Caxias do Sul, junto com outras cidades gaúchas, integra a zona turística da Serra Gaúcha denominada Rota Uva e Vinho. Não é pra menos. A região tem o maior contingente de imigrantes italianos do estado do Rio Grande do Sul e é conhecida pela tradicional Festa da Uva, que acontece a cada dois anos. Foto: Monumento Jesus Terceiro Milênio por Pixabay

Caxias do Sul é um pedaço da Itália no Brasil, miscigenada com as tradições gaúchas. A história da cidade e da imigração é muito forte e é, em parte, retratada no Monumento Nacional ao Imigrante, no Museu Municipal e no Museu de Ambiência Casa de Pedra, um belo exemplar da arquitetura italiana.

A religiosidade, também muito marcante nas culturas italiana e brasileira, aparece na Igreja São Pelegrino, que tem pinturas do importante pintor ítalo-brasileiro Aldo Locatelli, e na Igreja de Santa Teresa, conhecida também como Catedral Diocesana.

A cidade oferece diversos roteiros turísticos, cada um com uma experiência diferente. O roteiro Estrada do Imigrante inclui passeios de carroça, caminhadas, escalada e cafés coloniais. No roteiro Vale Trentino, você visita parreirais, vinícolas e cantinas, sendo o Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp a principal atração, com direito a degustação de uva e derivados.

No roteiro Ana Rech, você aproveita a mesa farta italiana, a música e o artesanato em uma charmosa vila enfeitada com flores e pinheiros. O roteiro Caminhos da Colônia une paisagem, música, gastronomia e oferece um local onde você pode colher uva, pisar, engarrafar e criar o rótulo do seu próprio vinho. No roteiro Caminhos do Interior, a ênfase é no campo e na religiosidade. Já o roteiro Criúva é perfeito para os amantes de trekking, cavalgadas, rapel e rafting.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Caxias do Sul!

Gruta da Terceira Legua por Renato Soares – MTur

1 – Monumento Jesus Terceiro Milênio

O Monumento Jesus Terceiro Milênio, também conhecido como o Cristo Protetor, é uma grande estátua de Jesus Cristo com os braços abertos localizada no topo de uma colina. A escultura do rosto Jesus Terceiro Milênio tem 9 metros de altura por cerca de 5 metros de largura. O local oferece uma vista panorâmica da cidade e é um dos principais pontos turísticos da região. Além disso, o monumento abriga um museu e um mirante para os visitantes apreciarem a vista . É um lugar inspirador e muito visitado.

2 – Igreja São Pelegrino

A Paróquia São Pelegrino nasceu no século XIX, quando o imigrante italiano Rafael Buratto, ao receber um quadro de São Pelegrino, ergueu um capitel em sua propriedade, mais tarde transformado em igreja. A arquitetura impressiona, mas é dentro da Igreja que está a maior beleza: as pinturas do notável artista ítalo-brasileiro Aldo Locatelli. Seus traços narram histórias bíblicas.

3 – Museu Ambiência Casa de Pedra

Ambientação autêntica de uma casa de imigrantes italianos. O Museu leva você através do tempo para contar a história das primeiras famílias de imigrantes italianos que chegaram à região Sul do Brasil.

4 – Gruta da Terceira Légua

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Gruta da Terceira Légua, é uma reserva florestal com uma bela cascata, além de uma gruta onde os visitantes podem fazer orações e pedidos. A cascata tem cerca de 60 metros de altura. Para chegar à gruta, é preciso fazer uma trilha que leva cerca de 20 minutos de caminhada.

5 – Réplica de Caxias do Sul – 1885

Inaugurada em 1978, no local encontram-se réplicas de 17 casas de madeira, entre elas a catedral e o coreto, cujas construções obedecem aos padrões originais da época. A Réplica abriga diversos empreendimentos e alguns serviços administrativos do Parque da Festa da Uva.

6 – Cantina Tonet

Fundada em 1897 pela família Tonet, a vinícola mantém suas tradições na produção de vinhos e espumantes de qualidade. Além disso, a Cantina Tonet também possui um restaurante que serve pratos típicos da região, como a polenta, a tábua de frios e o galeto. A vinícola oferece visitas guiadas e degustações de vinhos, e é uma ótima opção para quem deseja conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia da Serra Gaúcha.

7 – Monumento Nacional ao Imigrante

O Monumento Nacional ao Imigrante é um monumento histórico inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas. O monumento homenageia os imigrantes italianos que foram fundamentais no desenvolvimento da cidade e da região. O monumento mede 12 metros de altura e possui uma base de granito e uma estátua de bronze representando os imigrantes.

8 – Museu Municipal de Caxias do Sul

Inaugurado em 1980, o Museu Municipal de Caxias do Sul ocupa uma antiga casa colonial, que faz parte do patrimônio histórico da cidade. A exposição permanente do museu apresenta objetos, fotografias e documentos que retratam a história e a evolução da cidade desde os tempos coloniais até os dias atuais. Além disso, o museu também promove exposições temporárias e diversas atividades culturais.

9 – Estrada do Imigrante

Faça um passeio pelos caminhos percorridos pelos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha. Ao longo da Estrada, você encontrará belas paisagens, gastronomia típica da colônia (com destaque para o café colonial), museu, igreja de pedras centenárias, além de fazer ótimas compras de produtos coloniais e artesanato.

10 – Memorial Irmãos Bertussi

Idealizado pela associação de moradores locais, o memorial presta homenagem aos irmãos Adelar e Honeyde Bertussi, dois acordeonistas de sucesso, principalmente nos anos 60, 70 e 80. O Memorial foi construído na propriedade da família e foi inaugurado em abril de 2008.

CONHEÇA CAXIAS DO SUL COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.