Florianópolis é uma cidade para quem curte mar e paisagens naturais. O visual por toda a ilha é deslumbrante, com muito verde, espaço para trilhas e prática de esportes. Por ter mais de 50 km de norte a sul, a cidade abrange bairros com características distintas e muitas praias! Ao norte da cidade, as praias costumam ter um mar bem calmo e águas mais quentes. Ao leste as ondas são mais fortes e ao sul as praias são mais geladas. Foto: Florianópolis por Pixabay
Visitando o norte de Floripa, reserve um momento para conhecer praias como Canasvieiras, com águas bem tranquilas, a extensa Praia dos Ingleses, a Praia do Forte e a querida Jurerê, que ganhou fama com o nome de “Jurerê Internacional” — um trecho da praia muito badalado, com diversos clubs de praia que fervem no verão!
Ao sul da Ilha de Florianópolis, destaca-se a preservação e clima bucólico de uma cidade pequena. A Praia do Campeche e Armação estão localizadas nessa área, de onde saem embarcações para a Ilha do Campeche. Tombada pelo IPHAN como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico, a Ilha do Campeche guarda diversas gravuras rupestres e tem uma praia digna de mares caribenhos, com águas cristalinas! No sul também fica a Praia do Matadeiro, a Pântano do Sul e a Lagoinha do Leste, que só se tem acesso através de trilhas ou passeios de barco.
Na região central de Florianópolis, os destaques turísticos ficam por conta das atrações culturais e dos edifícios de fachada antiga. No centro, está o Palácio Cruz e Souza, o Mercado Público de Florianópolis e a Casa da Alfândega, que hoje é um espaço para comprar objetos de artesãos locais. Além disso, na região também fica a Praça XV de Novembro, onde há uma figueira centenária, e a Catedral Metropolitana.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Florianópolis!
1 – Avenida Beira Mar
Avenida que interliga alguns dos principais pontos da cidade e leva às praias, oferece belo contraste entre a calma da baía e a paisagem urbana. No período diurno, e ao cair da tarde, as calçadas e as ciclovias são utilizadas para caminhadas, corridas e exercícios.
2 – Mercado Central
No Mercado Público de Florianópolis você encontra de tudo e ainda pode aproveitar os pratos da culinária típica nos restaurantes do local. Quem passar por aqui não pode deixar de experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central ser um ótimo local para o happy hour.
3 – Catedral Metropolitana de Florianópolis
A atual igreja foi construída em 1908, mas o local abrigava antes uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho. A catedral conta com um grande acervo de arte sacra, como a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em Tirol, Áustria, pelo artista Demetz. Ela abriga ainda um órgão de tubos alemão, inaugurado em 1924. O edifício é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município. Além disso, ela recebe todas às sextas, no largo da Catedral, das 8 às 18 horas, a Feirarte, uma feira de artesanato e quitutes caseiros administrada pela Fundação Franklin Cascaes.
4 – Palácio Cruz e Souza
O Palácio, localizado em frente à Praça XV de Novembro e ao lado da Catedral Metropolitana de Florianópolis, foi palco de diversas solenidades e acontecimentos políticos e militares, dentre eles visitas dos imperadores brasileiros Dom Pedro I e Dom Pedro II. Atualmente é o Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa.
5 – Alfândega
O Largo da Alfândega é um ponto de encontro de moradores e turistas. Construído na década de 1970, atualmente abriga o projeto Centro da Cultura Popular e a Galeria do Artesanato que tem como objetivo preservar e valorizar a cultura catarinense, abrindo espaço para cerca de 120 artesãos de todo o Estado de Santa Catarina. A edificação foi tombada em 1975.
6 – Praia de Joaquina
A Praia de Joaquina é um dos pontos de parada obrigatórios para quem visita Floripa. Localizada a 15 km do centro da cidade, ela ficou famosa pela qualidade de suas ondas e já foi palco de campeonatos internacionais de surf. Também é na Joaquina, que ficam as famosas “dunas da Joaca”, de onde se tem uma vista incrível! A Praia de Joaquina oferece uma ótima estrutura, com muitos bares, restaurantes, lojas e pousadas.
7 – Praia do Campeche
Outro ponto turístico famoso em Florianópolis é a Praia do Campeche – ótima para quem gosta de esportes. O ‘Riozinho’, região da praia em que um pequeno córrego desemboca no mar, é a área mais popular e visitada. Praticam-se diferentes tipos de esportes, como kitesurf, windsurf, frescobol, futvôlei e slackline. Aproveite para estender o passeio até a calma Ilha do Campeche, que fica em frente à praia. Passeios de barco podem ser contratados com as agências de viagens.
8 – Praia do Santinho
A sofisticada e isolada Praia do Santinho é conhecida pela prática do surf. A praia conta com ondas fortes, mar aberto e longa faixa de areia que, na sua parte mais ao norte, se transforma em longos campos de dunas. No Santinho, o moderno se encontra com a pré-história. É lá que está depositado um dos maiores acervos de arte rupestre em pedras de Florianópolis. Os trabalhos datam de mais de 5 mil anos.
9 – Ribeirão da Ilha
A aproximadamente 20 km do centro de Florianópolis está Ribeirão da Ilha, um bairro bucólico e pitoresco de origem açoriana, que mantém viva a forte tradição de seus primeiros moradores. Aprecie toda a arquitetura colonial de estilo em Ribeirão da Ilha através de construções históricas intactas.
10 – Mirante do Morro da Cruz e Lagoa da Conceição
Considerado o principal mirante da cidade, o Morro da Cruz proporciona uma vista panorâmica da ilha, devido a sua altitude e localização. A Lagoa da Conceição esbanja beleza e oportunidades de diversão para todos. Homenageada em letra de música, sedia as famosas rendeiras e os melhores bares e restaurantes. O turista poderá divertir-se no mar e nas dunas de dia e à noite poderá curtir a agitada lagoa.
CONHEÇA FLORIANÓPOLIS COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net