Budapeste é a capital e cidade mais populosa da Hungria. Localizada às margens do rio Danúbio, Budapeste é a sexta maior cidade da União Europeia. Foto: Rio Danúbio por Jo Stolp – Pixabay
Considerada uma das cidades mais belas da Europa, Budapeste é um dos maiores destinos turísticos no mundo e a 6ª cidade mais visitada da Europa. Budapeste possui ainda, o maior sistema de água termal do mundo.
Há vários patrimônios mundiais que podem ser encontrados na cidade, incluindo o panorama do rio Danúbio, o segundo mais extenso da Europa, o Castelo de Buda, a Avenida Andrássy, a Praça dos Heróis e o Metropolitano de Millenium, o segundo mais antigo do mundo, após o de Londres.
Budapeste tem 10 pontes, sendo a mais conhecida a Ponte das Correntes. Os edifícios mais importantes são o Castelo de Buda , o Parlamento de Budapeste e o Teatro Nacional de Budapeste, divulgados nos mais conhecidos cartões-postais da cidade.
A capital é o lar de muitos centros de convenções e milhares de restaurantes, bares e cafés. Nas ofertas de restaurantes, encontram-se restaurantes com estrelas no Guia Michelin, como Onyx, Costes, Tanti ou Borkonyha.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Budapeste
1 – Ponte Széchenyi
A ponte Széchenyi, uma das mais simbólicas da capital da Hungria, foi a primeira a fazer a ligação entre Buda e Peste. Uma bela ponte de “Torres Gêmeas”, que atravessa o rio Danúbio de uma margem a outra, aberta em 1849 e batizada em homenagem a István Széchenyi.
2 – Catedral de São Estevão
Erguida no centro de Peste, é uma das construções mais imponentes da Hungria. Além de ser o principal templo católico do país, a basílica neoclássica-construída entre 1851 e 1905-abriga, ainda, a relíquia mais importante para a nação, a mão direita mumificada do patrono e rei.
3 – Parlamento Húngaro
Localizado às margens do Rio Danúbio, o Parlamento Húngaro é um dos monumentos mais importantes da Hungria. O belo prédio, considerado “orgulho da nação”, foi erguido entre os anos de 1885 e 1902 e é considerado um verdadeiro tesouro, tanto por dentro quanto por fora. A visita é feita na companhia de um guia do local.
4 – Bastião dos Pescadores
O Bastião dos Pescadores é um dos belos monumentos que ficam no alto do Morro do Castelo, em Buda. A construção neogótica que oferece belíssimas vistas da cidade é antiquíssima, porém só foi aberta ao público como terraço de observação em 1905.
5 – Praça Kossuth
A Praça Kossuth é uma espaçosa área para pedestres, situada em frente ao edifício histórico do Parlamento Húngaro. No local, o visitante encontra muito verde e belas esculturas - como a estátua do herói nacional Ferenc Rákóczi II e uma estátua equestre na parte Sul da praça.
6 – Grande Sinagoga
Uma das atrações de Peste é o templo judeu que, além de ser o maior da Europa é, também, um dos maiores do mundo. Em 2009, a bela construção de duas torres gêmeas, comemorou 150 anos de existência. O estilo adotado foi o neomourisco e a sinagoga impressiona muito, tanto pela beleza exterior quanto interior.
7 – Praça dos Heróis
A Praça dos Heróis, a maior de Budapeste, foi erguida em 1896 para celebrar o aniversário do país. A praça está cercada por dois museus importantíssimos, o Museu de Belas Artes e o Kunsthalle (o hall de Arte), além de estar bem próxima do Parque da Cidade. No centro da bela e espaçosa área, fica o exuberante monumento do Milênio, de 36 metros, no qual o arcanjo Gabriel, no pilar central, oferece uma coroa ao rei.
8 – Passeio de Barco pelo Rio Danúbio
Às margens do Rio Danúbio, encontram-se várias empresas que oferecem passeios de barco. É uma excelente forma de ver a cidade, pois o passeio acaba revelando-a de ângulos bem inusitados, um mais bonito do que o outro.
9 – Ópera Estatal Húngara
Instalada em um belo prédio neo-renascentista, com vários elementos em mármore e afrescos, a casa de espetáculos foi aberta em 1884, em um projeto encomendado pelo imperador Franz Joseph. A programação cultural é extensa e pode ser conferida por completo no website da casa; nele você também pode adquirir o seu ingresso.
10 – Igreja na Pedra
Aos pés do Monte Gellért, encontra-se a graciosa igreja construída na Pedra, também conhecida como Igreja na Caverna. A visita ao templo vale muito a pena, pois o local não tem nada de comum: todos os ambientes se aproveitam das formas originais do sistema de cavernas, proveniente de águas termais. A igreja foi fundada em 1926 por Monges Paulinos.
QUER CONHECER BUDAPESTE?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net