Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa da Bahia, com grande fluxo turístico. A cidade é mundialmente famosa pelos seus eventos, como o carnaval fora de época, chamado de “Micareta de Feira” e as comemorações especiais de Natal. A micareta dura quatro dias, embalada por badalados blocos e trios elétricos de Salvador. Foto: Bairro Santa Mônica Por Paulomedford, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38587950
A bela arquitetura das igrejas Senhor dos Passos, em estilo neo-gótico; e da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, além do Paço Maria Quitéria, destacam-se na paisagem. Na hora das compras, a dica é o Mercado de Arte, com o melhor do artesanato local.
A cidade tem outras atrações como, o Museu Regional de Arte – MRA, primeiro museu de Feira de Santana, o Mercado Municipal, o Observatório Astronômico Antares – vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana, o Museu Casa do Sertão e o Parque da Cidade Frei José Monteiro.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Feira de Santana!
1 – Igreja Senhor dos Passos
Foi inaugurada em dezembro de 1979 numa belíssima noite de Natal, com Missa Festiva presidida pelo Bispo (hoje emérito) Dom Silvério Jarbas P. de Albuquerque e concelebrada pelo Padre Ademar. A construção durou cerca de 53 anos.
2 – Museu Parque Do Saber
O Museu Parque do Saber é um museu de ciências que também fala da história e cultura de Feira de Santana. O museu apresenta o Teatro Virtual, cuja tecnologia empregada possibilita a proteção de diversos tipos de vídeos em uma cúpula de 13 m de diâmetro, com capacidade para 165 lugares por sessão, além de uma ampla área para exposição, foyer e estacionamento.
3 – Centro Universitário de Cultura e Artes – Teatro
O Centro Universitário de Cultura e Arte promove o desenvolvimento de novos talentos nas várias linguagens artísticas (música, dança, teatro e artes visuais) por meio do oferecimento de oficinas independentes com duração de 3 a 4 meses, que ensinam tais linguagens, em diferentes níveis.
4 – Observatório Astronômico Antares
É um centro de pesquisas nas áreas de astronomia, astrofísica, física solar e de sensoriamento remoto. Está interligado aos mais importantes centros astronômicos e astrofísicos do mundo.
Fundado em 1971 e incorporado à Universidade Estadual de Feira de Santana em 1992, o Observatório Astronômico Antares possui uma sofisticada estrutura, montada com os mais modernos equipamentos de observação e pesquisa.
O local é referência para cientistas, estudiosos e amantes da astronomia do Brasil e do mundo. Também promove, sessões públicas de visitação, dirigidas ao sistema educacional e à comunidade em geral.
5 – Parque Municipal Erivaldo Cerqueira
O Parque Municipal Erivaldo Cerqueira, ou Parque da Lagoa, ou ainda Parque do Geladinho, situado na Avenida José Falcão da Silva, no bairro Baraúnas, agrega diversas opções de lazer com o fundamental incentivo à sustentabilidade e até mesmo à cultura.
O espaço conta com pista de cooper, parque infantil, aparelhos de exercício físico, bancos, quiosques com venda de lanches, e animais como peixes, patos, frango d`água, marrecos, cisne e pássaros.
6 – Paço Municipal Maria Quitéria
Esta edificação, inaugurada em 1926, levou quatro anos para ser construída e lá foram instaladas a Prefeitura, o Fórum, a Biblioteca Pública, a Câmara Municipal e o Posto de Higiene da cidade. O prédio tem estilo arquitetônico eclético.
7 – Mercado de Arte Popular
Criado como Mercado Municipal em 1914 pelo coronel Bernardino da Silva Bahia, com uma arquitetura neoclássica, abrigou por décadas o comércio de secos e molhados e principal ponto da grande feira de gado da região.
Em 1980 o Mercado Municipal sofreu uma reforma, mantendo a sua fachada arquitetônica, e foi transformado em espaço comercial e de cultura popular, de culinária saborosa, abrigando também um artesanato rico, ponto de encontro e apresentação de cordelistas e repentistas, além de outros produtos regionais e passou a se chamar Mercado de Arte Popular. O prédio foi tombado em 1992 pelo IPAC.
8 – Catedral Metropolitana de Sant’Ana
A Diocese de Feira de Santana foi criada a 21 de julho de 1962 pela Bula “Quandoquidem novae” do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A 16 de janeiro de 2002, o Papa João Paulo II elevou a Igreja de Feira de Santana a categoria de Arquidiocese e o seu Bispo a dignidade de Arcebispo Metropolitano. Em setembro de 2005, o Papa Bento XVI desmembrou parte do território da Arquidiocese de Feira de Santana, criando a Diocese de Serrinha.
9 – Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
O Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira foi concebido em 1996 pelo Departamento de Cultura do Município. Desde que inaugurado, tem promovido por meio de uma linha museológica dinâmica, diversas exposições, palestras culturais, oficinas de artes, edições de livros e mostras de vídeos.
10 – Centro de Cultura Amélio Amorim – CCAA
O Centro de Cultura Amélio Amorim foi construído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, em 1992. No local funcionava o Complexo Carro de Boi do arquiteto Amélio Amorim, falecido em 1982. O Carro de Boi funcionou como em verdadeiro espaço cultural em Feira de Santana. Na construção do Centro de Cultura, a estrutura do Complexo foi mantida e como homenagem, o espaço ganhou seu nome.
QUER CONHECER FEIRA DE SANTANA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net