Cachoeiro de Itapemirim, município do estado do Espírito Santo, fica a 139 km da capital, Vitória. Terra do rei Roberto Carlos e do maior cronista da língua portuguesa, Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim reserva atrativos para turistas de estilos variados. São museus, teatros, parques ecológicos, cachoeiras e um rico artesanato espalhados pela pacata cidade colonizada pelos italianos. Foto: Teatro Municipal Rubem Braga por Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15834847
Entre os espaços mais concorridos está a Casa de Cultura Roberto Carlos, que abriga discos, fotos e instrumentos que contam um pouco da trajetória do artista. Outro destaque da região é a Fábrica de Pios Maurílio Coelho, a única da América Latina a produzir pios artesanais. Os 34 modelos, que imitam com fidelidade o canto de várias aves, podem ser ouvidos nas visitas guiadas.
As belezas naturais e as construções antigas também merecem destaque. As programações turísticas são uma mistura de cultura, história e diversão. Na Praça da Poesia são realizados vários eventos culturais. Bem ao lado da praça está a famosa Casa dos Braga, onde nasceram Newton e Rubem Braga, e que hoje abriga a biblioteca municipal e o acervo da família Braga. Uma Feira de Artesanatos acontece todas as sextas e sábados em frente ao Teatro Municipal. O acontecimento é uma diversão à parte na cidade e atrai muitas pessoas.
A natureza se faz presente na Reserva Cafundó, com trilhas e passeios a cavalo. Lá também há um restaurante que oferece pratos da tradicional cozinha caipira. No parque ecológico “O Frade e a Freira“, são praticados esportes radicais, como rapel e escalada.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Cachoeiro de Itapemirim!
1 – Palácio Bernardino Monteiro
Inaugurado em 1912 é onde atualmente funciona a sede da prefeitura. A edificação é um patrimônio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura – CEC em 06/08/85.
2 – Casa de Cultura Roberto Carlos
Casa onde nasceu e viveu o cantor até os 13 anos. Atualmente guarda fotos, discos, quadros, instrumentos musicais que fazem parte da história de Roberto Carlos.
3 – Casa dos Braga
Patrimônio Histórico Municipal, tombado em 1985, a Casa dos Braga, foi declarada de utilidade pública, por ali terem vivido os irmãos Newton e Rubem Braga, filhos do Cel. Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade.
4 – Estação Ferroviária
Inaugurada em 1930, ligava o sul do Rio de Janeiro a Vitória. Atualmente abriga cursos e oficinas profissionalizantes e de lazer.
5 – Teatro Municipal Rubem Braga
Com capacidade para 292 pessoas, o Teatro Municipal Rubem Braga recebe apresentações teatrais, danças, shows e eventos.
6 – Igreja Nosso Senhor dos Passos
A Igreja Nosso Senhor dos Passos foi inaugurada em 1882 a mando do Capitão Francisco de Souza Monteiro, e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
7 – Cachoeira Alta
Com uma queda de 100 metros de altura, a Cachoeira Alta possui ainda, uma flora diversificada e local para recreação.
8 – Pedra da Ema
A pedra chama atenção porque de acordo com a posição do sol, uma saliência da pedra forma a figura de uma ema.
9 – Parque Natural Municipal do Itabira
O parque com cerca de 160 hectares foi criado em 1988 e preserva o patrimônio natural da região. No local os visitantes podem apreciar a Pedra de Itabira com 175 metros de altitude.
10 – Casa da Memória
Construção histórica datada de 1920, a Casa da Memória foi tombada como patrimônio histórico em 1996. Atualmente abriga o Centro de Atendimento ao Turista.
QUER CONHECER CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net