Bordeaux é uma cidade do sudoeste da França, famosa por sua produção de vinhos e por sua herança arquitetônica e cultural. A cidade é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, devido à sua arquitetura histórica, incluindo várias praças elegantes, construções do século XVIII, o belo Rio Garonne e muitos outros pontos turísticos. Foto: Place de la Bourse por Thanh Nguyen SLQ – Pixabay
A região de Bordeaux é a maior produtora de vinhos finos do mundo e suas vinícolas atraem visitantes de todo o mundo. Os vinhos de Bordeaux são famosos pela sua qualidade e diversidade. Entre os tipos mais famosos de vinho estão: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, utilizados na produção do clássico vinho tinto de Bordeaux.
Bordeaux também é conhecida por sua gastronomia, com restaurantes que oferecem especialidades como o famoso canelé (um bolinho doce), ostras, frutos do mar, queijos e charcutaria. A cidade também abriga muitos museus, galerias de arte e teatros, além de uma animada vida noturna.
Dentre os principais pontos turísticos destacam-se a Place de La Bourse, a Cathedrale de Saint-André de Bordeaux, o Musée des Beaux-Arts de Bordeaux, o Grand Theatré de Bordeaux, a Basilique de St. Michael de Bordeaux, o museu La Cité du Vin, a Pont de Pierre e as ruínas do Palais Gallien.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Bordeaux!
1 – Place de la Bourse
A Place de La Bourse é o cartão postal de Bordeaux e sem dúvida um dos lugares mais bonitos da cidade. Construída no século XVIII, a praça é um dos locais mais fotografados e visitados da capital da Aquitânia. Os belos prédios que emolduram a Place de la Bourse representam bem a arquitetura francesa clássica daquela época. A grande Place de la Bourse, com a fonte das Três Graças no centro, contorna o Miroir d’Eau (espelho d’água).
2 – Cathedrale de Saint-André de Bordeaux
É impossível não se encantar com belíssima Catedral de Bordeaux, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e Monumento Nacional da França. A catedral gótica na sua versão atual, construída entre os séculos XIII e XV, é, sem dúvida, uma verdadeira obra prima da arquitetura religiosa.
3 – Grand Theatré de Bordeaux
Inaugurado em abril de 1780, o teatro foi classificado como monumento histórico em 1899. A estrutura de 88 por 47 metros em estilo neoclássico, abriga uma sala de espetáculos com mil lugares.
4 – Basilique de Saint-Seurin de Bordeaux
A basílica de Saint-Seurin de Bordeaux é uma basílica menor construída em Bordeaux no início do século XI. Foi classificada como monumento histórico pela lista de 1840, e classificada como Património Mundial da UNESCO em 1998 como parte da rota de peregrinação a Santiago de Compostela. A basílica abriga as relíquias de vários santos, como as de Saint Seurin e Saint Fort .
5 – Place des Quinconces
Considerada uma das maiores praças da Europa, a sua principal atração é um monumento construído em homenagem aos girondinos. Erguido entre o fim do século XIX e o início do XX, a estátua no topo do monumento representa a liberdade. Na entrada da praça também há duas colunas datadas de 1829, sendo que uma simboliza o comércio e a outra a navegação.
6 – Basilique de St. Michael de Bordeaux
Considerada um Monumento Histórico da França, a Basílica de St Michael é uma obra gótica construída entre os séculos XIV e XVI. A torre sineira da Basílica de St Michael, se destaca na paisagem da cidade com os seus 114 metros de altura. Muitos anos depois da sua construção, foram descobertas catacumbas com múmias debaixo da torre. Entre os meses de abril e outubro, turistas podem visitar o interior da torre.
7 – La Cité du Vin
O museu La Cité du Vin (a Cidade do Vinho) é um ótimo passeio para quem quer saber mais sobre a história dessa bebida tão popular. O museu oferece uma experiência interativa e sensorial para os seus visitantes, que podem aprender sobre os tipos de vinho, os locais de produção ao redor do mundo, o processo de combinação dos sabores e muito mais. No fim do passeio é possível degustar um vinho no terraço envidraçado do museu, com vista para o Rio Garonne e a Pont Jacques Delmas.
8 – Palais Gallien
As ruínas do anfiteatro datado do século III são a principal herança do período em Bordeaux, comandada pelos Romanos. O Palais Gallien tinha capacidade para cerca de 20 mil espectadores, que assistiam ali às tradicionais lutas entre gladiadores e outros shows de entretenimento.
9 – Pont de Pierre
Não deixe de visitar a belíssima Ponte de Pedra, construída a mando de Napoleão I em 1819. Ela foi a primeira ponte erguida sobre o Rio Garonne em Bordeaux. Uma curiosidade: a ponte conta com 17 arcos – o mesmo número de letras que tem o nome Napoléon Bonaparte.
10 – La Grosse Cloche
O Sino Grande é um monumento construído nos séculos XIII e XV. O relógio encontra-se predominantemente na torre do portão que fazia parte da antiga Câmara Municipal. Este vestígio da Idade Média no centro histórico da cidade foi restaurado à sua antiga glória.
CONHEÇA BORDEAUX COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários