Capital do Egito, Cairo é a maior cidade do mundo árabe e da África. Está localizada nas margens e ilhas do rio Nilo, ao sul do delta. A cidade foi fundada no ano 969. Foto: Cairo por shadyshaker – Pixabay

A cidade é um museu a céu aberto, composto por uma mistura de antigo e moderno, que convivem nos bairros, ruas, ruelas e becos. Cairo religioso é cheio de vida e contrastes, cidade cosmopolita em culturas e gentes, que revela diferentes civilizações.

O ponto turístico mais famoso da cidade e do país são as Pirâmides de Gizé, situadas a uns 20 quilômetros da capital. A Grande Pirâmide de Quéops é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Sua missão foi acolher o sarcófago do faraó Quéops e se crê que, para sua construção se usaram cerca de 2,5 milhões de blocos de pedra calcária. Vizinhas as pirâmides dos reinos se encontram as duas grandes pirâmides de Quéfren e Miquerinos.

Também no Cairo histórico se encontra Bayn al-Qasryn, a que era principal praça pública da cidade, no Medieval. Nela se ergueram vários palácios mamelucos, destacando o Mausoléu e a Madrassa de Qala’un, cuja origem se remota à 1279.

A Mesquita de Amade ibne Tulune, construída em 879, é a que se encontra em melhor estado de conservação.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Cairo

Grande Esfinge de Gizé – Foto: Nadine Doerle/Pixabay

1 – A Grande Esfinge de Gizé

A Grande Esfinge de Gizé é uma imponente escultura com, aproximadamente, 20 metros e um pouco mais de 70 metros de longitude, localizada junto às Pirâmides de Gizé. A enigmática esfinge possui uma cabeça humana e corpo de leão, algo que para os antigos egípcios reunia em uma mesma figura a inteligência e a força. Trata-se de um dos monumentos mais extraordinários e emblemáticos não apenas no Egito, mas no mundo inteiro.

2 – Pirâmides de Gizé

Situadas no Planalto de Gizé, a 18 quilômetros do Cairo, as Pirâmides são os monumentos mais conhecidos do Egito e alguns dos mais antigos do mundo. Os faraós eram mumificados e introduzidos nas pirâmides junto com alguns alimentos e seus pertences mais apreciados para que os acompanhassem em sua última viagem. A data da construção das grandes pirâmides é desconhecida, mas estima-se que as obras começaram por volta do ano 2500 a.C. As três pirâmides de Gizé mais importantes são Quéops, Quéfren e Miquerinos. Além dessas, há muitas outras pirâmides menores.

3 – Saqqara

Localizada ao sul de Cairo, Saqqara foi a necrópole mais importante de Mênfis desde a primeira dinastia até a época cristã. Em Saqqara está a Pirâmide Escalonada de Djoser, considerada a primeira pirâmide do mundo e a grande estrutura de pedra mais antiga. Além desta pirâmide, em Saqqara há outras pequenas pirâmides, além de algumas tumbas de nobres e governantes de prestígio que quase alcançam o nível do Vale dos Reis. Não perca as tumbas de Mereruka, Kagemni, Ankhmahor, Idut e Ti.

4 – Museu Egípcio do Cairo

O Museu Egípcio do Cairo foi inaugurado em 1902 e desde então não parou de crescer até se tornar o museu mais importante do seu estilo a nível mundial. Entre os apreciados objetos da coleção do museu podemos ver estátuas, pinturas, relevos e elementos funerários, entre outros numerosos objetos, embora haja duas áreas que se destacam sobre o resto das exposições: tratam-se das salas de Tutancâmon, onde são expostos os tesouros encontrados em sua tumba, e a sala das múmias, onde repousam os restos mumificados de importantes faraós.

5 – Parque Al Azhar

O Parque Al Azhar, localizado na Cidade Velha do Cairo, oferece uma zona verde com 28 hectares, jardins e pavilhões, num local coberto de poeira durante mais de dois séculos. Com um design contemporâneo inspirado nos jardins islâmicos históricos, tem um canal de água que desemboca num pequeno lago, com travessas associadas, viradas para a Cidadela. O Parque Al Azhar atrai mais de 2 milhões de visitantes anualmente e disponibiliza um espaço verde muito necessário numa das cidades com maior densidade populacional do mundo.

6 – Mesquita-Madrassa do Sultão Hassan

A Mesquita-Madrassa do Sultão Hassan é uma madrassa e mesquita monumental localizada no distrito histórico de Cairo, no Egito. Foi construído entre 1356 e 1363 durante o período mameluco bahri , encomendado pelo sultão an-Nasir Hasan. Madrassa é a palavra árabe para qualquer tipo de instituição educacional, secular ou religiosa (de qualquer religião), seja para ensino fundamental ou ensino superior.

7 – Mesquita de Alabastro

Conhecida como a Mesquita de Alabastro devido ao material que a recobre tanto por dentro quanto por fora, a Mesquita de Muhammad Alí se localiza no alto do monte de Muqatam, no interior da Cidadela de Saladino. A mesquita foi construída entre 1830 e 1857 sob a ordem de Muhammad Ali em memória de seu filho mais velho, falecido em 1816. Dentro do pátio, um dos elementos que mais chamam a atenção é o magnífico relógio que foi entregue por Luís Felipe da França em troca do obelisco colocado na Praça da Concórdia de Paris.

8 – Mesquita de Al Rifa’i

Localizada junto à Cidadela de Saladino, a Mesquita de Al Rifa’i é um imponente templo construído entre 1869 e 1912 também conhecido como a Mezquita Real por abrigar os restos de diversos membros da família real. A Mesquita Al Rifa’i é uma enorme construção retangular de mais de 1700 m² que está dividida em três naves localizadas ao redor de uma cúpula.

9 – Mesquita de Ibn Tulun

Construída entre os anos 876 e 879, a Mesquita de Ibn Tulun é a mais antiga da cidade e que ainda conserva suas características originais. A mesquita possui proporções impressionantes e encontra-se cercada por um enorme pátio que trás tranquilidade ao templo no coração da caótica cidade.

10 – Torre do Cairo

Localizada no moderno distrito de Zamalek, a Torre do Cairo (Burj Al-Qāhira) é uma torre de telecomunicações construída em granito, em 1961, com uma altura de 187 m. Na parte superior da torre há um mirante ao ar livre que oferece magníficas vistas panorâmicas do Cairo.

CONHEÇA CAIRO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.