Capital da Bélgica, Bruxelas é rodeada por muitas cidades, o que a faz ser o centro da economia belga. Bruxelas abriga um grande número de imigrantes. Tanto a imigração quanto o status de Bruxelas como a “capital da União Europeia” faz desta uma cidade cosmopolita. Foto: Atomium por Dimitris Vetsikas – Pixabay
A arquitetura de Bruxelas é diversificada e é possível encontrar desde construções medievais até prédios pós-modernos, como as instituições da União Europeia.
Os principais monumentos arquitetônicos da cidade são o “Grand Place“, que desde 1988 é Património Mundial da UNESCO; o Palácio Real; a Catedral de São Miguel e Santa Gudula; e o Castelo Real de Laeken – com suas grandes estufas.
O “Atomium” é outra construção simbólica significativa na arquitetura do país. É uma estrutura que mede 103 metros de altura e foi construída para a Feira Mundial de 1958. É constituída por nove esferas de aço ligadas por tubos e forma um modelo de um cristal de ferro. Ao lado do Atomium, fica o parque Mini–Europa, com maquetes de edifícios famosos de toda a Europa.
Outros marcos da arquitetura de Bruxelas, incluem o Parque Cinquentenário – com o seu arco triunfal, a Basílica do Sagrado Coração; a Bolsa de Valores; o Palácio da Justiça; os edifícios das instituições da União Europeia; e o “Manneken Pis” – uma fonte contendo uma escultura de bronze de um jovem fazendo xixi.
Dentre os espaços culturais de Bruxelas, que possuem traços de arquitetura, podemos destacar o Teatro de Bruxelas e o Teatro La Monnaie.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Bruxelas
1 – Igreja Notre Dame du Sablon
A Notre Dame du Sablon é uma igreja que chama a atenção pela imponência e riqueza de detalhes do chamado estilo gótico tardio. A construção é do século XV, embora registros deem conta de uma capela fundada no mesmo local em 1304. O interior do templo também é de encher os olhos, com destaque para os belíssimos vitrais e um púlpito de madeira, fabricado em 1697.
2 – Grand Place
A Grand Place — ou Grote Markt, em flamengo — está para Bruxelas assim como a Torre Eiffel está para Paris. Ponto turístico mais famoso da capital belga, a praça patrimônio da Unesco começou a ser erguida no século XV, porém a arquitetura é do século XVII, cheia de elementos grandiosos e detalhes que são uma prova viva do nível social e cultural do período.
3 – Mont des Arts
Do alto do Mont des Arts, tem-se uma das mais belas vistas da cidade, o que faz dele um local sempre muito movimentado, tanto de dia quanto de noite. Além de ser um ponto turístico que enche os olhos do visitante e sempre rende belas fotos — especialmente durante o pôr do sol —, o Mont abriga alguns dos museus mais importantes de Bruxelas.
4 – Manneken-pis
De tão pequena, a famosa estátua/fonte do homenzinho fazendo xixi acaba causando uma certa decepção entre aqueles que a veem pela primeira vez. Situada a poucos metros da Grand Place, a área está sempre repleta de turistas, porém a verdadeira escultura está exposta no museu da cidade, na Maison du Roi.
5 – Paleis Royale de Bruxelles
A bela construção erguida no lugar do Palácio dos Duques de Brabant — destruído por um incêndio em 1731 — é tida como uma das mais famosas da capital belga. Nela, o rei da Bélgica exerce as suas funções de chefe de estado, apesar de não ter nenhum poder político direto. Situado na parte Sul do Parc de Bruxelles, o prédio tem uma fachada magnífica e até 1831 era reconhecido como a residência oficial dos reis belgas.
6 – Parc du Cinquantenaire
Construído em 1880 em razão do 50º aniversário da independência da Bélgica, o Parc du Cinquantenaire tem uma área verde incrível, com jardins, fonte e construções imponentes, como o belo Arco do Triunfo. Um lugar perfeito para boas caminhadas, um delicioso piquenique e visitas a museus, a exemplo do Musée Royal de l’Armée et d’Histoire Militaire (museu da História Militar) e do Autoworld, um pavilhão com pelo menos 250 automóveis expostos, altamente indicado para os apaixonados por carros.
7 – Parc de Bruxelles
Devido à proximidade com o Palácio Real, o Parc de Bruxelles acabava sendo muito utilizado pela realeza para a caça durante a Idade Média. Atualmente, o local é um das áreas de lazer mais importantes da cidade, com belos gramados verdes, árvores, esculturas e fontes.
8 – Ascenseur Marolles-Poelaert
O elevador panorâmico conduz o visitante do Marolles, na parte de baixo, até a Praça Poelaert, onde há um terraço que oferece belas vistas da capital belga. Em dias claros, é possível visualizar pontos turísticos importantes, entre eles o Atomium de Bruxelas. A dica de ouro, no entanto, é apreciar essa vista durante o pôr do sol.
9 – Atomium
O Atomium é uma estrutura composta por nove esferas gigantes, de aço inoxidável, que formam um enorme e exuberante cristal de ferro. Construído em 1958 para a primeira feira mundial pós-guerra, o monumento de 102 metros — inicialmente temporário — é hoje uma das atrações mais famosas de Bruxelas. Depois de admirar a escultura por fora, não deixe de visitá-la por dentro. Do sétimo andar, se tem uma bela visão panorâmica da cidade.
10 – Delirium Café
A Bélgica é um dos principais produtores de cerveja do mundo e se há um lugar em Bruxelas ideal para degustar alguns dos melhores rótulos do país, este, sem dúvida alguma, é o Café Delirium. O menu tem pelo menos 200 páginas; tantos rótulos locais e internacionais renderam ao estabelecimento o reconhecimento do Guiness Book. Na dúvida sobre o que beber? Peça ajuda aos atendentes da casa, que entendem tudo de cerveja.
QUER CONHECER BRUXELAS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net