Localizado no Vale Sagrado dos Incas – Peru, Cusco está situado a 3.400 metros acima do nível do mar. Cusco foi a capital do império inca e viajar até lá é estar diante de um dos mais incríveis cenários históricos do mundo. Foto: Bill Kasman – Pixabay
As ruelas feitas em pedra, os casarios coloniais, a praça de armas, a Catedral e o sítio arqueológico de Saqsaywaman são os mais importantes pontos turísticos da cidade. Porém, os atrativos não se limitam à cidade em si. Há diversos locais interessantes para conhecer ao redor, como Machu Picchu, as Ruínas de Pisac, o Sítio Arqueológico de Moray e Ollantaytambo.
Por sua antiguidade e importância histórica, o centro da cidade conserva muitos edifícios, praças e ruas de épocas pré-hispânicas, assim como construções coloniais, por isso, foi declarado Patrimônio Mundial em 1983 pela UNESCO.
A cidade conta com boa infraestrutura para os turistas, desde hotéis de luxo até albergues para mochileiros. É possível encontrar também, bons restaurantes que atendem a todos os públicos.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Cusco!
1 – Parque Arqueológico de Saqsaywaman
O Parque de Saqsaywaman, com seus 10 mil anos, é conhecido como fortaleza, apesar de não ter tido nenhuma função militar. O lugar é outro sítio arqueológico que funcionou como centro cerimonial, uma zona sagrada e de estudos. Ele fica a incríveis 3.650 metros de altura em relação ao nível do mar e foi construído com pedras enormes.
2 – Plaza de Armas
A Plaza de Armas de Cusco é o ponto inicial para qualquer passeio pela cidade. Além de a praça ser uma graça, decorada e cheia de flores, ao seu redor ficam algumas das principais atrações da cidade, além de lojinhas de suvenires.
3 – Qoricancha – Templo do Sol
O Qoricancha servia como local para cerimônias e estudos de astronomia e matemática. No passeio que abrange arquitetura, história e arte, você pode conhecer um pouco mais da cultura inca. Esse templo tinha uma importância equivalente à que tem o Vaticano e a frase dita antigamente seria “todos os caminhos conduzem a Qoricancha”.
4 – Ruínas de Pisac
A construção dessas ruínas é atribuída a pré-incas e incas e elas se destacam por estarem numa região de 3400 m. O lugar era um centro administrativo e foi construído com arquitetura especial, própria para evitar possíveis danos provocados por abalos sísmicos. Suas terraças são peculiares e também se destacam os buracos feitos nas montanhas para depositar mortos e corpos mumificados.
5 – Iglesia de San Pedro de Andahuaylillas
A Igreja é conhecida como a Capela Sistina das Américas, tamanha a beleza de seu interior. Por fora, o edifício não revela as riquezas que possui, mas basta conhecer o lugar por dentro para entender o porquê do título. Ouro, prata e quadros pintados de acordo com a Escola de Cusco fazem parte da decoração interior da igreja, que está a pouco mais de 40 km de Cusco.
6 – Sítio Arqueológico Moray
Moray é um sítio arqueológico que mostra todo o potencial inca para o plantio de alimentos. Nesse local os incas aproveitaram a depressão natural da montanha para construir terraças e fazer experimentos alimentícios, especialmente com batatas. Afirma-se que a temperatura era diferente em cada terraça, permitindo reproduzir diversos climas num único lugar.
7 – Basílica Catedral de Cusco
A belíssima Catedral de Cusco tem três naves e 12 capelas em seu interior. É muito rica em imagens, quadros, ouro e prata. Seu tamanho colossal e a riqueza de detalhes impressionam, garantindo o título de uma das maiores catedrais do mundo.
8 – Museu Inka
Criado pela universidade nacional San Antonio Abad del Cusco, o museu foi construído sobre alicerces incas e também é conhecido como Palacio del Almirante. O local é caraterizado por sua bela arquitetura e esta localizada somente a meia quadra da praça principal da cidade.
9 – Salinas de Maras
As Salinas de Mara são compostas por mais de três mil salinas e têm mais de dois milênios de existência. Mesmo depois de tantos anos, o local continua sendo fonte de renda de muitas famílias que vivem na região e retiram o sal para venda, utilizando técnicas antigas.
10 – Museu de Arte Pré-Colombiano
Este monumento histórico foi construído acima de um templo inca e o local tornou-se museu de arte Pré-Colombiano. Os 11 aposentos ou salas abrigam 450 obras-primas datadas de 1250 a. C. a 1532 d. C. O museu exibe de forma ordenada e progressiva: uma sala de madeira, uma Nazca, uma Mochica, uma Huari, uma Chimu, uma Inca, uma Colonial, uma do Virreinal, e além disso, a sala de ouro e a de prata.
QUER CONHECER CUSCO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net