Contagem, município de Minas Gerais, pertence à região metropolitana de Belo Horizonte e é o terceiro município mais populoso do estado. O nome Contagem faz referência à contagem das cabeças de gado, de escravos e mercadorias que eram taxadas no posto de fiscalização.
Foto: Igreja Matriz de São Gonçalo por Mateuszica, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42853533

O Mercado Municipal de Contagem é uma atração à parte, pois funciona como um espelho da cultura mineira e dos costumes da cidade. Não deixe de conhecer a Feira de Arte e Artesanato do Bairro Eldorado que ocorre nas manhãs dos sábados e domingos na Avenida João Cesar de Oliveira.

No Parque municipal Gentil Diniz, situa-se um antigo casarão colonial do século XIX, que passou a fazer parte do patrimônio da cidade. O local é uma das poucas áreas verdes ainda existentes no centro histórico de Contagem com vasto pomar de frutas nativas. 

O Itaú Power Shopping dispõe de uma área estratégica e com grande fluxo de pessoas, além de possuir as belas chaminés, que são um importante ícone da cidade de Contagem, tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural. 

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Contagem-MG!

1 – Igreja Matriz de São Gonçalo

Os primeiros registros sobre a Capela de São Gonçalo datam de 1743, quando o município ainda pertencia a Sabará. Em 1835, a capela foi substituída por uma construção mais suntuosa, sendo elevada à condição de Matriz em 1854, separando-se da Paróquia da Boa Viagem, no Curral Del Rei.

2 – Casa da Cultura Nair Mendes Moreira

Patrimônio cultural, núcleo de origem da antiga “Contagem das Abóboras”, tradicionalmente conhecida como “Casa do Registro”, é considerada a casa mais antiga da cidade. Abriga galeria para exposições e espaço para lançamentos de livros, além de área aberta ao ar livre. Foi tombada em dezembro de 1998.

3 – Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos

Remanescente arquitetônico do núcleo histórico originário do posto fiscal do registro, compreendendo o Centro de Memórias, a Biblioteca Cultural e o Centro Artístico. Pólo irradiador da cultura municipal, onde são realizadas diversas manifestações artísticas como concertos sinfônicos, teatros, dança, canto, exposições de arte, oficinas, visitas guiadas, dentre outras.

4 – Feira de Artesanato Eldorado

Exposição de artesãos e artistas de tendências variadas e praça de alimentação. Acontece no bairro Eldorado, todas as quartas à noite e aos sábados pela manhã.

5 – Cine Teatro Municipal de Contagem

Edificação construída na década de 70, em linhas arrojadas para a época, tem capacidade para 600 pessoas.

6 – Parque Municipal Gentil Diniz

É um parque ecológico, com quase 30.000 m² e vegetação característica do cerrado e da Mata Atlântica. É uma das poucas áreas verdes ainda existentes no centro histórico de Contagem com vasto pomar de frutas nativas. Destacam-se as mais de 100 jabuticabeiras, árvore-símbolo da cidade, mangueiras, mogno, corticeiras e pau-jacaré. O parque é visitado por micos, caxinguelês, sabiás, bem-te-vis e outros. Também encontram-se no parque, um anfiteatro, um trecho de estrada feito por escravos no século XVIII, duas nascentes e uma horta de plantas medicinais.

7 – Espaço Popular de Contagem

Anfiteatro ao ar livre, para aproximadamente 5 mil pessoas, projetado para manifestações populares de caráter cultural, político, social, religioso e outros eventos. Anexo à Igreja Matriz de São Gonçalo. Concepção do arquiteto Gustavo pena evocando a Agora grega.

8 – Casa dos Cacos

É uma Edificação recoberta com cacos e uma representação simbólica das várias identidades de Contagem, a única em sua tipologia no Brasil. Essa Cidade – Mosaico Cultural está retratada nos fragmentos coloridos de louça, incrustada nas formas criada nas paredes, objetos, muros, esculturas e imagens. O artista Carlos Luís de Almeida criou sua obra de 1963 até 1989, ano de sua morte. Foi tombada em 2000.

9 – As Quatro Chaminés

Remanescentes da antiga Fábrica de Cimento Portland Itaú, as quatro chaminés, de 50 e 60 metros de altura, construidas nas décadas de cinquenta e sessenta, representam o referencial simbólico da memória do trabalho em Contagem. No local hoje está instalado o complexo “Itaú Power Center”.

10 – Várzea das Flores

Situada no bairro Icaivera, entre os municípios de Contagem e Betim, foi construída em função da expansão industrial da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do abastecimento de água. Inaugurada em 1972, possui capacidade de armazenamento de até 44 milhões de metros cúbicos de água. Hoje é um dos pontos mais frequentados para atividades de lazer e esportes aquáticos.

QUER CONHECER CONTAGEM?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.