Localizada em Santa Catarina, Brusque foi fundada por colonos alemães em 1860 e tornou-se uma das pioneiras na indústria do ramo têxtil. A cidade é conhecida como “Berço da Fiação Catarinense” e “Cidade dos Tecidos”. Devido à herança cultural alemã e italiana, Brusque se destaca por suas padarias e docerias, atraindo cada vez mais pessoas de todo o Brasil e exterior. Foto: Prefeitura de Brusque por Renato Soares – MTur
Brusque destaca-se pelo turismo de compras e possui centros comerciais de grande porte, reunindo mais de 200 lojas entre atacadistas e varejistas. A cidade também destaca-se pelo turismo religioso. O Santuário de Azambuja é procurado por milhares de devotos todos os anos. À sombra do Santuário, encontra-se a Gruta de Nossa Senhora de Azambuja, o Morro do Rosário e Seminário Menor e Filosófico Arquidiocese de Florianópolis, e o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, formando um complexo de construções históricas.
No turismo ecológico, destaca-se o Parque Zoobotânico, com um complexo de 120.000 m², onde vivem cerca de 100 animais de 70 espécies diferentes, mantidos o mais próximo possível do seu habitat natural. Não deixe de conhecer também, o Parque Leopoldo Moritz; o Orquidário e Bromeliário, com suas mais de 300 espécies de orquídeas e bromélias, regionais e híbridas; e o Parque das Esculturas com mais de 40 obras a céu aberto, feitas em mármore por artistas de diversos países, incluindo uma obra de “Oscar Niemeyer“.
O patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, com vários casarões e edificações de várias épocas, também deslumbram os visitantes. Destacam-se o casarão Maluche, a Villa Quisisana, alguns casarões remanescentes na rua Hercílio Luz e a casa de antigo comércio em Dom Joaquim.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Brusque!
1 – Santuário Nossa Senhora de Azambuja
Conheça um dos mais importantes santuários católicos de Santa Catarina, a igreja, cujo altar abriga a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio (trazida pelos primeiros imigrantes italianos), o Museu Arquidiocesano, uma gruta subterrânea dedicada à Nossa Senhora de Lourdes e o Morro do Rosário.
2 – Os 15 Mistérios do Rosário
No “Morro do Rosário” constam os 15 Mistérios do Rosário, distribuídos ao longo do caminho de acesso ao cume do morro que fica atrás do Santuário. No topo o último dos Mistérios Gloriosos: a coroação da Virgem Maria pela Santíssima Trindade. Cada um dos mistérios consta de estátua ou grupos de estátuas feitas de cimento, em tamanho natural.
3 – Prefeitura Municipal de Brusque
Localizado no Paço Municipal, o prédio da Prefeitura possui fachada em estilo enxaimel e é um dos principais pontos turísticos de Brusque.
4 – Parque Municipal Leopoldo Moritz
O Parque Municipal é uma Mini fazenda com animais domésticos, cachoeiras, roda-d’água, lago com peixes e ponte pênsil. Localizado na parte alta do Centro de Brusque, proporciona uma vista panorâmica da cidade.
5 – Parque Ecológico e Zoobotânico
O Parque Ecológico e Zoobotânico é um complexo de 120.000 m² onde vivem cerca de 100 animais de 70 espécies diferentes, incluindo aves, mamíferos e répteis. Os animais são mantidos o mais próximo possível do seu habitat natural.
6 – Observatório Astronômico
No Observatório Astronômico Tadeu Cristóvam Mikowski o destaque é o grande telescópio, capaz de aumentar o alcance da visão em até 2 mil vezes. O observatório funciona de segunda a sexta, 8h às 17h, somente para visitação de escolas. No segundo e terceiro sábados do mês, atende todo o público das 20h à 0h, em caso de céu estrelado.
7 – Praça Sesquicentenário
Um dos mais novos cartões portais da cidade, a praça do Sesquicentenário é palco de vários eventos e atrações, e possui a primeira pista de patinação do estado instalada a céu aberto. O local possui academia para todas as idades, parque de diversão infantil, internet ao ar livre, jardim e chafariz.
8 – Parque das Esculturas
Aberto em 2014, o Parque das Esculturas Ilse Teske possui em seu acervo 40 obras em céu aberto, esculpidas em mármore, de autoria de artistas de várias partes do mundo, incluindo peças de Oscar Niemeyer. Em uma área de aproximadamente 23 mil m², o visitante pode circular livremente pelo parque, fazendo seu próprio roteiro, além de fotografar e apreciar as esculturas.
9 – Casa de Brusque / Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim
O Museu preserva um importante e diversificado acervo documental, fotográfico, bibliográfico e de objetos da história do Vale do Itajaí-Mirim. Entre outras atividades, o Museu desenvolve visitas guiadas para grupos maiores mediante agendamento.
10 – Museu Arquidiocesano
O Museu Arquidiocesano Dom Joaquim está instalado num prédio histórico, construído em 1907, e possui o maior acervo de arte sacra popular do Brasil. São cerca de 4 mil peças e tem em sua coleção acervo de História Natural, Arte Sacra e história da imigração de Brusque e de Santa Catarina. Inaugurado em 1960, na ocasião da comemoração do centenário da cidade, seu acervo começou a ser reunida em 1933, com peças históricas de uma coleção de Joca Brandão.
CONHEÇA BRUSQUE COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net