Localizada a 713 quilômetros de Buenos Aires, Córdoba ou Córdova é a segunda cidade mais populosa da Argentina! A cidade possui vários pontos históricos, turísticos e culturais de grande importância. Foto: Córdoba por franky1st – Pixabay
La Cañada de Córdova é a parte da canalização de um córrego que atravessa a cidade de norte a sul. O Arco de Córdova é um importante símbolo da cultura localizado na entrada da Avenida Amadeo Sabattini. Em 2000, a UNESCO declarou a “Manzana Jesuítica” como Patrimônio Mundial da Humanidade e, em 2006, a cidade foi nomeada a “Capital Americana da Cultura“.
Córdoba foi o centro da Reforma Universitária de 1918, da Industrialização a partir de 1930, da Revolução Libertadora em 1955 e do “Cordobazo” – um movimento que culminou na queda do governo de Juan Carlos Onganía em 1969.
Dentre os pontos turísticos de Córdoba, destacam-se: a Plaza de San Martin; o Parque Sarmiento; o Evita Fine Arts Museum; a Iglesia de Los Capuchinos; o Paseo Buen Pastor; o Teatro del Libertador General San Martín; a Manzana Jesuítica; o Museu Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa; e a bela Iglesia de Nuestra Señora de la Asunción.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Córdoba
1. Plaza de San Martin
A praça central da cidade é um ótimo lugar para começar seu tour pela cidade. Lá você encontrará uma estátua do famoso General José de San Martin, o libertador da Argentina (e do Chile e Peru) no centro. Para os amantes da arquitetura, há a Igreja Catedral Córdoba, construída nos anos 1500, e um cabildo colonial do século 17 que já abrigou a polícia municipal e agora fornece informações turísticas.
2. Parque Sarmiento
É o maior parque público da região. Se desejar um pouco de descanso, relaxe em frente ao lago ou no jardim de rosas. Também é possível fazer caminhadas por suas muitas trilhas. O parque fica localizado na região central de Córdoba.
3. Evita Fine Arts Museum
Localizado na grandiosa mansão Beaux-Arts, este museu contém mais de 500 obras e um jardim de esculturas. Você pode passear por salas repletas de pinturas de muitos artistas argentinos importantes, bem como de Picasso e Goya. A magnífica casa contém uma escadaria impressionante e um adorável café com varanda.
4. Iglesia de Los Capuchinos
Localizada no bairro de Nueva Córdoba, a Igreja foi projetada pelo arquiteto italiano Augusto Ferrari e construída ao longo dos anos 1920 e 30. O interior pode parecer um pouco moderado se comparado ao seu impressionante exterior neo-gótico, porém em seu teto é possível vislumbrar o céu noturno pintado.
5. Paseo Buen Pastor
O local que já foi uma prisão, mosteiro e capela para mulheres, hoje é um espaço de apresentações e centro cultural renovado e um ponto de encontro divertido no centro da cidade. Você pode assistir a programas, ouvir música ao vivo, ver a arte que está em exibição no local e a noite assistir um de seus shows de “águas dançantes” nas fontes que se iluminam.
6. Teatro del Libertador General San Martín
Concluído em 1891, o Teatro del Libertador é o mais histórico da cidade e tem uma excelente acústica. Com todos os tipos de apresentações, do rock a música clássica e balé, o Teatro agrada a todos os gostos. À noite, sua impressionante fachada externa fica toda iluminada.
7. Manzana Jesuítica
O Bloco Jesuíta ou Manzana Jesuítica é um dos assentamentos europeus mais bem preservados do gênero. Patrimônio Mundial da UNESCO, contém a Universidade de Córdoba – a mais antiga da Argentina e a quarta mais antiga das Américas. Ele também inclui “La Iglesia de la Compañía de Jesús”, uma escola secundária e vários edifícios residenciais, todos construídos pelos jesuítas em 1600. Visitas guiadas de 1h são oferecidas no Museu Histórico da Universidad Nacional de Córdoba.
8. Museu Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa
Este museu contemporâneo localizado em um edifício neoclássico contém obras de seu homônimo, bem como de vários outros artistas argentinos famosos, como Juan Carlos Castagnino, Fernando Fader e Emilio Pettoruti.
9. Iglesia Catedral Córdoba
Localizada na Plaza San Martin, a bela Iglesia de Nuestra Señora de la Asunción começou a ser construída em 1598. A cúpula foi desenhada por um frade franciscano, o pórtico é neoclássico e a fachada é barroca espanhola.
10. Rally Argentina
O Rally Argentina acontece em um terreno irregular e escorregadio de planícies e montanhas, com travessias de rios e estradas de cascalho. Os eventos são realizados no palco da cidade no centro de Córdoba e na pequena vila de Carlos Paz. É um dos maiores esportes para espectadores do país.
CONHEÇA CÓRDOBA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net