásis para os moradores e visitantes, e um convite para a conexão com a natureza, a convivência e a prática de esportes, especialmente aos domingos.
A vida noturna é bastante agitada, especialmente embalada pelo sertanejo, ritmo que tem como berço o Estado de Goiás. A capital goiana também tem um dos maiores cenários de rock independente do País e sedia grandes festivais.
A culinária local é riquíssima. Itens como pamonha, arroz com galinha caipira, empadão goiano e pequi não podem faltar na sua experiência gastronômica. Você também pode visitar as sorveterias especializadas em frutos do Cerrado e degustar sabores que não se comparam a nenhum outro. Conhecido como a savana brasileira, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e é rico em biodiversidade.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Goiânia!
1- Parque Flamboyant
O Parque Flamboyant reúne em uma área de aproximadamente 125 mil m² varias opções para o lazer. No parque é possível encontrar dois lagos com fonte luminosa, além de um belo jardim japonês, mirante, área para ginástica, pista de cooper e ciclovia.
2- Praça Cívica e Monumento as Três Raças
Localizada no centro da cidade de Goiânia a Praça Cívica é o ponto de partida dos principais roteiros de viagens. O Monumento as Três Raças foi inaugurado em 1968 e foi todo esculpido em granito e bronze; sua altura atinge a marca dos 6 metros e seu peso ultrapassa os 300 kg. O Monumento foi criado para homenagear a miscigenação das Três Raças, o Negro, Índio e Branco.
3- Memorial do Cerrado
O Memorial do Cerrado tem como foco principal mostrar a origem do planeta Terra; no memorial é possível observar fatos que ocorreram a milhares de anos, incluindo a chegada dos portugueses ao Brasil. O memorial é dividido em quatro partes: Vila Cenográfica, Museu de História Natural, Aldeia Indígena e Quilombo. Visitar o Memorial do Cerrado é fazer uma incrível viagem no tempo!
4- Centro Cultural Oscar Niemeyer
O Centro Cultural Oscar Niemeyer reúne em um só lugar vários atrativos turísticos. Também possui exposições fixas e temporárias, além de sediar vários eventos artísticos. Além disso, o centro Cultural também abriga o monumento aos Direitos Humanos, museu, teatro e biblioteca.
5- Catedral Metropolitana de Goiânia
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Auxiliadora foi criada pelo Papa Pio XII, em 26 de março de 1956. O atual Arcebispo Metropolitano de Goiania é D. Washington Cruz, baiano de Itabuna.
6- Monumento dos Três Marcos
O projeto é composto por um monumento e uma passagem de nível com duas pistas e uma altura de 4,6 metros da laje até o chão, para uma possível melhoria do tráfego da região. Sua construção teve início em agosto de 2007 e foi concluída no final do mesmo ano.
7- Parque dos Buritis
Projetado no Plano Oriental da Cidade para ser uma área verde, é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Possui 141.500 m², cercado por árvores, lagos, e plantas rasteiras. O parque conta com três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos. Em uma delas está o maior jato d’água da América do Sul.
8- Jardim Zoológico de Goiânia
O Jardim Zoológico é um dos cartões postais mais visitados de Goiânia. Como uma das principais áreas verdes da cidade, é visitada por quase 500.000 pessoas por ano, onde atividades de lazer e cultura se juntam à importante missão de dedicar o espaço à atividades de educação ambiental e à conservação de espécies de animais silvestres.
9- Parque Vaca Brava
O Parque Sulivan Silvestre, mais conhecido como Parque Vaca Brava, ocupa uma área de 79.800 m² e contém um extenso lago e um pequeno bosque com espécie nativa de fauna e flora. Além disso, o parque conta com uma pista de cooper que o rodeia e por onde caminham centenas de pessoas diariamente. É famoso pelo seu chafariz, considerado uma das atrações do parque.
10- Estádio Serra Dourada
Inaugurado em 09 de março de 1975, é o sétimo maior e melhor estádio do país. Possui um amplo estacionamento para carros, com uma capacidade estimada de 10 mil vagas.
CONHEÇA GOIÂNIA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net