Localizada no estado do Paraná, Curitiba é convidativa a passeios e fácil de se locomover. Conheça a cidade com a “Linha Turismo“, um ônibus panorâmico que percorre praticamente todos os pontos turísticos de Curitiba.
Para entrar um pouco mais no clima da capital paranaense, nada como ir a um dos mais de 30 parques e bosques locais. Curitiba não nega a fama de cidade verde e oferece belas opções para um passeio ao ar livre.
Conheça também os espaços que unem belas áreas verdes a homenagens aos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, como o Bosque Papa João Paulo II, o Bosque Alemão e o Parque Tingui. Passe um entardecer no Parque Tanguá, onde o pôr do sol é espetacular!
O processo de construção da identidade paranaense inclui não só o grande mix de imigrantes, mas também os tempos coloniais, que podem ser revistos no Centro Histórico de Curitiba. O local é repleto de construções de época e é um bom ponto de partida para saber mais sobre Curitiba.
Se você gosta de espaços culturais, não deixe de ir ao Museu Oscar Niemeyer – MON, à Opera de Arame e à Pedreira Leminski, onde shows são aliados ao incrível visual em meio à natureza. Se sobrar um tempinho no roteiro, visite espaços menos comuns, como o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Museu do Holocausto e o Museu Ferroviário.
Um pouco da história da cidade também é contada em um belo passeio de trem até a cidade de Morretes. O passeio está entre os preferidos dos visitantes e oferece uma viagem espetacular pela Serra do Mar. Após três horas em meio a natureza, você ainda poderá saborear um delicioso barreado na cidade de Morretes!
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Curitiba!
1 – Jardim Botânico
O cartão postal mais famoso de Curitiba é, sem dúvida, o Jardim Botânico. Famoso por sua estufa de vidro (inspirada no Palácio dos Cristais de Londres), e pelos jardins geométricos, ele funciona como centro de pesquisas da flora do Paraná e contribui para a preservação e conservação da natureza, o que é fundamental para a educação ambiental na cidade. Além, claro, de ser um espaço de lazer para toda a população. O Jardim Botânico funciona todos os dias, no verão, das 6 às 20h e no inverno, das 6 às 19:30h e a entrada é franca.
2 – Ópera de Arame
Localizada no Parque das Pedreiras, a Ópera de Arame forma com o Espaço Cultural Paulo Leminski um grande complexo destinado à arte e cultura. Construída em estrutura tubular e vidro, a Ópera de Arame recebe concertos, apresentações teatrais e shows de todos os gêneros. Tudo em meio a uma grande área repleta de verde.
3 – Museu Oscar Niemeyer
Mais conhecido como Museu do Olho, devido ao formato de sua construção, o Museu abriga exposições fixas e temporárias. Além disso, seus jardins são um ótimo espaço para fazer piqueniques, cena comum de se ver nos finais de semana de sol. A programação do espaço está disponível no site oficial.
4 – Parque Tanguá
Localizado às margens do rio Barigui, o Parque Tanguá é uma área de lazer com muito verde. Sua estrutura conta com ancoradouro, pista de cooper, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Suas trilhas e vista panorâmica são os principais atrativos.
5 – Bosque Alemão
O Bosque Alemão oferece uma das melhores vistas de Curitiba. O espaço verde, com 38.000 m², tem natureza exuberante e vários espaços que fazem homenagem e referência aos povos germânicos. A visita começa no alto, onde o Oratório de Bach recebe os visitantes. O prédio, em estilo neogótico, é réplica de uma antiga igreja presbiteriana que existiu na cidade.
A trilha que segue em meio à mata fechada é um conto de fadas, que descreve durante o trajeto o conto João e Maria, dos irmãos Grimm. No caminho, há ainda uma sala de leitura onde os pequenos podem ouvir histórias. Ao final do trajeto, chegamos ao pórtico que reproduz a fachada da Casa Milla, um dos belos exemplares da arquitetura alemã na cidade de Curitiba.
6 – Parque Barigui
É um dos mais famosos e visitados Parques da cidade. Localizado numa região central da cidade, ele conta com uma área de preservação natural e serve como um ótimo refúgio para a fauna. O parque oferece uma ótima infraestrutura aos visitantes, com churrasqueiras, quiosques, academia, quadras poliesportivas, estacionamento, restaurante e parque de diversões. Ele abriga ainda o Museu do Automóvel, um Pavilhão de Exposições e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
7 – Bosque João Paulo II
Inaugurado em dezembro de 1980 em comemoração à visita do Papa João Paulo II em Curitiba, este bosque faz homenagem não só ao pontífice, mas também ao povo polonês, que é parte importante na história da cidade. O ponto principal do Bosque João Paulo II possui casas construídas em arquitetura típica polonesa, com toras de eucalipto encaixadas. O bosque oferece aos visitantes um delicioso clima de paz e tranquilidade em meio ao verde.
8 – Memorial Ucraniano
Construído em homenagem ao centenário da imigração Ucraniana em Curitiba, o Memorial Ucraniano possui várias casas construídas em estilo bizantino, arquitetura típica da Ucrânia, com destaque para a réplica da Igreja de São Miguel, originalmente construída na Serra do Tigre. O espaço, cercado de muito verde, possui árvores que formam um bosque digno de contos de fadas.
9 – Centro Histórico de Curitiba
Ao caminhar pelo Centro Histórico, é possível visitar vários prédios que marcam os séculos passados e que deram origem à atual Curitiba. Um dos mais importante é a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas. Fundada em 1737 como Igreja de Nossa Senhora do Terço, ela é o templo religioso mais antigo da cidade e abriga também o Museu de Arte Sacra.
10 – Passeio de Trem Curitiba – Morretes
Da Estação Ferroviária de Curitiba parte o trem com destino à cidade de Morretes. O trajeto, pela Ferrovia Curitiba – Paranaguá, passa pela Serra do Mar e é uma verdadeira volta ao passado. A viagem de trem tem duração aproximada de 4h15, onde são percorridos 110 km de trilhos em meio a paisagens deslumbrantes. Aproveite para experimentar o delicioso “Barreado” nos restaurantes de Morretes.
CONHEÇA CURITIBA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net