Localizada em Portugal, Braga é a quinta maior cidade do país. Braga possui um vasto património cultural, cujo ex-líbris é o Santuário do Bom Jesus do Monte, Patrimônio Mundial da UNESCO. Foto: Centro Histórico de Braga por Viktor Levit – Pixabay

Braga foi eleita pelo jornal ‘The Guardian‘ a “cidade mais encantadora” de Portugal. A cultura e a gastronomia estão entre as qualidades destacadas pela publicação britânica. A cidade é famosa pelas suas inúmeras receitas de bacalhau (bacalhau à Narcisa, bacalhau à Minhota, bacalhau à moda de Braga e etc.

A cidade de Braga, por ser uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, possui um vasto património religioso. As igrejas abundam no seu centro Histórico à semelhança de Roma. Do seu património evidencia-se o Santuário do Sameiro e, pela antiguidade, a Basílica de São Martinho de Dume, datada do século VI, e a Capela de São Frutuoso do período Visigótico, classificada como Monumento Nacional.

A cidade bimilenar de Braga é detentora de um património rico e variado de tradições e costumes seculares, de artes antigas, marcadas pela presença do clero. Parte deste acervo está exposta nos museus, e é fruto de anos investigação e preservação. O Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e o Museu Pio XII possuem uma enorme coleção arqueológica.

Outros pontos turísticos importantes da cidade, são: o Arco da Porta Nova – uma das portas das muralhas da cidade; o Palácio do Raio – também chamado de Casa do Mexicano; o Palácio dos Biscainhos; o Paço Arquiepiscopal Bracarense; o Mosteiro de São Martinho de Tibães; e a Catedral Sé de Braga.

Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Braga!

Antigo Castelo de Braga – Foto: Viktor Levit/Pixabay

1 – Centro histórico de Braga

Comece seu passeio pelo centro histórico de Braga! No local você vai encontrar a Avenida da Liberdade, conhecida como a rua das flores de Braga e onde fica o Theatro Circo; a Praça da República onde você vai encontrar prédios centenários e a incrível Igreja dos Congregados; e caminhe pela Rua do Souto, uma rua do comércio local apenas para pedestres.

2 – Catedral Sé de Braga

A Catedral Sé de Braga é um dos principais pontos turísticos da cidade. A Sé é considerada a Sacrossanta Basílica Primacial de toda a península Ibérica, um dos centros de irradiação episcopal mais importantes do país, além de um importante templo românico. Possui ainda sua própria liturgia.

3 – Santuário do Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte ou ”Santuário de Braga”, é um complexo formado por uma igreja, uma escadaria em formato de Via Sacra, um parque, um funicular e alguns hotéis. Este santuário serviu de inspiração para outros santuários do mundo, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Minas Gerais, no Brasil.

4 – Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

Fundado em 1863, o Santuário do Sameiro é um dos principais pontos turísticos de Braga. É um santuário mariano e no topo fica uma imagem da Nossa Senhora da Conceição, a pedido do próprio padre. A Nossa Senhora do Sameiro está representada em uma imagem no altar principal do santuário.

5 – Paço Arquiepiscopal Bracarense

O Paço Arquiepiscopal Bracarense é outro importante ponto turístico, localizado no centro de Braga. Trata-se do palácio dos arcebispos de Braga e que ao longo dos anos e séculos resultou em um enorme e incrível conjunto arquitetônico.

6 – Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, formado pela Igreja de Tibães e o Cruzeiro de Tibães, foi fundado no século XI e ocupado pela congregação Beneditina. Foi mantido privado até 1986, quando o Estado Português o adquiriu.

7 – Arco da Porta Nova

Monumento Nacional desde 1910, o Arco da Porta Nova em Braga, foi uma das portas das muralhas da cidade, inaugurada em 1512. Ela já teve remodelações e o formato atual data de 1772.

8 – Palácio do Raio

Erguido em 1754, o Palácio do Raio, também chamado de Casa do Mexicano, tem uma exuberante decoração. No final do século XIX foram adicionados os azulejos, dando o tom azul à fachada.

9 – Termas romanas de Maximinos

As termas romanas de Maximinos, também chamadas de “Alto da Cividade” e “Colina dos Maximinos”, foram descobertas em 1977, através de escavações arqueológicas. Na época romana, as termas públicas eram edifícios grandes preparados para possibilitar banhos aos visitantes e habitantes da cidade. As termas foram classificadas como Monumento Nacional.

10 – Palácio dos Biscainhos

Erguido no século XVII, o Palácio dos Biscainhos fica localizado no centro de Braga e foi modificado com o passar dos anos. O palácio pertencia aos condes de Bertiandos e à filha deles, a viscondessa de Paço de Nespereira.

CONHEÇA BRAGA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.