Uma das cidades mais antigas do país, Coimbra foi a capital de Portugal antes de Lisboa, até 1255. Nela está o primeiro Panteão Nacional, o Mosteiro de Santa Cruz. É considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido a infraestruturas, organizações e empresas nela instaladas para além da sua importância histórica. Foi Capital Nacional da Cultura em 2003. Foto: Coimbra por Falco – Pixabay
Coimbra é uma cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1290. No dia 22 de Junho de 2013, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, foi declarada Património Mundial pela UNESCO.
O grande espaço museológico de Coimbra é o Museu Nacional de Machado de Castro junto à Sé Nova, instalado no Palácio Episcopal de Coimbra. Considerado um dos mais importantes museus do país, possui coleções importantes de pintura, escultura, ourivesaria, cerâmica e têxteis. Coimbra também é uma cidade de arte, existem 31 galerias de arte espalhadas por toda a cidade.
Dentre os pontos turísticos importantes de Coimbra, destacam-se a Universidade de Coimbra, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Catedral de Coimbra, o Mosteiro de Santa Clara a Nova, a Quinta das Lágrimas, o Mosteiro de Santa Clara a Velha, o Parque Verde do Mondego, o Mosteiro de Santa Cruz, a Biblioteca Joanina e o Portugal dos Pequenitos.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Coimbra!
1 – Universidade de Coimbra
Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa, classificada como Património Mundial pela UNESCO. Hoje, a Universidade tem sete faculdades – Artes, Direito, Medicina, Ciência e Tecnologia, Farmácia, Economia e Psicologia e Ciências da Educação.
2 – Catedral de Coimbra
A Sé Velha ou Catedral de Coimbra ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção, localiza-se na freguesia da Almedina em Coimbra. É um dos edifícios em estilo românico mais importantes do país e classificada como Monumento Nacional desde 1910.
3 – Biblioteca Joanina (Biblioteca do Rei João)
Considerada uma das mais ricas bibliotecas barrocas da Europa, a Biblioteca Joanina possui uma coleção de mais de 300.000 volumes anteriores a 1800, além de uma grande coleção do Antigo Testamento.
A estrutura foi construída, entre 1717 e 1728, para abrigar a biblioteca da universidade.
4 – Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
O Mosteiro de Santa Clara a Nova foi construído em 1649, destinado a acolher as freiras Clarissas do Convento de Santa Clara a Nova.
5 – Portugal dos Pequenitos
O Portugal dos Pequenitos, considerado o primeiro parque temático do país, é um recreio pedagógico, onde toda a família pode passar um dia agradável e divertido. Para as crianças, esta é uma excelente oportunidade para se divertirem entrando e saindo de casas e monumentos construídos à sua medida.
6 – Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Construído em 1314, o Mosteiro de Santa Clara a Velha substituiu um pequeno convento de freiras da Ordem de Santa Clara, fundado em 1286. O edifício foi concluído em 1330.
7 – Museu Nacional de Machado de Castro
O nome é uma homenagem da cidade de Coimbra, sua terra natal, a Joaquim Machado de Castro, representante da escultura portuguesa do século XVIII. O Paço Episcopal, que alberga as coleções, conserva o belo claustro do século XII e é uma das coleções de arte mais completas de Portugal.
8 – Mosteiro de Santa Cruz
Fundado fora das muralhas, em 1131, o Mosteiro de Santa Cruz é um dos mais antigos e importantes monumentos de Coimbra. Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, vinha aqui assistir aos serviços religiosos sempre que regressava das batalhas.
9 – Quinta das Lágrimas
Localizada na margem esquerda do Rio Mondego, a Quinta das Lágrimas ocupa uma área total de 18,3 hectares. No centro encontra-se um palácio do século XIX, que agora funciona como um hotel de luxo, rodeado por jardins repletos de espécies de plantas exóticas. Há bosques na encosta sul, ideais para longas caminhadas, complementados pelo recém-criado Jardim Medieval, o primeiro do género em Portugal.
10 – Parque Verde do Mondego
O Parque Verde do Mondego, projetado por Camilo Cortesão, tem o rio Mondego como grande protagonista de requalificação ambiental. A criação do Parque Verde do Mondego marca o ponto de viragem para uma nova forma de viver Coimbra, mais moderna e contemporânea. A margem direita possui uma área com cerca 400.000 metros quadrados.
CONHEÇA COIMBRA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários