Localizada no estado de Santa Catarina, Bombinhas é considerada, desde 2013, a capital do mergulho ecológico. A cidade tem diversas praias como Bombas, Bombinhas (Centro), Zimbros, Canto Grande, Conceição, Ribeiro, Mariscal, Praia da Sepultura, Praia do Retiro dos Padres e Praia de Quatro Ilhas. Foto: Bombinhas por Andreia Reis, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20656894
A cidade conta também com 5 museus: o Eco-360º, o Instituto Boi-mamão, a Casa do Homem do mar, o Instituto Kat Schurmann e o mais conhecido, o Museu Aquário Marinho de Bombinhas, aberto desde 1999.
Faça a trilha do Morro do Macaco e se deslumbre com a incrível vista das praias de Bombinhas! Outra trilha imperdível é a do Mirante 360º. Não deixe de conhecer também, a Ilha do Arvoredo, uma reserva biológica ideal para mergulho.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Bombinhas!
1 – Ilha do Arvoredo
A Ilha do Arvoredo é uma reserva biológica muito procurada para mergulho atualmente. O encontro de climas e correntes de ar faz da ilha um ambiente especialmente rico em espécies marinhas, proporcionando verdadeiro encanto para mergulhadores. Além da fauna, a flora também é rica e muito diversificada – simplesmente o lugar ideal para amantes da natureza. Empresas de mergulho em Bombinhas oferecem pacotes para a ilha, e mesmo quem nunca mergulhou com balão de oxigênio pode treinar para o batizado. Há também visitas à ilha saindo das cidades vizinhas.
2 – Mirante Eco 360º
O Mirante é uma ótima opção para quem quer apreciar uma bela vista. Depois de uma pequena caminhada pela trilha, o visitante pode tirar muitas fotos e observar ilhas e cidades próximas de Bombinhas. O lugar também tem um museu que preza pela preservação ambiental e uma tirolesa com 200 m de extensão. É aconselhável visitar o lugar apenas em dias ensolarados, sem muitas nuvens.
3 – Morro do Macaco
Entre as praias de Conceição e Canto Grande, fica o Morro do Macaco. A subida não é difícil; são cerca de 20 minutos em trilha pouco íngreme. O visual é incrível, mesmo antes de chegar ao final, e compensa o pequeno esforço. Em dias claros é possível ver, além das praias da região, a ilha de Florianópolis.
4 – Praia de Bombas
Bombas é uma praia semelhante à vizinha Bombinhas. Junto da pequena faixa de areia ficam casas de veraneio e hotéis. Toda a orla tem poucas ondas e águas cristalinas. O canto direito, que também dá acesso à Praia do Ribeiro, é especialmente bonito, mas considerado impróprio para banho.
5 – Praia de Bombinhas
Bombinhas é a praia principal da cidade, e a mais cheia. Ela fica no centro, onde está também a maior parte dos restaurantes. Na beira da pequena faixa de areia ficam casas e hotéis. A praia tem diversos quiosques ao longo de sua extensão e vendedores ambulantes que oferecem todo tipo de serviço. Suas águas são bem claras, com poucas ondas e é o lugar ideal para quem quer ficar próximo do centro da cidade.
6 – Praia da Lagoinha
A água transparente e sem ondas, além da possibilidade de ver peixes, torna essa a praia preferida de muitas pessoas. A faixa de areia, no entanto, é muito pequena, e a infraestrutura, pouca. Não é um lugar ideal para passar o dia, já que podem faltar serviços, mas é uma boa opção para conhecer durante algumas horas, tirar fotos e mergulhar entre os peixes.
7 – Praia da Sepultura
Sepultura é uma praia bem pequena com uma faixa de areia também pequena, mas, apesar de seu tamanho, considerada uma das mais bonitas da região. Praticamente sem nenhuma onda no mar, famílias com crianças adoram o lugar. Dá para ver muitos peixes na água, principalmente do lado direito, junto as pedras. A infraestrutura é pouca, mas suficiente para o tamanho da praia. Seu acesso é feito através de uma pequena trilha, ao final da praia de Bombinhas.
8 – Praia de Quatro Ilhas
Quatro Ilhas tem esse nome por causa da vista em frente à praia. São quatro ilhas desabitadas, incluindo o Arvoredo, um dos melhores pontos de mergulho do país. A água dessa praia é bem clara e é no canto direito que os surfistas gostam de pegar ondas. Na alta temporada, a areia fica cheia e os visitantes podem utilizar um dos dois restaurantes da orla.
9 – Praia do Ribeiro
A Praia do Ribeiro tem pouco mais de 100 m de extensão e é uma das praias que poucas pessoas visitam quando estão na cidade. Ela fica escondida entre os costões de Bombas e Bombinhas, e tem acesso por essas praias. Além de o visual da praia ser muito bonito, quem gosta de praias com poucas pessoas e sem vendedores ambulantes pode passar o dia por ali. Indo pela praia de Bombas, é preciso atravessar um rio e caminhar cerca de 5 minutos pela pequena trilha. É recomendável fazer esse caminho quando a maré estiver baixa.
10 – Praia de Zimbros
Zimbros é uma praia muito calminha, com água clara e areia fina. Ela é utilizada por pescadores, por isso é comum ver muitos barquinhos por lá. Como a praia fica numa espécie de baía, as ondas são bem fracas. Quem quiser fazer uma boa refeição perto da praia não pode deixar de conferir o restaurante Berro D’ Água, considerado o melhor de Bombinhas.
QUER CONHECER BOMBINHAS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net