Localizado no agreste de Pernambuco, Garanhuns foi berço de muitos artistas e nomes que de alguma forma se destacaram por suas contribuições na arte, arquitetura, teatro, literatura, música e na política. Entre os filhos garanhuenses mais ilustres está o cantor, compositor e instrumentista José Domingos de Morais, popularmente conhecido como Dominguinhos. Foto: Garanhuns Floral clock por A. Júnior, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25628406

A cidade de Garanhuns é uma importante rota de turismo religioso, possuindo desde esculturas cristãs a igrejas de ricos traços arquitetônicos. O Cristo do Magano é considerado a imagem cristã de maior altitude do país em relação ao nível do mar.

A cidade de Garanhuns possui três parques municipais: o Parque Euclides Dourado, conhecido como “Parque dos Eucaliptos”, foi convertido em parque municipal e jardim zoológico em 1920; o Parque Ruber van der Linden, local de bela paisagem, com grandes árvores e uma nascente; e o Parque Natural das Nascentes do Rio Mundaú, com 34 hectares que asseguram a preservação de 65 espécies de flora e 66 espécies de fauna.

Festival de Inverno de Garanhuns é o principal evento realizado no município e o Maior Evento Multicultural Da America Latina. Atrai mais de 500 mil visitantes por ano e é o segundo mais importante atrativo do inverno pernambucano, após as festas juninas de Caruaru. Outro evento importante é o Festival Viva Dominguinhos, realizado no fim do mês de abril, sempre de quinta a sábado. O evento é em homenagem ao cantor e compositor Dominguinhos, que nasceu em Garanhuns, e conta com apresentações de artistas nacionais e locais.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Garanhuns!

1 – Cristo do Magano

Em 1954, uma imagem de Jesus Cristo crucificado com 4 m de altura foi esculpida pelo artista Renato Pantaleão. Destinava-se ao Alto do Magano, uma das 7 colinas da cidade e o segundo lugar mais alto de Pernambuco. Estando a 1.030 metros de altitude sobre um mirante em forma de fortaleza de pedra, é o Cristo mais alto do Brasil em relação ao nível do mar. O local oferece uma belíssima vista da cidade.

2 – Santuário Mãe Rainha

Erguido em 2004, o Santuário Mãe Rainha consiste em uma das únicas três réplicas do Santuário de Schöenstatt, na Alemanha, existentes no Nordeste brasileiro, de um total de 21 existentes no Brasil. É um importante centro de peregrinação e meditação.

3 – Relógio das Flores

Cartão-postal de Garanhuns, foi construído em 1981 na bela Praça Tavares Correia, a qual ainda abriga um Centro de Informações Turísticas. Medindo 4 m de diâmetro, é o único do Norte/Nordeste do Brasil a funcionar com cristal de quartzo, isto é, com componentes de alta tecnologia, que atrasa apenas 1 minuto por ano.

4 – Parque Euclides Dourado ou Parque dos Eucaliptos

É o principal parque urbano de Garanhuns. Antigo Horto dos Eucaliptos, a área de 8 ha foi convertida em Parque Municipal e Jardim Zoológico na administração de Euclides Dourado. Atualmente, dispõe de quadra de futsal e de basquete, pista de cooper, rampa de skate e playground. Também abriga o Pombal e a Biblioteca Municipal Luís Jardim.

5 – Mosteiro de São Bento

A construção, datada de 1940, lembra os mosteiros beneditinos da Idade Média. O Mosteiro funciona como escola de formação de monges, fabrica de hóstias e hospedaria, à exemplo do que também ocorre com o Seminário de São José. Há ainda uma loja onde os beneditinos vendem sírios, ícones, pinturas e licores artesanais por eles produzidos.

6 – Parque Ruber Van Der Linden

Reserva ecológica de mata tropical em área urbana, o Parque homenageia em seu nome atual o engenheiro, historiador, jornalista e poeta Ruber van der Linden. É no entorno de sua famosa portada em formato de colunata dórica que acontece a maior parte dos espetáculos de música instrumental durante o Festival de Inverno.

7 – Castelo de João Capão

O eletricista João Ferreira, conhecido como João Capão, queria construir um castelo medieval e há quase 20 anos iniciou a realização de seu sonho. Já ergueu duas torres de ares medievais, um salão, um jardim com uma curiosa fonte e alguns puxados. E ainda pretende construir mais uma ou duas torres e uma muralha externa.

8 – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

A antiga Estação Ferroviária de Garanhuns, inaugurada em 1887, abriga desde 1979 o Centro Cultural de Garanhuns. O edifício preserva a arquitetura inglesa de influência neoclássica. Em seu interior funciona o Memorial da Cidade, a Casa do Artesão, o charmoso Teatro Luiz Souto Dourado e o Bar “O Vagão Petisqueria”, tradicional reduto da boemia garanhuense.

9 – Seminário São José

Erguido em 1944, o Seminário abriga os seminaristas da Congregação Diocesana. Atualmente, também funciona como hospedaria. Proporciona uma interessante experiência de contato com o estilo de vida monacal, rústico e despojado de excessos materiais, a preços razoáveis.

10 – Acesso Leste e Pórtico Monumental

Inaugurado em 2000, o Acesso Leste é um dos mais novos cartões-postais de Garanhuns. Obra do arquiteto Carlindo Lopes, a entrada do Município é um convite ao turista. Consiste num amplo projeto viário e de urbanização com viadutos, iluminação, jardins, Centro de Artesanato e, o mais importante, o famoso Pórtico Monumental com o nome de Garanhuns e a data de sua elevação à categoria de cidade.

QUER CONHECER GARANHUNS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.