Campina Grande é a segunda maior cidade da Paraíba e fica localizada a 120 km da capital. É uma cidade de vida cultural agitada, que recebe turistas o ano inteiro. Além do carnaval fora de época, da vaquejada e de fazer parte do circuito de inverno, a cidade é palco do “maior são-joão do mundo“, que acontece todos os anos no mês de junho e recebe os maiores artistas brasileiros.
Foto: Monumento ao Sesquicentenario por Cacio Murilo – MTur
Herdeira da cultura nordestina, Campina Grande luta por manter vivo o rico patrimônio representado pelas manifestações culturais e populares dessa região. A quadrilha junina, o pastoril, as danças folclóricas e o artesanato, são alguns exemplos de manifestações da cultura popular que ainda encontram lugar na cidade.
Não deixe de conhecer o Açude Velho, o Parque da Criança, o Parque do Povo, os monumentos aos “Pioneiros da Borborema” e a “Jackson e Gonzagão“, e a Vila do Artesão, um complexo com 77 lojas, 04 restaurantes, 04 lanchonetes e 06 galpões, onde, mais de trezentos artesãos e artesãs produzem e comercializam seus produtos.
Se você gosta de História e Arte, não deixe de visitar os museus da cidade. Campina Grande possui doze museus, onde guardam-se partes importantes de acervos culturais da cidade e do Brasil. Dentre eles, o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, o Museu de Arte Assis Chateaubriand, o Museu dos Três Pandeiros, o Museu de História e Tecnologia do Algodão, o Museu de Arte Popular da Paraíba e o Museu de Luiz Gonzaga que é dedicado ao compositor popular.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Campina Grande!
1 – Açude Velho
Principal cartão postal da cidade, o Açude Velho fica cravado no centro da cidade de Campina Grande; ele possui uma área de aproximadamente 47 mil m² e sua construção data do ano de 1830. Margeando o Açude Velho estão os principais bares e restaurantes de Campina Grande, além de um museu projetado por Oscar Niemeyer.
2 – Monumento Os Pioneiros da Borborema
O Monumento é um ponto Turístico bastante visitado em Campina Grande e representa o Índio, a Catadora de Algodão e o Tropeiro.
3 – Monumento Jackson e Gonzagão
Construídas as margens do Açude Velho as estátuas feitas em bronze homenageiam dois ícones muito conhecido da música nordestina, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga o Rei do Baião.
4 – Parque da Criança
O Parque da Criança fica localizado ao lado do Açude Velho, e é considerado o maior parque ao ar livre de toda a cidade.
O parque é bastante movimentado no final da tarde e inicio da noite por turistas e moradores que procuram passar um tempo ao ar livre ou praticar algum exercício físico. No parque também ocorrem diversas apresentações de grupos de capoeira e durante o período natalino, várias cantatas.
5 – Parque do Povo
O Parque do Povo é o local onde ocorrem shows e apresentações, tanto do São João quanto outras festas promovidas pela prefeitura e organizações religiosas. O Parque do Povo também recebe parques de diversões temporários, como também moradores pilotando aeromodelos, drones e carros de controle remoto.
6 – Maior São João do Mundo
Campina Grande fica completamente tomada de turistas na época da festa de São João; sua fama é tão grande que muitos afirmam que Campina tem o maior São João do Mundo. Para se ter ideia do tamanho da festa, o local costuma receber cerca de 100 mil pessoas em todas as noites da festividade.
7 – Vila do Artesão
A vila do Artesão é o local ideal para as compras do Artesanato de Campina Grande, o local reúne diversas lojas muito bem organizadas e com produtos de ótima qualidade.
8 – Museu de Arte Assis Chateaubriand
Mais conhecido como MAAC, o Museu de Arte Assis Chateaubriand foi construído no ano de 1967 pelo empresário e magnata Assis Chateaubriand.
9 – Museu dos Três Pandeiros / Museu de arte Popular da Paraíba
O Museu MAPP conhecido como o Museu de Oscar Niemeyer ou Museu dos Três Pandeiros fica localizado no Açude Velho; o local é considerado como a última grande obra do arquiteto. O museu foi inaugurado no final do ano de 2012 e conta com exposições fixa e temporárias.
10 – Museu de História e Tecnologia do Algodão
O Museu do Algodão ou Museu de História e Tecnologia do Algodão, foi criado em 13 de fevereiro de 1973 e inaugurado em outubro do mesmo ano. Teve como objetivo principal guardar a memória da cultura do algodão no estado da Paraíba.
No Museu, há uma coleção de maquinário e utensílios usados no processo de produção e fabricação do algodão, contando com algumas peças desenvolvidas, desde bonecas até roupas e outros.
QUER CONHECER CAMPINA GRANDE?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net