Florença, maior cidade da região da Toscana, foi durante muito tempo considerada a capital da moda. A cidade é considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo. Foto: Rio Arno por leti121 – Pixabay
Na cidade destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto di Bondone, Sandro Botticelli, Rafael e Donatello, entre outros.
Monumentos grandiosos que impressionam: o imponente Duomo, com seus mármores verdes, brancos e rosas; a cúpula da Catedral, vista de vários ângulos da cidade; seus famosos museus, com obras que emocionam como o “David” – de Michelangelo; e a Ponte Vecchio, cartão-postal da cidade, dá o clima romântico a Florença.
A cidade tem opções para todos os gostos: para os apaixonados por museus, para os que gostam de compras, os que curtem bons restaurantes, os que preferem admirar os jardins e etc.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Florença
1 – Florence Cathedral
A Catedral de Florença, Basílica de Santa Maria del Fiore é a igreja mãe católica da cidade. Sua construção começou em 1296. Em 1436, o edifício foi concluído com a ajuda da engenharia de Filippo Brunelleschi. A catedral faz parte de um complexo de edifícios da UNESCO, juntamente com o Batistério e a torre do sino na Piazza del Duomo. A construção da catedral foi inspirada nas grandes catedrais que estavam sendo construídas em outras importantes cidades italianas.
2 – Ponte Vecchio
A ponte foi reconstruída em 1565 após a primeira construção romana ter desabado por danos causados por enchentes em 1117 e em 1333. O “corredor” coberto do outro lado da ponte foi construído sobre as lojas da ponte. Os comerciantes tinham criado uma loja ao longo da ponte coberta já no século 13. Hoje no meio da ponte há uma pausa na linha de lojas e há dois terraços de observação com vista para o rio.
3 – Piazza Della Signoria
Imponente e cheia de atrações, a Piazza della Signoria construída entre 1560 e 1575, é um ponto essencial no roteiro de Florença. Lá estão localizados o Palazzo Vecchio, a Loggia dei Lanzi, a Fontana del Nettuno, o Gucci Museo e a cópia de David, de Michelangelo. Ou seja, é o coração de Florença, competindo apenas com a Piazza del Duomo.
4 – Palazzo Pitti
Uma das principais atrações de Florença, o Palazzo Pitti é ainda um dos maiores monumentos da cidade em termos de arquitetura, ocupando toda uma praça. O palácio original foi construído em 1457 e abriga hoje, diversos museus, como a Galleria Palatina, a Galleria d’Arte Moderna, o Museo degli Argenti, o Museo delle Porcellane e a Galleria del Costume, além do incrível Jardim de Boboli, a maior área verde de Florença.
5 – Piazzale Michelangelo
O espaço é um dos preferidos para uma vista panorâmica da cidade. A Piazzale Michelangelo é uma praça com estacionamento para carros que costuma ficar lotada durante o dia. O ideal é visitar o local no fim da tarde, quando fica mais vazio e o sol começa a se pôr, o que é um espetáculo à parte! Para admirar o espetáculo, muitas pessoas levam uma garrafa de vinho e se sentam na escadaria em frente ao pôr do sol.
6 – Mercato Della Paglia
Versão pequenina do Mercato San Lorenzo, esse mercado na Piazza del Mercato Nuovo oferece cintos, casacos de couro, bolsas, moletons e souvenirs de Florença. O espaço foi construído em 1547, quando era usado como local de venda de seda. Depois, já no século XVIII, o mercado ganhou o nome de Mercado da Palha, pois lá eram vendidos objetos feitos de palha, como chapéus. A atração mais famosa do mercado é a Fonte Porcellino, que apresenta uma estátua de bronze de um javali. A peça é uma réplica do original encontrado no Palazzo Pitti.
7 – Giardino di Boboli
O jardim mais famoso de Florença surgiu em 1418, quando Luca Pitti comprou o terreno para construir um gigantesco palácio. No entanto, o edifício só foi construído 40 anos depois. Hoje o jardim é um espaço enorme e muito bem cuidado, com fontes grandiosas e flores que dão um toque especial. O jardim também tem lagoas, fontes, ninfa, templos e setos esculpidos. Um obelisco egípcio está localizado no centro do anfiteatro do jardim. Do jardim temos uma linda vista da cidade!
8 – Piazza Della Repubblica
Com formato retangular e um arco super imponente, a Piazza della Repubblica fica exatamente no centro da cidade. Durante o império romano, sediava o fórum e o mercado medieval. O Arco da Abundância, feito para separar duas ruas principais do império romano, chama a atenção. Hoje a praça apresenta além do arco, o carrossel mais famoso da cidade e vários cafés e restaurantes agradáveis!
9 – Museo Galileo
O Museu Galileo, que costumava ser chamado de Instituto e Museu de História da Ciência, foi fundado em 1927. Galileu é o foco e o espírito do museu. As coleções são apresentadas em seu contexto histórico e cultural para adicionar à compreensão de quando os instrumentos foram usados e por que. Há mais de 1.000 artefatos para ver relacionados à cultura científica na Toscana há centenas de anos.
10 – Sinagoga e Museo Ebraico
Considerada uma das mais belas de toda a Europa, a Sinagoga de Florença, conhecida como Tempio Maggiore, impressiona pelo tamanho; a cúpula, feita de cobre em tom verde, já se incorporou à vista da cidade e pode ser observada de diversos pontos. A arquitetura foi inspirada na igreja bizantina de Hagia Sophia, em Constantinopla. Logo na entrada, já avistamos a delicadeza da enorme porta: os relevos com arabescos impressionam. No andar superior, fica o Museu Judaico de História e Arte, que narra a trajetória judaica durante os últimos séculos.
QUER CONHECER FLORENÇA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Reservas: reservas@turismoecia.net