Colonizada por imigrantes italianos e, em menor número, por poloneses, alemães, africanos, portugueses e árabes, Criciúma é a maior cidade da região Sul catarinense. Sua economia cresceu em torno da exploração do carvão e, mais recentemente, da indústria cerâmica. Foto: Monumento às Etnias, por Latinov, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25494047
Na cidade, há museus e minas abertas à visitação que resgatam a trajetória histórica do município, além de outras atrações como igrejas, grutas, parques, centros culturais, cinemas e boas opções gastronômicas e de vida noturna.
Conheça o Brique do Calçadão, na Praça Nereu Ramos, onde artistas e artesãos expõem e comercializam suas peças nos sábados pela manhã. A cidade também é sede de importantes indústrias cerâmicas brasileiras. Visite os showrooms das fábricas.
A Festa das Etnias, o Festival Internacional de Corais, a Casa Pronta e a Feira Sul Metal e Mineração são os principais eventos de Criciúma, que é um dos destaques catarinenses em turismo de eventos.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Criciúma – SC!
1 – Praça Nereu Ramos
Construída em 1917, a praça Nereu Ramos está situada na região que abrigou os primeiros estabelecimentos comerciais do município. Nas redondezas, existem várias construções de importante valor histórico, como a Catedral São José e a Casa de Cultura. O calçadão da praça também é palco da Feira do Livro de Criciúma, em agosto.
2 – Praça do Congresso
A Praça do Congresso fica na região central da cidade. Arborizada, conta com um parque com brinquedos para as crianças, uma academia ao ar livre, um lago e um quiosque com lanches.
3 – Parque das Nações
O Parque das Nações foi inaugurado em 2011, tornando-se o maior ambiente de esportes, cultura e lazer do estado. Possui ciclovia, pista para caminhadas, playground, quadras poliesportivas, academias de ginástica ao ar livre, palco para eventos, banheiros públicos, lanchonete, restaurante e vagas de estacionamento para aproximadamente 500 veículos.
4 – Parque Centenário
No Parque Centenário encontramos o Centro Cultural Santos Guglielmi, que concentra a Galeria de Artes Octávia Gaidzinski, a Biblioteca Pública Minicipal Donatila Borba e um teatro de arena, além do Teatro Municipal Elias Angeloni, com capacidade para 730 pessoas. Há também no parque, pista de caminhada e academia ao ar livre.
5 – Mina de Visitação Octávio Fontana
A Mina de Visitação Octávio Fontana é a única mina de carvão aberta ao público do Brasil. Foi inaugurada em 2011, e através de uma mini locomotiva, o visitante percorre 300 m dentro de uma mina real, onde um dia houve extração de carvão. O local possui loja de suvenires, lanchonete, exposições e gruta em homenagem a Santa Bárbara.
6 – Centro Cultural Jorge Zanatta ou Fundação Cultural de Criciúma
Foi construído na década de 1940 e restaurado em 1996. No início, funcionava ali o Departamento Nacional de Produção Mineral da região. Hoje pertence ao município, que instalou ali a Fundação Cultural de Criciúma.
7 – Museu Municipal Augusto Casagrande
Este belo casarão foi construído em 1920, pelo italiano Augusto Casagrande e hoje abriga um acervo com fotos e objetos da família, e outros objetos antigos, a maioria do tempo da colonização italiana, como máquinas de costura, ferros de passar roupa, máquina de fabricar calçados, instrumentos de trabalho manual, utensílios de cozinha. No quarto do casal, os móveis originais da época.
8 – Museu de Zoologia Profª. Morgana Cirimbelli Gaidzinski
O Museu de Zoologia foi fundado em 2002 e tem como objetivo ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. O museu dispõe de três complexos na universidade: O Complexo Mata Atlântica, o Marinho e o Vida Selvagem. O museu Preserva um amplo acervo composto por animais da Mata Atlântica e exemplares de fauna marinha.
9 – Morro Chechinel
Também conhecido como morro da TV, o Morro Cechinel é o mais alto do município com 260 m de altura. De lá, é possível ter uma bela visão da área central da cidade de um lado e a Serra do Mar do outro.
10 – Pavilhão de Exposições José Ijair Conti
O Pavilhão de Exposições José Ijair Conti é destinado a receber congressos, feiras, palestras e eventos em geral.
QUER CONHECER CRICIÚMA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net